Buscar

CCJ0026-WL-A-AMMA-05-Teoria Geral do Direito Societário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Projeto AULA MAIS 
EMPRESARIAL I Profª Margô Sartori, M.Sc
DIREITO EMPRESARIAL I
PROFA. MARGO SARTORI. M.Sc
Aula 05 
Teoria Geral do Direito Societário
DIREITO SOCIETÁRIO
A atividade empresarial poderá ser exercida de duas formas :ou pelo empresário individualmente ou então pela constituição de uma sociedade.
Se a primeira modalidade apresenta a tranqüilidade da lucratividade individual por outro , tem-se o fantasma da responsabilidade ilimitada do empresário, pois este exerce sua atividade em nome próprio e , dessa forma, responde com todo o seu patrimônio pelas dívidas contraídas.
Sociedade , no entanto, é uma pessoa jurídica do direito privado que atende aos interesses e seus membros atuando com objetivo de lucro e que exerça atividade economicamente organizada.
O conceito acima trata de um perfil doutrinário para designar as sociedades empresárias, haja vista outras pessoas jurídicas atuarem no contexto jurídico.
A grande relevância no estudo do direito societário é a personificação da sociedade que ao invés dos sócios, atua nas relações jurídicas negociais. Isso faz com que a própria sociedade assuma e honre com as obrigações decorrentes da atividade empresarial.
O momento da personificação se dá com o registro bem como estabelece o artigo 985 CC
“ Art. 985 CC - A sociedade adquire personalidade jurídica com a inscrição, no registro próprio e na forma da lei, dos seus atos constitutivos.”
Num cenário de incerteza do mercado optar em constituir uma sociedade representa – dentro das práticas legais – uma proteção ao patrimônio pessoal dos sócios, que responderam sim, mas de forma subsidiária. 
Entenda-se como responsabilidade subsidiária aquela que é atingida após o esgotamento dos bens da sociedade. Concluindo-se que sendo a sociedade saudável financeiramente, honrando com os pactos assumidos na atividade empresarial , os sócios terão seus respectivos patrimônio resguardados.
Tratando-se – dessa forma – de outra pessoa diferente da pessoa dos sócios, a sociedade produz alguns efeitos decorrentes desta personificação, tais como: legitimidade processual, titularidade negocial, autonomia patrimonial bem como, domicílio e nacionalidade próprios.
�PAGE �

Outros materiais