Buscar

CCJ0026-WL-A-AMMA-02-Teoria da empresa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Projeto AULA MAIS 
EMPRESARIAL I Profª Margô Sartori, M.Sc
DIREITO EMPRESARIAL I
PROFA. MARGO SARTORI. M.Sc
Aula 02 – Teoria da Empresa. Evolução Histórica
A empresa – como ente econômico do Estado – compõem o cenário de atuação de um ramo do direito designado : Direito Empresarial, desdobra-se num dos ramos do Direito Privado e se estrutura por meio de um conjunto de normas cujo objetivo é harmonia nas relações empresariais.
A aplicação da Teria da Empresa - construída desde século XIX - foi inserida no sistema jurídico brasileiro com o advento do Código Civil de 2002. 
Afasta-se com isso a antiga figura do comerciante – antes, titular de atos de comercio - para darmos início ao estudo do empresário ,realizador de atos de empresa. 
Longe de parecer – tão somente – uma mudança de vocábulo, a teoria da empresa consagra o que a há muito os tribunais já vinham aplicando : que é a relevância da atividade economicamente organizada .
Com isso , afasta-se o critério anterior , pautado da objetividade e se dá lugar para a subjetividade da atividade organizacional.
Por fim cumpre sinalizar que algumas atividades , no entanto, permaneceram excluídas da nova conceituação de empresário. Pela leitura do parágrafo único do artigo 966CC conclui-se que as atividades intelectuais , as de natureza cientifica, artística e literária quando prestada com teor de pessoalidade pelo seu titular , serão atividades disciplinadas pelas normas do direito civil . 
Quando ,porém, imperar a impessoalidade, entendam: o afastamento do profissional para a realização da atividade fim , que se concretiza por meio de empregados, maquinários, frotas etc. teremos as então atividades intelectuais, científicas, artísticas , literárias como sendo também enquadradas em práticas empresariais.
�PAGE �

Outros materiais