Buscar

História e Geografia da Rússia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Trabalho de Geografia
Rússia
História 
Rússia
Origem do Nome 
A palavra "rus", que deu origem a “Rússia“, vem do finlandês antigo "Ruotsi“, que por sua vez derivam de "Ródr“(que significa remadores). ”Rus”era uma forma comum de os vikings se autodenominarem enquanto estavam fora de sua terra natal (com outros povos).
População Original
Sul da Rússia: Os Skythēs (ou citas), dominaram a estepe pôntico-cáspia (estepe que se estende do norte do Mar Negro até o leste do Mar Cáspio), conhecida como Cítia. Eram pastores nômades equestres. Suas habilidade na guerra e na cavalaria eram notáveis. Os sármatas (povos que também habitaram o território russo) eram ascendentes dos citas.
População Original
Sul da Rússia: Os tártaros habitavam originalmente o nordeste do deserto de Gobi, no século V, e, após dominarem os citas, migraram para o sul. No século XIII foram conquistados pelo Império Mongol, liderado por Gengis Khan. Durante o reinado de seu neto, Batu Khan, deslocaram-se para o oeste, levando com eles muitos dos ramos que deram origem aos turcomanos uralo-altaicos em direção às planícies da Rússia.
População Original
Leste da Rússia: Por volta do século IX, guerreiros e comerciantes nórdicos, chamados väringar (mais habitualmente conhecidos como Vikings), já haviam penetrado nas terras do leste. Eles ocasionalmente combatiam o povo local, (que os conhecia como rus), e os utilizavam como escravos (ou slav). 
A população comum era de agricultores, descritos como altos, loiros e de pele resistente. Eram criadores de abelhas, caçadores, pescadores e pastores
Primeira Formação Territorial
O primeiro estado na região foi o Rus, de Kiev. Antigas sagas islandesas em runas chamam o território russo de "Gardariki" (Terra das cidades), posteriormente conhecidas pelos nomes de “Pequena Rússia” e “Grande Rússia”. De acordo com estas sagas, o país estava dividido em três partes principais: Holmgård (Novgorod), Könugård (Kiev) e Palteskja (Polatsk). Exportações de escravos, peles, mel e cera contribuíram para o crescimento de Kiev e de Novgorod.
Dinastia Romanov (História)
As origens da família Romanov remontam ao séc. XIV, época em que seu patriarca, Andrey Kobyl servia na corte aos príncipes de Moscou. Ao longo do tempo, seus descendentes se fortaleceram na corte, tornando-se os principais membros da Duma (conselho real), Houveram muitos casamentos entre eles e os príncipes, até Czar Ivan se casar com Anastasiya Romanova. 
O governo dos Romanov durou 3 séculos. Sua soberania só foi abalada no séc. XIX quando surgiram os primeiros movimentos revolucionários. A crise desencadeada pela insatisfação popular, culminou com a revolução de 1917, que pôs fim à monarquia russa e instaurou o sistema socialista.
 Império Russo (História)
O Império Russo, maior império e maior estado nacional de todos os tempos em área foi fundado no século XIV, com a derrota dos tártaros na batalha do rio Ugra. Expandiu-se até ao Oceano Pacífico entre os séculos XVII e XIX e foi derrubado pelas revoluções de 1917e 1922, a segunda das quais culminou no estabelecimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (U.R.S.S).
O termo Império Russo é utilizado para se referir ao período de tempo da história russa que começa com a expansão iniciada por Pedro I até o reinado de Nicolau II da Rússia, deposto pela Revolução Comunista Russa de 1917. O Estado russo foi oficialmente nomeado Império de 1721 a 1917.
 Na 1ª Guerra Mundial (História) 
Na Primeira Guerra Mundial, o Império Russo se uniu à Triplice Entente, na qual havia os países França e Inglaterra, contra a Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Áustria-Hungria e o Império Turco-Otomano. A Rússia tinha interesse em obter um acesso ao Mar Mediterrâneo, e para isso pretendia anexar, sob a justificativa de proteger povos eslavos irmãos, a península balcânica e os estreitos de Bósforo e Dardanelos, então sob domínio do Império Otomano. Porém a participação russa na 1ª Guerra Mundial foi desastrosa, sofrendo humilhantes derrotas para a Alemanha, abandonando a guerra em 1917 com a assinatura do tratado de Brest-Litovsk.
 Revolução Russa (História)
Um parlamento, a Duma foi estabelecido em 1906, porém a agitação política e social continuou e foi agravada durante a Primeira Guerra Mundial pelas derrotas militares e escassez de alimentos. As revoluções de fevereiro e de outubro (veja Revolução Russa) levou os bolcheviques ao poder em 1917.
Guerra Civil Russa (História)
A guerra civil russa foi um conflito armado que eclodiu em abril de 1918 e terminou em 1922. Durante este período, exércitos e milícias de diversos matizes políticos se enfrentaram com o objetivo de implantar seu próprio sistema. As partes em conflito incluíram ex-generais Tzaristas, republicanos liberais (os cadetes), o exército vermelho (bolchevique), milícias anarquistas (o Exército Insurgente Makhnovista) e tropas de ocupação estrangeiras. O Exército Vermelho foi o único vencedor do conflito, após o qual foi criado o Estado Soviético, sob liderança inconteste dos bolcheviques.
 União Soviética-U.R.S.S. (História)
O colapso do governo csarista foi seguido da expulsão da classe de proprietários de terras, e da divisão de terras entre famílias camponesas. Camponeses pobres e médios em geral não se beneficiaram da última, até que Lênin anunciou a Nova Política Econômica (NEP), que pôs um fim à requisição de comida por parte do governo adotada durante a guerra civil.Depois da morte do líder revolucionário e fundador da União Soviética, Vladimir Lênin em 1924, Josef Stalin emergiu como líder, após Leon Trotsky ter sido assassinado pelo mesmo em 1929. 
 Em meados da década de 1980, o Secretário-Geral do Partido Comunista, Mikhail Gorbachev promoveu as chamadas glasnost (abertura) e perestroika (reestruturação econômica). Encontros de cúpula EUA-URSS em 1986 e 1987 e um encontro entre o então presidente norte-americano Ronald Reagan e Gorbachev em fins de 1988 promoveram a redução de armamentos de ambos os países.
 Federação Russa (História)
À medida que a influência de Boris Yeltsin ofuscava a de Mikhail Gorbachev no poder na Rússia e a desintegração dos regimes de ideologia socialista no Leste Europeu avançava, após a queda do Muro de Berlim em 1989, desencadeou-se a dissolução pacífica da União Soviética 1991 e a independência da Federação Russa. 
Em 1993, a Duma se rebelou contra a liderança de Iéltsin e se recusou a aprovar as normas constitucionais que outorgavam amplos poderes ao executivo. O prédio do parlamento russo acabou bombardeado por tanques, por ordem do presidente. 
Em 1999, Iéltsin nomeou seu primeiro-ministro e herdeiro político Vladimir Putin como vice-presidente. Putin lançou-se candidato à presidência. No dia 31 de dezembro, renunciou de surpresa, fazendo de Putin imediatamente o novo presidente, mesmo antes das eleições. A tática funcionou e Putin recebeu o respaldo posterior nas urnas.
Em 2004, Putin foi reeleito para o cargo e em 2012 novamente
Curiosidade
A Rússia é membro do Conselho de Segurança da ONU e membro da CEI – Comunidade de Estados Independentes, formada por ex-Estados da União Soviética.
Relevo 
Rússia
Relevo
Localização Geográfica: Norte da Ásia (entre a Europa e o Oceano Pacífico Norte)
 Limites geográficos: Oceano Ártico (norte); Oceano Pacífico (leste); Finlândia, Estônia, Letônia, Cazaquistão (oeste) Mongólia e China (sul).
 Área: 17.075.400 km²
 Fronteiras com os seguintes países: Azerbaijão, Belarus, China, Estónia, Finlândia, Geórgia, Cazaquistão, Coreia do Norte, Letónia, Lituânia, Mongólia, Noruega, Polónia, Ucrânia.
 Extensão do litoral: 37.653 km
 Relevo: planície na região oeste; planaltos e montanhas nas regiões de fronteiras no sul
Ponto mais baixo: Mar Cáspio (-28 metros)
 Ponto mais alto: Gora Elbrus (5.633 metros)
 Uso da terra: terra arável (7,17%), culturas permanentes (0,11%) e outros (92,72%)
 
Curiosidade
O relevo da Rússia é muito variado. Dominam planícies e vales em 3/4
do território. As planícies do Leste-Europeu e do Oeste-Siberiano (divididas pelos montes Urais), são as maiores do planeta. O ponto mais elevado é o monte Elbrus, com uma altitude de 5.633 metros, que é também o ponto mais alto da Europa.
Hidrografia
Rússia
Rios (Hidrografia)
Apesar da grande área que a Rússia possui, apenas 18% do território é coberto de água através de rios e lagos. Contam-se 120 mil rios dos quais se destacam o Rio Volga, o Rio Don e o conhecido Rio Neva que deságua no Golfo da Finlândia.
Lagos e Bacias (Hidrografia)
Os lagos apresentam-se de formas irregulares e estão, normalmente, no meio de um curso de um rio. O território russo compreende o Lago Ladoga, o Lago Baikal, o Lago Onega, entre outros. A Rússia possui a maior bacia hidrográfica da Ásia denominada de Bacia do Obi com 2.975.000 m².
Hidrografia
37.000 km de costa delimitam a Rússia dos oceanos Ártico e Pacífico e também do mar Negro e do Cáspio sem esquecer a zona dos Balcãs. Os oceanos representam uma importante fonte de riqueza para o país: o petróleo e o peixe são produtos obtidos naquelas zonas
Curiosidade
Existem por volta de 120 mil rios no país. A maioria permanece congelada durante o inverno.
Clima 
Rússia
Clima
A Rússia é o maior país do mundo, ocupando 1/9 da área terrestre. Sua área é de 17.075.400, o dobro da brasileira. Ela domina metade da Europa e 1/3 do continente asiático. Tamanho território, faz com que a Rússia possua vários climas diferentes.
Clima
As estações podem ser caracterizadas assim: 
OUTONO - Fica um pouco mais frio, as folhas ficam amarelas e caem das árvores e os frutos aparecem.
INVERNO - No inverno, os dias começam tarde, ficando claro somente por volta das 8 ou 9 da manhã e acabam muito cedo, mais ou menos 3 ou 4 da tarde. Em algumas regiões mais para o norte do país o dia nem chega a nascer, ficando apenas meio claro como numa penumbra.
Temperaturas médias de -40 °C ou -50 °C
Máximo de -60 °C
 PRIMAVERA – clima temperado
 VERÃO - curto e quente
Temperaturas médias de 25 °C
Máximo de 45°C
Clima
O clima da Rússia é diverso devido a extensão do seu território.
A maior parte do território da Rússia situa-se no clima continental moderado, as ilhas do Oceano Ártico e as regiões continentais situam-se nos climas ártico e subártico.
A costa do Mar Negro do Cáucaso situa-se no clima bastante quente e subtópico.
Praticamente em todo o lado o clima é continental, com um inverno frio com coberturas de neve prolongadas e verão quente. No sul do Extremo Oriente o clima é moderado com temperaturas médias em Janeiro de 0 até -5°C.
A maior parte de precipitações cai nas montanhas de Cáucaso e Altai (até 2000mm ao ano) A região mais seca é a Plaície de Cáspio (cerca de 150mm ao ano). 
Fonte: http://pt.russia.edu.ru/russia/climate/
Curiosidade
Localizada no Hemisfério Norte, a Rússia é um país de clima ártico, temperado e subtropical. As temperaturas máximas passam dos 25º C no verão. As mínimas variam entre -40º C ao Norte e -8º C no Sul durante o inverno.
Economia 
Rússia
Economia
Principais setores econômicos: indústria, mineração (principalmente petróleo e gás natural), finanças e agricultura. 
 Principais produtos agropecuários produzidos: grãos (cereais), beterraba (principalmente para produção de açúcar), sementes de girassol, legumes, frutas, carne e leite. 
Principais produtos industrializados produzidos: minérios, petróleo, gás, metais, automóveis, navios, produtos químicos, equipamentos elétricos, máquinas, equipamentos para a construção civil, tecidos, alimentos industrializados.
Economia
Moeda: Rublo
 PIB: US$ 1,860 trilhão (em 2014)
 PIB per capita: US$ 12.937 
Taxa de crescimento do PIB: 3,4%
Posição no ranking econômico mundial: 10º 
Composição do PIB posetor da economia: serviços:(60,2%), indústria (35,9%) e agricultura (3,9%) 
Força de trabalho: 76,6 milhões de trabalhadores ativos 
Taxa de desemprego: 4,9 % 
 Investimentos: 19,9% do PIB 
 População abaixo da linha de pobreza: 11,5% 
Dívida Pública: 14% do PIB 
Taxa de Inflação: 15,3% 
Evolução da Economia Russa
Curiosidade
A principal característica da economia russa é a profunda interdependência e integração com os demais países integrantes da CEI (Comunidade dos Estados Independentes), que é formada pela maioria das antigas repúblicas soviéticas.
Fauna 
Rússia
Urso-Polar (Fauna)
Urso-polar ou urso branco é um mamífero carnívoro da família de ursos. Comprimento do corpo de um urso polar pode chegar a 3 m, pesa cerca de 700 kg. 
Urso-Pardo (Fauna)
Urso-pardo é um mamífero onívoro da família de ursos. Os ursos pardos vivem em quase toda a zona de florestas da Rússia, com exceção de algumas regiões do sul. O comprimento do corpo do animal é de 200 a 250 cm, média de peso de 300 kg. 
Urso-negro-asiático (Fauna)
O Urso-negro-asiático (Ursus thibetanus ussuricu), também conhecido por urso-negro-tibetano, urso-negro-himalaio ou urso-lua, é um urso de tamanho médio, garras afiadas e pelagem negra com uma marca branca ou creme em forma de V no peito.
 Tigre-Siberiano (Fauna)
O tigre-siberiano (Panthera tigris altaica), também conhecido como tigre-de-amur, é uma das 6 subespécies de tigre ainda existentes. É a subespécie de tigre mais setentrional e a maior de todas. Habita áreas próximas ao Rio Amur, na Sibéria, extremo leste da Rússia e uma pequena área no nordeste da China.
Tigre-Siberiano (Dados)
Característica
De
Até
Altura (cernelha)
112 cm
120 cm
Comprimento (macho)
280cm
320 cm
Comprimento(fêmea)
250 cm
270 cm
Comprimento de Cauda
91 cm
110 cm
Peso (macho)
200 kg
310 kg
Peso(fêmea)
120 kg
170 kg
Leopardo Siberiano (Fauna)
Os leopardos-de-amur se diferenciam das demais subespécies de leopardo devido à sua pele e pernas mais grossas e peludas para sobreviver ao clima frio da taiga. Ainda possuem rosetas maiores e mais espaçadas. Durante o inverno sua pelagem apresenta uma coloração creme pálida que no verão é mais alaranjada. Durante o verão sua pelagem tem normalmente cerca de 2,5 centímetros de espessura, no inverno tem aproximadamente 7 centímetros. Os machos são aproximadamente duas vezes maiores que as fêmeas, e pesam entre 30 e 70 quilos.
Lince (Fauna)
O lince (Lynx spp.) é um mamífero da ordem Carnivora, família Felidae, sendo portanto um felino carnívoro. Os linces são felinos de dimensões um pouco maiores que o gato doméstico, podendo pesar até 30 kg. Têm cauda curta e orelhas bicudas, com um tufo de pelos na ponta. Os habitats preferenciais dos linces são florestas e zonas de vegetação densa em geral, onde abundem roedores e lagomorfos, suas presas preferenciais. Os linces também possuem bigodes ultrassensíveis(vibrissas), pelagem espessa e patas largas como adaptações à vida sobre a neve no inverno. 
Gato-de-Pallas (Fauna)
O gato-de-pallas (Felis manul), também conhecido como Manul, é um pequeno gato selvagem da Ásia Central, vivendo em países como Mongólia e Rússia. O seu nome vulgar é derivado do nome daquele que primeiro o descreveu, Peter Simon Pallas. Eles são mais ou menos do tamanho de um gato doméstico,tendo entre 50 a 62 cm, pesam em média 4,5 kg. Sua pelagem é cinzenta, mas pode também ser em tons de ferrugem.. É um felino solitário, de hábitos noturnos e arisco com humanos. Come pequenos roedores e também pássaros, caçados pelo método da emboscada
Lobo (Canis lupus) é o maior membro selvagem da família canidae. É um sobrevivente da Era do Gelo, originário do Pleistoceno Superior, cerca de 300 mil anos atrás. Os lobos se desenvolveram em diversos ambientes, como florestas temperadas, desertos, montanhas, tundras, taigas, campos e até mesmo em algumas áreas urbanas. Em geral, a altura, medida a partir dos ombros, varia de 60 a 95 centímetros. O lobo de maior peso registrado na Europa foi morto após a Segunda Guerra Mundial na área Kobelyakski da região Poltavskij na RSS Ucraniana e pesava 86 kg.
Corça (Fauna) 
A corça é o menor cervídeo europeu,
variando de 95 a 135 cm de altura e pesando entre 18 e 29 kg. A pelagem varia de cor e comprimento, sendo curta e avermelhada no Verão, longa e marrom-acinzentada no Inverno. As galhadas, presentes só nos machos, são curtas e pontiagudas. São usadas na disputa por fêmeas durante a época de reprodução, no Verão. No Outono, as galhadas caem para crescerem novamente na Primavera.
A média de vida de uma corça selvagem é de oito anos, podendo chegar aos 14 anos.
Cão-guaxinim (Fauna)
Esta espécie é originária do Japão, Manchúria e sudeste da Sibéria. Entre 1929 e 1955 foram introduzidos na União Soviética e espalharam-se rapidamente a partir daí.Podem ser encontrados em terrenos montanhosos ou em planícies mas são mais comuns nos bosques.Um animal adulto pode medir 65 cm de comprimento e pesar de 4 a 10 kg. As fêmeas em regra dão à luz 5 cachorrinhos. Vivem entre 3 a 4 anos no habitat natural e chegam aos 11 em cativeiro.
Raposa-do-ártico (Fauna)
Mede de 50 cm a 1 metro de comprimento e possui 28 cm de altura até os ombros. Pesa de 2,5 a 7 kg. Vive de 3 a 10 anos e atinge a maturidade aos 10 meses.A pelagem da raposa varia conforme a estação do ano, branca no inverno e castanho-parda no verão. Tem pequenas orelhas revestidas de pelo que ajudam a reter o calor. As patas são relativamente grandes para evitar que o animal afunde na neve fofa e têm pelo lanudo nas patas que funciona como isolante e antiderrapante. A cauda é pequena, espessa e densa, com até 30 cm de comprimento.
Raposa-Vermelha (Fauna)
A raposa-vermelha (Vulpes vulpes) é um mamífero, onívoro, de médio porte, com os pelos geralmente castanho-avermelhados (nos filhotes essa pelagem é castanho-escura, e só depois dos primeiros 6 meses de vida sua coloração se torna igual a dos adultos). É também um dos carnívoros com maior distribuição no mundo. Tem hábitos noturnos e crepusculares (exceto em lugares de pouca movimentação, onde pode ser vista durante o dia), come diariamente, em média, 500g de comida. Caça geralmente animais pequenos como coelhos e lebres, mas seu cardápio pode se estender a roedores, aves, insetos, peixes, ovos, e frutos.
Foca (Fauna)
- As focas são mamíferos e alimentam-se principalmente de peixes.
 - Costumam ficar em regiões de águas calmas, principalmente em locais com rochedos e bancos de areias.
 - Habitam regiões marinhas de águas frias: Antártida e Círculo Polar Ártico.
 - São excelentes nadadoras graças ao formato anatômico do corpo.
 - Vivem em grupos (colônias).
 - As focas não possuem orelhas.
 - Com aproximadamente 6 meses de vida o filhote de foca já consegue nadar sozinho.
 
Morsa (Fauna)
A morsa é um animal de grande porte que vive nas águas do Ártico. Uma fêmea adulta chega a 2,60 metros de comprimento e pode pesar de 400 até 1.250 kg. O macho adulto é ainda maior, podendo ter de 3 a 4 metros de comprimento. Os machos adultos do Pacífico podem pesar até 1700 kg e, entre pinípedes, são ultrapassados ​​em tamanho apenas pelas duas espécies de elefantes marinhos. 
Leão-Marinho (Fauna)
O leão-marinho é um mamífero pinípede semiaquático da família Otariidae que vive em regiões de baixas temperaturas e alimenta-se principalmente de peixes e de moluscos.
Lontra-Marinha (Fauna)
A lontra-marinha (lontra) é um mamífero marinho nativo para as costas do norte e do leste do Oceano Pacífico. Lontras-marinhas adultas pesam tipicamente entre 14 e 45 kg, tornando-os mais pesados dos membros da família Mustelidae, mas entre os pequenos mamíferos marinhos. Embora possa andar sobre a terra, essa lontra vive principalmente no oceano.
Flora
Rússia
Abeto (Picea)
Abeto é uma árvore que robusta para sombra e fria de inverno. Altura da árvore mede aproximadamente de 20 a 50 metros. Abeto cresce em toda a zona florestal da Rússia nas florestas de coníferas e mistas
Pinheiro (Pinus)
A altura de um pinheiro mede aproximadamente 1,5 a 50 metros, . Na Rússia, crescem 12 espécies de pinheiros. Na parte europeia da Rússia, Sibéria e Extremo Oriente são extensas florestas de pinheiros. Pinheiros vivem de 300 a 350 anos.
Lariço (Larix)
A altura da árvore mede aproximadamente 30 a 35 m. Lariço é uma árvore resistente e fotófila. Na Rússia, lariço é distribuído no vastos espaços florestais, bem como nas montanhas.
Juniperus
Juniperus L. é um gênero de coníferas que inclui 50-67 espécies de arbustos e árvores de médio porte, caracterizados por apresentarem tronco robusto, madeira duradoura e, em geral, excepcional longevidade. O juniperus pode viver por até 1000 anos.
Curiosidade
A maior floresta do mundo é a taiga russa. Formada por coníferas (pinheiros), a taiga ocupa boa parte do território da Rússia (43%), Escandinávia, Alasca e Canadá.
Bibliografia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Urso-polar
https://pt.wikipedia.org/wiki/Urso-pardo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Urso-negro-asi%C3%A1ti
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lince 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Leopardo-de-amur 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tigre-siberiano 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lobo 
 http://www.sorusso.com.br/conteudo/curiosidades.php 
 http://brasileironarussia.blogspot.com.br/2014/10/o-outono-na-russia.html 
http://brasileironarussia.blogspot.com.br/2015/03/a-primavera-na-russia.html 
http://pt.russia.edu.ru/russia/climate/ 
http://afederacaorussa.blogspot.com.br/2009/06/hidrografia.html 
Von Grunwald, Konstantin, Histoire de la Russie (título original), Éditions Minerva S.A., 1978 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_R%C3%BAssia 
http://www.vamospararussia.com.br/historia.html 
http://www.cifraclub.com.br/alexander-alexandrov/hino-nacional-da-russia/#t https://pt.wikipedia.org/wiki/Cor%C3%A7a 
http://zoologia2013.blogspot.com.br/2013/05/raposa-do-artico-vulpes-lagopus.html 
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A3o-guaxinim 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Raposa-vermelha 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Morsa 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lontra-marinha 
http://www.mundoeducacao.com/geografia/economia-russia.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes