Buscar

7_Instabilidade_e_crise_no_capitalismo_e_a_teoria_Keynesiana(Vivi)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 7 – A TEORIA ECONOMICA DE KEYNES
CAP. 1
Sua principal publicação : The General Theory of Employment, Interest and money , essência de sua contribuição à teoria econômica geral. 
Suas ideias se agrupam em 5 principais pontos: caráter geral da teoria de Keynes; o papel do dinheiro; relação entre juros e dinheiro; o investimento; a incerteza acerca do futuro.
Vou discorrer sobre cada umas delas e fechar este capítulo com uma transcrição do texto que a resume.
Teoria Geral de Keynes
Seu objetivo preocupa-se em explicar o que é que determina o volume de emprego era um momento dado, seja o pleno emprego, desemprego amplo ou um nível intermediário
Economia monetária
Dinheiro desempenha três funções: meio de troca; unidade de conta; reserva de valor.
A mais importante: acumular valor.
As pessoas que ganham mais que consomem tem a oportunidade de acumular o excesso de várias formas : entesourar o dinheiro, emprestar dinheiro ou transforma-lo em algum tipo de bem de capital.
Entesourar o dinheiro: não obtém rendimento. Mais seguro e demonstra a incerteza, desconfiança no futuro econômico da sociedade em que vive.
Emprestar: lucro e juros. 
Investimento de capital: algum proveito do bem adquirido, valorização.
Juros como premio para não entesourar dinheiro 
A taxa de juros será determinada pela preferencia a liquidez, como afirma Keynes. O aumento da procura pelo empréstimo de dinheiro aumenta a taxa de juros. Porém se a taxa se eleva demais, as pessoas podem se sentir desestimuladas a emprestar o dinheiro que usariam para investimentos que gerariam vagas de emprego e assim ocasionar o desemprego
Para a teoria econômica tradicional os juros seriam uma recompensa à poupança, e por adiar o consumo e não como premio à cessão da liquidez. Para Keynes o desemprego e o emprego estão diretamente ligados as questões do dinheiro e dos juros.
O investimento como o principal determinante de emprego
Dinheiro emprestado a taxa de juros aceitáveis geram investimentos na economia que por sua vez criam empregos, mas quando os juros são excessivos os investimentos caem e o desemprego aumenta.
Investimento consiste em construir novas fábricas, novas casas, novas vias férreas e outros bens que não sejam consumidos tão logo sejam produzidos, e sim os bens duráveis. Essa é a diferença entre investimento e consumo.
O investimento não gera somente empregos diretos, mas seus trabalhadores também gastam seus salários em outros setores e estimulam a economia.
Então desemprego é resultado de investimento insuficiente.
O que causa o baixo investimento e consequentemente o desemprego ? 
Porque o investimento é feito levando-se em consideração situações futuras, que são difíceis de prever. O inversor potencial tem que se guiar por suas previsões para chegar a decisão de investir em uma fábrica ou não. Eles tendem a confiar no juízo da maioria, ou da média, o que Keynes chama de Juízos convencionais que são baseados no comportamento do mercado, baseada na psicologia da massa. Os economistas clássicos agem com uma psicologia racionalista e esquecem que o mercado não é tão racional e que o papel estratégico do dinheiro é o de proteger o presente e o futuro incerto. E é justamente o interesse de Keynes, o comportamento racionalista em um mundo irracional. 
Resumo: Em um mundo no qual o futuro econômico é sumamente incerto e no qual o dinheiro é uma forma de acumular riqueza o nível geral do emprego depende da relação entre lucros esperados do investimento em bens de capital e o prêmio de juros que é preciso pagar para induzir os possuidores de riqueza a transferir o domínio de seu dinheiro. Se há confiança no futuro, haverá investimento real e o emprego terá nível elevado. 
CAP. 2 O FUNDO CLÁSSICO e a opinião de Keynes
A teoria clássica baseia-se na presunção de pleno emprego do trabalho e demais fatores de produção, quando ocorre períodos de queda no pleno emprego são consideradas como anomalias, onde a tendência é o equilíbrio do pleno emprego. Quando os períodos de queda no pleno emprego persistem são atribuídos a interferência de governos e monopólios privados no livre jogo das forças de mercado. O habitual seria a laissez faire, a ausência de intervenção estatal na empresa privada.
	A aceitação do pleno emprego tem como justificativa de que a oferta cria a sua procura, a “lei do mercado” de Say (economista francês, séc. XIX). E ele supõe que as pessoas trabalham e produzem com a intensão de consumir, procura troca-la por outro produto. Quando há superoferta temporária de determinado produto, essa vai ser logo corrigida, já que a oferta cria sua própria procura.
	O significado do pleno emprego e do desemprego na teoria clássica
Não existe desemprego involuntário e sim voluntário e friccional
Desemprego voluntário: os candidatos ao emprego não querem aceitar o salário ofertados, podem ser também os ricos ou pobres ociosos, preguiçosos.
Como ocorrem por opção não podem ser considerados desempregados e assim não atrapalham a ideia da condição de existência de pleno emprego.
Desemprego friccional: São gerados por imperfeiçoes no mercado de trabalho, como imobilidade da mão de obra, natureza sazonal do trabalho, escassez de matéria prima, avarias em máquinas etc.
Isso não é aceitável e deve-se procurar pela correção destas imperfeições.
Defende a condição de “competição integral” entre os candidatos ao emprego, sem a interferência de o Estado ou de sindicatos trabalhistas, o que traria a condição de salários cada vez mais baixos, sem salários mínimos ou seguros desempregos e os empregadores teriam condições de contratar todos que se propusessem a trabalhar. Coloca a culpa do desemprego, nos próprios colegas de trabalho, que não aceitam trabalhar por salários menores.
Agora é possível entender as diferenças e as críticas de Keynes ao fundo clássico. A crítica de Keynes a teoria clássica está em que a mesma não considera o mundo capitalista contemporâneo, onde há inflação, ciclos econômicos e outras instabilidades .

Outros materiais