Buscar

Informática Aplicada A Educação

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201608382873)
	
	
	Tomemos a afirmação de Maria Dias:  "A natureza inteligente do homem permite-lhe transformar pela téchne a realidade natural em uma realidade artificial com a finalidade de sua subsistência e proteção", no caso de uma sala de aula de EJA. Lá, a docente se vê obrigada, mesmo sem recursos oferecidos pela escola, a fazer da melhor maneira possível seu trabalho, aproveitando os livros usados dos filhos daqueles alunos. Neste caso, a relação que encontramos entre sua prática e tecnologia (ao buscarmos a origem grega do termo) é, principalmente:
		
	 
	Pelo fato de que a docente utiliza sua capacidade de criação (criatividade) aproveitando o que possui na realidade que está.
	
	Sua atitude levar os alunos a tomar consciência de que não são valorizados pela escola que estudam, já que não têm material adequado.
	 
	Há uma consciência ecológica embutida, de reutilização dos livros; assim, recursos tecnológicos serão economizados futuramente.
	
	Se a professora utilizar algum tipo de arte nestas aulas, para ser fiel ao conceito grego techne.
	
	Negar os recursos tecnológicos anteriores
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608397844)
	
	
	A Tecnologia Educacional é inspiradora do tecnicismo, isto porque os _____________________________ valorizam a experiência planejada como a base do conhecimento. Com base na afirmativa assinale a opção que a completa corretamente:
		
	
	construtivistas
	
	tradicionalistas
	
	humanistas
	 
	behavioristas ou comportamentalistas
	
	renovadores
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608977388)
	
	
	Ao lidar com novas tecnologias, facilmente assumimos posicionamentos em favor ou contra o seu uso na educação. A expressão aprendizagem virtualpressupõe, EXCETO:
		
	
	Outros modos de contato pedagógico, que não sejam sempre aqueles próprios da relação física ensino/aprendizagem, incluindo presença virtual.
	
	Alternativas aos modos tradicionais de aprender, em especial na sala de aula marcada pela presença física do professor e do aluno.
	
	Expectativas de aprendizagem flexível, formal e informal, abrangendo ampla gama de práticas exercidas pelo próprio sujeito da aprendizagem.
	 
	Promessas de acesso facilitado a diplomas com cursos encurtados ao tamanho do bolso do cliente e do escasso tempo que tem para estudar.     
	
	Oportunidades renovadas de aprender bem, não só indo além do tradicional, mas principalmente propondo horizontes inovadores mais aptos a dar conta dos novos desafios do século XXI.
 
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608841329)
	
	
	As tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana. Na verdade, foi a engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem às mais diferenciadas tecnologias. O uso do raciocínio tem garantido ao homem um processo crescente de inovações. Os conhecimentos daí derivados, quando colocados em prática, dão origem a diferentes equipamentos, instrumentos, recursos, produtos, processos, ferramentas, enfim, as tecnologias.
Com base no nosso estudo e no fragmento do texto acima podemos afirmar:
		
	
	Que na prática as tecnologias não envolvem a "arte" ou o "ofício", apenas a criatividade.
	 
	Que a base da tecnologia deve ser a "arte" ou "ofício"; o "saber fazer", que envolve, além da "técnica" (fazer), o conhecimento (saber fazer) e a criatividade.
	
	Que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) não exploram a criatividade.
	
	Que na tecnologia somente a criação (criatividade) é fundamental, descartando a "arte" ou o "ofício", assim como o conhecimento.
	
	Que a base da tecnologia deve ser apenas a criatividade e o conhecimento.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608902125)
	
	
	Porque razões podem considerar as tecnologias como contributivas ao aprendizado nas escolas?
		
	 
	Foi levantado em uma pesquisa que alunos que utilizam a internet melhoraram suas leituras.
	
	Os alunos aceleram sua forma de falar e pensar.
	
	Por ser impactante sua utilização nas escolas.
	
	O uso da lógica leva o aluno a aprender a lidar com a razão.
	
	As tecnologias contribuem para a organização dos estudos.
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608980361)
	
	
	Na sociedade do conhecimento e da tecnologia, o ensino organizado de forma fragmentada não atende às exigências deste novo paradigma. Em relação à expressão "ensino organizado de forma fragmentada" podemos dizer que se refere a uma forma de ensino que...
		
	
	relaciona novas informações a conhecimentos anteriores, sem os quais não ocorre aprendizagem.
	
	possibilita um ensino mais significativo, supera velhos processos de ensino que não atendem às expectativas dos professores e dos alunos no processo ensino aprendizagem.
	
	possibilita as ligações existentes entre os diferentes conteúdos, contribuindo para o interesse pelos estudos
	
	contribui para que todos os cidadãos estejam incluídos no mundo digital e na sociedade.
	 
	privilegia a memorização de definições e fatos, bem como as soluções padronizadas. .
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201608982227)
	
	
	As tecnologias de comunicação não mudam necessariamente a relação pedagógica. As Tecnologias tanto servem para reforçar uma visão conservadora, individualista como uma visão progressista.
A afirmativa acima esta correta, porque:
		
	
	As tecnologias digitais, cada vez mais sedutoras, por si só, contribuem com o desenvolvimento da aprendizagem.
	
	Com o uso das tecnologias digitais, não é necessário um planejamento, pois elas contribuirão para o crescimento, evolução, e comunicação plena do aluno.
	 
	Uma mente aberta, interativa, participativa e com planejamento, encontrará nas tecnologias ferramentas maravilhosas de ampliar a interação, contribuindo assim para o ensino-aprendizagem.
	
	Utilizando as tecnologias digitais nas suas dimensões mais superficiais, alienantes ou autoritárias, estas contribuirão para o aprendizado pleno.
	
	Com o uso das tecnologias digitais as funções do professor serão modificadas e esse profissional será substituído por esses novos recursos digitais.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608902124)
	
	
	Podem as tecnologias de comunicação mudar necessariamente a relação pedagógica entre objeto de aprendizagem e o aprendiz?
		
	
	Sim, reforça o individualismo no aprendiz.
	 
	As tecnologias servem para reforçar uma visão progressista.
	
	Depende do tipo de uso, normalmente ampliam sua capacidade de raciocínio.
	
	Não, os aprendizes possuem uma mente aberta, interativa atualmente.
	 
	A relação sujeito e objeto neste momento está intermediada pela tecnologia possibilitando novas

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes