Buscar

Questões 2 prova Jaime

Prévia do material em texto

Questões 2 prova Jaime 
Explique as principais ideias de medidas e politicas econômicas adotadas no governo Dutra.
Em termos econômicos o debate girava em torno de ideias de Eugenio Gudin e Roberto Simosen. 
Simosen: o projeto a ser seguido era o planejamento e intervenção do estado na economia como tema de superar os problemas da industrialização. Cabia ao estado assumir os setores nos quais a iniciativa privada não tinha interesse e criar mecanismos fiscais e creditórios, com proteção tarifaria para desenvolver o setor industrial. Participar indiretamente do desenvolvimento. 
A tese da industrialização (gerada pelo efeito multiplicador) era a única maneira de resolver o problema da pobreza (conceder oportunidades de emprego, salário e melhores condições sociais) que assolava o país. O financiamento do desenvolvimento viria do estado e do financiamento externo, pois se imaginava que o pais era credor dos EUA, dada sua participação da 2 guerra. A partir dos anos 40 Vargas associa o brasil a economia europeia, em relação a democracia (modelo Keynesiano) e bem estar social.
Eugenio Gudin – opositor ao intervencionismo
Defendia o desenvolvimento do setor agrícola, sua modernização e no equilíbrio entre os setores da economia. Por outro lado defendia a liberalização da economia, na ampla participação do capital estrangeiro e não intervenção estatal. Vantagens comparativas (que era interesse da classe agraria para modernizar a agricultura) e assim se inserir no mercado externo de forma mais competitiva. 
Criticava o elevado protecionismo e apontava ele como causa do não funcionamento do mercado. Isto é, os desequilíbrios eram devido aos benefícios concedidos a indústria (beneficiar mais o setor agrícola que o industrial). 
Por outro lado, apontavam o problema da inflação e causa estava na politica econômica expansionista (gerando gastos excessivos) adotada pelo governo. 
A solução estava no corte de gastos públicos, do controle de crédito, o controle de emissão de moeda e na necessidade de abertura econômica. 
As teses de Gudin tiveram maior aceitação, principalmente porque seus principal argumento estava no fato de que o havia beneficiado apenas o setor industrial. Contribuiu também a inflação elevada que deteriorava os salários e servia de elemento para ajustes. Causa de inflação era o déficit do governo, inflação de demanda pelo governo. 
 
Explique o plano de metas, sua importância, principais metas e seu legado para o desenvolvimento da indústria nacional. 
O plano de metas é visto como uma primeira experiência de planejamento. Segue os exemplos de países que apresentam elevados taxas de crescimento econômico a partir do planejamento. Na realidade o plano colocou prática a politica de desenvolvimento elaborada pela comissão mista de BNDE- CEPAL. 
O plano atuou nas áreas consideradas prioritárias para a economia do país, devido ênfase aos setores industriais que apresentavam elevado efeito multiplicador de renda, tanto q frente quanto para trás na cadeia produtiva. 
Ele contemplava investimentos nas áreas de energia, transporte, indústrias de base, alimentação, educação e também um projeto de grande interesse para JK, a construção de Brasília. 
O setor privado demonstrou interesse principal no investimento do setor automobilístico, de construção naval, mecânica pesada e equipamentos elétricos. 
Para implementar este plano houve um dependência a tarifa aduaneira protecionista, complementada por um sistema cambial que subsistia tanto a importação de bens de capital como insumos básicos, e que atraia o investimento direto por 
Explique a importância da instituição da 70 SUMOC e seu principal objetivo. 
Dividiu a taxa de cambio em duas frentes: demanda de por cambiáveis- 5txs e de acordo com a categoria de bens e oferta de cambiáveis- 2txs 
O BB passa a ter o monopólio das reservas internacionais, porem, os bancos privados poderiam operar o cambio. No entanto as divisas de exportações deveriam ser vendidas no Brasil. 
O lado da demanda: o importador deveria participar dos leilões de vendas de promessa de cambio que eram vendidas em lotes. Com as divisas em mãos o portador se dirigia ao BB após o pagamento de um agi, receberia o certificado de cambio e poderia então obter a licença de importação. Havia um imposto de 8% pela transferência. Com isso poderia se comprar cambio em qualquer agencia do brasil. 
Do lado da oferta: para exportadores de produtos primários, café, pagava-se a taxa de cambio $18 mais adicional de $5. Para os exportadores de bens manufaturados e de industrializados, pagava-se taxa de $18 e um bônus de $10. Assim havia duas taxas uma de 23 e uma de 28. 
Os leiloes de cambio serviam para equilibrar a balança comercial, pois eram seletivos em relação as importações, dado o câmbio diferenciado para cada categoria de produto a ser importado. Os ágios adquiridos nos leilões de cambio serviriam de receita para a união e reduziu a necessidade de emissão de moeda. 
O setor industrial nacional se posicionou contrário a instrução 70, pois mesmo que houvesse alguma proteção ao setor, permitia a concorrência com os importados o que não era previsto quando o controle quantitativo. Alegaram também que havia um encarecimento do custo industrial nacional. 
Explique a instituição 113 da SUMOC e seu objetivo 
Foi criado em um contexto de restrição externa e necessidade de divisas para da continuidade ao processo de industrialização e problemas políticos. Esse meio autoriza o CACEX a emitir licenças de importação de equipamentos sem cobertura cambial. Esta medida era uma forma de evitar a restrição das divisas e o estrangulamento externo brasileiro. 
Ao permitir a importação sem cobertura cambial de equipamentos na forma de investimento externo direto, o governo buscava aumentar a importação de bens de capital sem criar problemas na balança de pagamentos e assim modernizar rapidamente a indústria nacional. . Tal modalidade facilita o investimento externo ao diminuir a burocracia para sua entrada e instituir uma remuneração atraente para o mesmo. 
Aponte e explique os principais estudo elaborados por Vargas visando o desenvolvimento do pais. 
O objetivo em ultima instancia era promover a industrialização do pais. Assim se faz um levantamento meticulosos acerca da estrutura econômica do Brasil e se detecta problemas na infraestrutura econômica como fator que dificultava esse processo. 
Nesse diagnostico (estudo) se reconheceu a grande importância que exercia o mercado interno como fator importante para o desenvolvimento, porem se apontava a não integração do mercado interno como fator limitador do desenvolvimento. 
Explique as politicas e medidas econômicas adotadas no PAEG bem como seus objetivos 
Foi lançado durante o governo de Castelo branco afim de resolver os problemas econômicos. Ele pode ser dividido em duas linhas de atuação: politicas conjunturais de combate a inflação, associadas a reformas estruturais que permitiram o equacionamento dos problemas inflacionários e das dificuldades que se colocavam ao crescimento econômico, resumindo esse movimento buscava acelerar o ritmo de desenvolvimento econômico, conter o processo inflacionário atenuar os desequilíbrios setoriais e regionais, aumentar os investimentos e com isso o emprego e corrigir a tendência ao desequilíbrio externo. 
Explique a importância da comissão mista Brasil e EUA para o estudo e desenvolvimento da economia brasileira
Esta comissão CMBEU propôs-se a elaborar projetos concretos que deveriam ser financiados por instituições como banco de exportação e importação e o banco mundial. Esse estudo era fundamental para o sucesso das aspirações de desenvolvimento econômico para assegurar o financiamento de projetos que permitiam a superação de gargalos na infra estrutura econômica do pais fornecendo divisas necessárias a essa finalidade e também a desobstrução desses pontos de estrangulamentos poderia propiciar uma aplicação dos fluxos de capital. 
Explique a importância dos estudos BNDE- CEPALe o que esse estudo aponta a cerca da economia brasileira. 
Em decorrência das dificuldades de empréstimos internacionais, fruto da mudança da politica norte americana em relação ao Brasil e América latina (são os democratas e entre os republicanos, sendo que nesse período iniciava a guerra fria, se tem uma politica de combate ao comunismo) se cria o grupo misto BNDE- CEPAL 
O objetivo desse grupo era alavancar a industrialização e se reconhece as dificuldades das empresas brasileiras para a realização desses investimentos. Assim defendem o fortalecimento da agencia de fomento, principalmente em razão do não cumprimento previstos quando do acordo com CMBEU. 
A partir disso é que se torna importante o papel de duas importantes estatais: o BNDE (importante para o desenvolvimento do Brasil porque concedia créditos) para alavancar as empresas e servir de avalista quando da obtenção de empréstimos internacionais. Por outro lado, se teve a criação da PETROBRAS em 1953. Estas empresas foram fundamentais para o desenvolvimento do pais. 
Em relação ao comercio externo no inicio do governo havia muito otimismo devido a elevação dos preços do café no mercado internacional e das promessas de financiamento externo. 
Porem dado, e déficit na balança comercial devido a afrouxamento nas licenças (para permitir a importação de maquinas e equipamentos) de importações e da mudança na politica externa americana o governo Vargas refaz sua politica tanto interna quanto externa. 
O Banco mundial interfere na politica nacional e faz empréstimos ao pais da ordem de U$ 300 milhões para que se houvesse os compromissos externos. Porem não há mais nenhuma ajuda ao pais e o pais está em uma situação continua de colapso cambial.

Outros materiais

Perguntas Recentes