Buscar

Av Educação ambiental Luciana

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0296_AV_201202087051 » EDUCAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201202087051 - LUCIANA BERNARDO
	Professor:
	SUSANA MOSCARDINI RIBEIRO
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 11/06/2016 10:23:14
	
	
 1a Questão (Ref.: 201202297555)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para pensarmos na vida do homem na Terra, precisamos refletir: Falando de população humana e de seu impacto sobre a natureza, é bom lembrar dados bem conhecidos, mas sempre esquecidos. Nos 2 ou 5 milhões de história da humanidade, foi só no começo dos anos 1800 que a população mundial alcançou seu primeiro bilhão. Levou somente mais 100 anos para essa população duplicar e, outra vez, apenas mais 100 anos para atingir o sêxtuplo. Hoje, existem 6,5 bilhões de humanos na face da Terra (Dourojeanni & Pádua, 2007). Explique por que as perspectivas são ainda mais aterrorizadoras.
		
	
Resposta: Estas persperctivas tornam-se aterrorizante porque com o crescimento populacional aumenta a utilização dos recursos naturais existentes, sendo que esta população ainda não tem a consciência para utiliza-las de forma correta, utilizam a mesma sem pensar nas populações futuras.
	
Gabarito: Pois mesmo considerando a redução da taxa anual de crescimento, a população continuará crescendo muito, provavelmente para 9,2 bilhões de pessoas até 2050, essencialmente nos países em processo de desenvolvimento. Seu impacto sobre o mundo natural continuará e, segundo diversas estimativas, poderíamos alcançar, simultaneamente, a extinção de quase todas as espécies não domesticadas. Ainda considerando exageradas essas projeções, elas não deixam de ter fundamento para uma maioria das espécies do mundo, como é revelado pelas contundentes evidências já disponíveis, é o caso, por exemplo, das Listas Vermelhas da IUCN,
	
	
	
 2a Questão (Ref.: 201202297627)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Todo processo de planejamento deve ter necessariamente cinco etapas. Quais são? Porque são integradas?
		
	
Resposta: As cinco etapas necessarias de um processso de planejamento devem ser: a investigação do problema, o ojetivo a ser alcançado, os recursos a serem utilizados, disponibilidade de pessoas para resolução deste problema.
	
Gabarito: 1 ¿ o conhecimento da realidade; 2 ¿ a concepção de um plano; 3 ¿ a execução do plano; 4 ¿ o acompanhamento, o monitoramento e; 5 - avaliação das ações. Na prática essa sequência é um ciclo continuado, com o acompanhamento reordenando a concepção e a execução do plano. Essas etapas se integram, envolvem-se e ocorrem simultaneamente. O conhecimento da realidade é um processo permanente.
	
	
	
 3a Questão (Ref.: 201202666317)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De qual famoso educador brasileiro pertence a frase: "ninguém educa ninguém, ninguém conscientiza ninguém, ninguém se educa sozinho. Isso significa que a educação depende de adesão voluntária, depende de quem a incorpora e não de quem a propõe. "
		
	
	Vinicius de Moraes
	
	Paulo Brito
	
	Cora Coralina
	
	Marina Silva
	
 
	Paulo Freire
	
	
	
 4a Questão (Ref.: 201202361592)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Se o consumo é um ato essencial e inevitável da vida humana, e apresenta características particulares que ultrapassam as necessidades da vida biológica ou material, precisamos raciocinar que a satisfação das necessidades humanas tem três componentes. Quais são os componentes?
		
	
	Utilitário, modismo e psicológico.
	
	Modismo, comunicação e psicológico.
	
	Modismo, ansiedade e psicológico.
	
 
	Utilitário, comunicação e psicológico.
	
	Utilitário, comunicação e modismo.
	
	
	
 5a Questão (Ref.: 201202330127)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a afirmativa incorreta:
		
	
 
	A cidade do Rio de Janeiro sediou a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972 que foi a primeira conferência temática da ONU.
	
	Importantes desdobramentos de Estocolmo foram as iniciativas voltadas para a recuperação da saúde ambiental do planeta, por meio do incentivo à implantação de políticas públicas, órgãos ambientais estatais e cooperação e acordos internacionais.
	
	A educação ambiental não pode ser reduzida a uma simples visão ecologista.
	
	No final da década de 1960, percebemos que a problemática ambiental suscita debates no mundo: A UNESCO (em colaboração com outras entidades) organiza a Conferência Intergovernamental de Especialistas sobre as Bases Científicas para Uso e Conservação Racionais dos Recursos da Biosfera, ou simplesmente, a Conferência da Biosfera.
	
	No Brasil, durante a década de 1960, ocorreu uma nova onda de produção legislativa ¿ o novo Código Florestal, a nova Lei de Proteção aos Animais e a criação de vários parques nacionais e estaduais.
	
	
	
 6a Questão (Ref.: 201202768872)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação à Conferência Internacional sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente/RIO-ECO 92: 
I- Marcou uma mudança nos paradigmas que orientam a leitura das realidades sociais e dos problemas que envolvem a esfera produtiva e o consumo; 
II- Abordou a reforma e/ou substituição de instituições de representação e participação política, e a transformação dos espaços de formação e educação; 
III- Nesta Conferência foi elaborado o documento "Estratégia Internacional de Ação em Matéria de Educação e Formação ambiental para o Decênio de 1990". 
Logo, é correto afirmar:
		
	
 
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	As afirmativas II e III estão corretas
	
	Apenas a afirmativa II está correta
	
	
	
 7a Questão (Ref.: 201202153008)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	NÃO diz respeito a um princípio da PNMA:
		
	
	Proteção dos ecossistemas;
	
	Planejamento e fiscalização do uso dos recursos naturais
	
	Equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como patrimônio público
	
	Controle e zoneamento das atividades potencialmente ou efetivamente poluidoras
	
 
	Racionalização do uso de material urbano, do tratamento de esgoto rural , da atmosfera e do ar
	
	
	
 8a Questão (Ref.: 201202795863)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um dos parâmetros ambientais muito utilizados nos planos de ação da gestão do meio ambiente e dos espaços naturais, em diversas escalas de gestão territorial, está os programas de acompanhamento biológico, que têm como principal objetivo o monitoramento do estado em que se encontram:
		
	
 
	Os planos de educação e de sensibilização ambiental
	
	Os níveis de contaminação do ar
	
	Os níveis de contaminação do solo
	
	Os níveis de utilização dos recursos naturais
	
 
	As populações de fauna e flora de uma determinada área natural
	
	
	
 9a Questão (Ref.: 201202735577)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ao implementar um projeto de educação ambiental, estaremos facilitando aos alunos e à população uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta. No projeto, a sequência de etapas está voltada para a consecução de um produto final com função social relevante, que desperte interesse nas pessoas da comunidade e que veicule informações importantes para elas. No que se refere à participação dos alunos: I- devem ter participação ativa apenas na escolha do tema para que não haja problemas nas demais etapas do projeto e não inviabilize o andamento do mesmo; II- são co-responsáveis pelo planejamento, sentindo-se protagonistas do trabalho, cujo resultado deve ser um produto com valor social real; III- dispõem de espaço considerável nas decisões sobre temas, modos de investigação, atividades a serem desenvolvidas e formas de comunicação dos conteúdos.Logo, é correto afirmar:
		
	
	Apenas o item II está correto
	
 
	Apenas os itens II e III estão corretos
	
	Apenas o item I e III estão corretos
	
 
	Apenas o item III está correto
	
	Apenas o item I está correto
	
	
	
 10a Questão (Ref.: 201202795024)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Pelicioni (2009), a promoção da saúde no âmbito escolar parte de uma visão integral e multidisciplinar do ser humano, que considera as pessoas em seu contexto familiar, comunitário e social. Procura desenvolver conhecimentos, habilidades e destrezas para o cuidado com a saúde e a prevenção das condutas de risco em todas as oportunidades educativas. Esta afirmação extraída de Pelicioni (2009), aponta para posturas que a escola deve adotar quando preocupada com a Epidemiologia Ambiental. Assinale a opção que NÃO representa uma perspectiva de trabalho escolar dentro dessa temática.
		
	
	Educar para o bom manejo do lixo domiciliar para evitar a proliferação de roedores.
	
 
	Resgatar valores morais que vêm se perdendo paulatinamente com a sociedade moderna.
	
	Promover campanhas de combate a focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue.
	
 
	Explorar os temas fundamentais relativos às doenças sexualmente transmissíveis.
	
	Esclarecer quanto ao correto comportamento dos alunos durante surtos de gripe.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes