Buscar

prova discursiva pressupostos da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/3 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia a passagem de texto a seguir:
“Ao adentrar o espaço físico escolar apresenta não apenas uma realização voltada para a educação, mas uma forma silenciosa de educar. Este espaço não é apenas um ‘cenário’, onde se desenvolve a educação, mas “uma forma silenciosa de ensinar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil: Encarte 1. Brasília: MEC, SEB, 2006. p. 3.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, como se caracteriza a organização dos espaços de educação infantil? Apresente características.
Nota: 33.3
	Pensar o espaço para as crianças da educação infantil é uma condição imprescindível para uma instituição de ensino que oferta está modalidade. A organização do espaço depende de planejamento técnico ambiental, projeto arquitetônico articulado ao projeto pedagógico e a ação educativa que é realizada nos espaços. Para as crianças de 0 a 3 anos, o espaço deve ser criado atendendo ao desenvolvimento pleno, permitindo a elas explorarem o movimento, alimentarem-se, tornarem banho, repouso e prática de atividades essenciais para as fases. As crianças de 1 a 5 anos devem circular em um espaço que contemple o desenvolvimento por meio de jogos, brincadeiras, músicas, histórias e demais formas de expressão. A questão que envolve os espaços como salas de aula, banheiros, acessibilidade e cozinha industrial não estão contemplados desta forma no livro e nos Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil: Encarte 1 (p. 131-132).
Resposta:se caracteriza através de mundos fechados com espaços internos e externos regulamentados e
 ordenados, além de ter atividades previamente escrita, com ajuda de matérias específicos e tempo 
cronometrado.
Questão 2/3 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o extrato de texto a seguir:
“Para o professor da educação infantil, é relevante que ele planeje as suas aulas e considere os conhecimentos científicos construídos socialmente e acumulados historicamente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 139.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, diversos pensadores se dedicaram a pensar a educação infantil, e é importante que o profissional de educação tenha conhecimento dos pressupostos filosóficos que permeiam a educação. Nesse contexto, apresente a característica geral dos estudos de Jean Piaget e sua contribuição para a compreensão do desenvolvimento cognitivo das crianças.
Nota: 33.3
	Os estudos de Jean Piaget (1896–1980) trouxeram uma importante contribuição para a compreensão sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças. Ele explica que a construção do conhecimento ocorre por meio de um processo contínuo de trocas entre o indivíduo e o meio ambiente (p. 74). Piaget concebeu que a lógica de funcionamento mental da criança é diferente da lógica do desenvolvimento mental do adulto. Sua teoria está fundamentada na noção de equilibração, pois explica que o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre por meio de desequilíbrios e equilibrações constantes. O epistemólogo observou que o desenvolvimento cognitivo pode ser compreendido a partir de etapas. As que fazem parte da educação infantil são a sensório-motora e a pré-operatória (p. 91). 
Resposta:Na sua teoria se baseia no equilíbrio, no desenvolvimento cognitivo o individuo passa a ter equilíbrio o
u desequilíbrio constante, para Piaget é separado em duas etapas a fase sensório-motor e pré-operatória, na fase 
sensório motor é 0 á 2 anos aproximadamente, onde a criança passa a ter contato e conhecimento do fato, olfato e
 etc, na pré-operatória é onde já consegue tomar suas decisões.
Questão 3/3 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o extrato de texto a seguir:
“Para a organização de um espaço educativo voltado para a educação infantil, uma instituição de ensino deve considerar as características físicas do ambiente, pois estas comunicam mensagens simbólicas sobre as intenções e os valores das pessoas que o controlam”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, M. C. de; RUBIANO, M. R. Bonagamba. Organização do espaço em instituições pré-escolares. In: OLIVEIRA, Z. de Moraes Ramos de (Org.). Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 1994.
O livro-base Pressupostos da Educação Infantil. aponta que os ambientes construídos para as crianças e para o seu desenvolvimento devem promover alguns aspectos. Cite um e apresente suas características. 
Nota: 33.3
	Elas (Carvalho; Rubiano 1994) apontam que os ambientes construídos para as crianças e para o seu desenvolvimento devem promover: • a identidade pessoal ligada à noção de identidade de lugar possibilitando à criança desenvolver sua individualidade e participar nas decisões sobre as organizações dos espaços; • o desenvolvimento da competência de maneira a possibilitar à criança interagir com o ambiente de forma desafiadora satisfazendo às suas necessidades; • oportunidades de crescimento de forma a permitir movimentos corporais variados e estímulo dos sentidos; • sensação de segurança e confiança durante a exploração do ambiente; • oportunidades para o contato social e para a privacidade com áreas planejadas para o trabalho coletivo e para o individual (p. 134-135).
Resposta: identidade pessoal que dá noções a identidade de lugar possibilitando a criança criar individualidade
 e autonomia para organização do espaço.

Outros materiais