Buscar

PORTIFÓLIO DEZEMBRO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER
Jakline Cristina Gonçalves – RU 1097969 – 2014/ 07
Portfólio Núcleo Especifico Modulo - C – FASE II – 2016
Ética, Estética e Ludicidade.
Resgate dos Jogos e Brincadeiras: das diferentes gerações da minha Região
Navegantes
2016
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER
Jakline Cristina Gonçalves – RU 1097969 – 2014/ 07
 
Portfólio Núcleo Especifico Modulo - C – FASE II - 2016
Ética, Estética e Ludicidade.
Resgate dos Jogos e Brincadeiras: das diferentes gerações da minha Região
Trabalho apresentado pela UTA
 Infância E Ludicidade – Fase I
I
 – 
módulo C 
nas di
sciplinas
 Pressupostos da Educação Infantil
 do cu
rso de Licenciatura em 
Pedagogia.
Tutor local: 
Alciane 
Maria 
Bublitz
Centro Universitário UNINTER
Navegantes
 – SC.
 Itajaí
Navegantes
2016
SUMÁRIO
1 . RESUMO INTRODUÇÃO......................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO............................................................................4
.
3. CONCLUSÃO.................................................... ..................................8
4. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....................................................11
CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER
Resgate de Jogos e Brincadeiras 
 
 Jakline Cristina Gonçalves
Resumo
Ao resgatar os jogos e brincadeiras antigas percebemos como o material utilizado para confeccionar bonecas, bolas, carrinhos entre outros se modificaram com o passar dos anos e foram se tornando mais sofisticados e com a industrialização tomaram formas diferentes e os materiais diversos. Podemos nos lembrar das bonecas feitas de espiga e palha de milho que nossas mães e avós brincavam um brinquedo que nos dias atuais é confeccionado com materiais como plástico e borracha com um valor muito alto. Sendo assim, com o passar dos anos além dos brinquedos o conceito de criança também mudou, os brinquedos fabricados pelas próprias crianças acabaram perdendo espaço para o consumismo, onde os mesmos só que agora industrializados se tornam mais presentes no dia-a-dia de nossas crianças.
Palavras- chave: jogos, bonecas, criança.
INTRODUÇÃO 
O presente trabalho, elaborado para o Portfólio da UTA Organização escolar, C 2016-fase II, composta pela disciplina Pressupostos da Educação Infantil nos auxilia no entendimento sobre o tema: Resgate dos jogos e brincadeiras: das diferentes gerações na minha região.
Neste trabalho será abordado o brinquedo apresentando a diferença entre um brinquedo antigo e um atual e o conceito de criança e as características da sociedade. O brinquedo coloca a criança na presença de reproduções: tudo o que existe no cotidiano, a natureza e as construções humanas. Os brinquedos apresentam várias manifestações, como a confecção com materiais perecíveis, esquecidos, como raminhos, raízes, como por exemplo, bonecas feitas de espiga e palha de milho que nossas mães e avós brincavam entre outros.
O objetivo é o de verificar a relação do brinquedo com o conceito de criança com as características da sociedade.
A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e em livros.
DESENVOLVIMENTO
Posso dizer que através do brinquedo a criança representa certas realidades e se manifesta de diversas formas. Atualmente, há uma grande variedade de materiais que servem para a confecção de brinquedos como caixas de leite que, higienizadas, podem transformar-se, por exemplo, em uma miniboca de palhaço. A diversidade de matérias ofertados em diferentes épocas possibilita que as brincadeiras fossem ricas em imaginação.
Através do brinquedo são demonstradas expressões culturais e o estilo de vida de cada criança, de sua família e da sua comunidade. Manifestações regionais que expressam o folclore por meio da imitação dos adultos, das roupas, das cantigas. O brinquedo acompanha a evolução histórica do sujeito em toda sua existência, como por exemplo, bonecas feitas de espiga e palha de milho que nossas mães e avós brincavam, era muito divertido poder confeccionar o seu próprio brinquedo, não acham? Leva a criança a usar a sua imaginação e criar o que quiser com qualquer material.
Atualmente, podemos ver que as bonecas são confeccionadas com materiais como: borracha, porcelana, plástico entre outros. As bonecas atuais vem com diversos itens tais como mamadeiras, pentes, algumas temáticas que trazem consigo materiais de trabalho e é claro de plástico, por exemplo, uma boneca pediatra que acompanha estetoscópio, régua medidora de altura, espátula para ver a boca, entre outros.
Deste modo, observamos a diferença entre a criança na época de nossas avós e as de hoje e a mídia acaba influenciando grande parte dos pais nessa sociedade consumista onde o mais simples não tem mais seu valor. Vamos resgatar essas brincadeiras antigas levando-as para as escolas, mostrando a importância de cultivar essa cultura e assim integrarmos valores às crianças, tornando-as de verdade e não robôs que fazem somente aquilo que é moda.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Tudo se modifica com o passar do tempo e os brinquedos, as crianças, os seres humanos, aliás, todos nós mudamos. Tratamos neste trabalho de resgatar algum brinquedo antigo e compará-lo co um atual para mostrar que 
REFERÊNCIAS 
BRITO, Claudia da S., Purificação, Ivonélia Da., Educação e novas tecnologias. Editora Intersaberes. 2º edição.
GROCHOSKA, Márcia A., Organização escolar- perspectivas e enfoques. Editora Intersaberes
http://www.gestãoescolar. abril.com. br. Acesso em março/ 2016.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?