Buscar

CCJ0035-WL-C-AMMA-06-Formação e Suspensão do Processo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I.
Aula 6 – CAUSAS DE SUSPENSÃO DO PROCESSO. 
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
Conteúdo Programático desta aula
CAUSAS DE SUSPENSÃO DO PROCESSO. 
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
TEMA: CAUSAS DE SUSPENSÃO DO PROCESSO.
A suspensão do processo é uma situação temporária, em que o mesmo deixa de se desenvolver por algum motivo e, por se tratar de uma situação excepcional em que o processo não mais se desenvolve, as normas que as estabelecem devem ser interpretadas restritivamente. 
Enquanto perdurar esta suspensão, apenas os atos processuais considerados como urgentes é que poderão ser praticados, de acordo com o art. 266. Se algum outro ato for praticado durante o período de suspensão, esta circunstância não necessariamente irá qualificá-lo como viciado, pois cada situação concreta deverá ser analisada pelo juiz sob o ponto de vista da instrumentalidade do processo.
Ordinariamente, as hipóteses de suspensão se encontram previstas no art. 265. A primeira situação, prevista no inciso I, cuida da morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador. 
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
O segundo caso se encontra previsto no inciso II, que prevê a possibilidade de o processo ser suspenso por motivo de convenção das partes, muito embora esta suspensão não possa perdurar mais do que seis meses tal como vedado pelo art. 265, parágrafo 3º.
A terceira situação que permite a suspensão do processo até mesmo já foi trabalhada um pouco acima, pois retrata uma hipótese de suspensão “imprópria”, que é justamente o oferecimento e recebimento da exceção de impedimento ou de suspeição do magistrado (art. 265, inciso III e art. 306).
O quarto caso de suspensão é quando ocorrer uma questão prejudicial que primeiramente deve ser dirimida em outro processo para que, somente após, o curso do outro possa ser retomado.
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
O inciso V do art. 265 traz a quinta hipótese de suspensão do processo, que é assaz ampla e subjetiva, já que a mesma ocorre por motivo de força maior, o que usualmente é considerada como aquela situação que até pode ser previsível porém que não se pode evitar, também sendo a mesma completamente alheia a vontade humana.
E, de resto, o inciso VI do art. 265 também permite a suspensão do processo em outros casos previstos no CPC como ocorre, por exemplo, quando o magistrado agir nos moldes do art. 64, ao se deparar com a apresentação de uma nomeação a autoria da lavra do demandado.
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
1a Questão.
André Gustavo propõe ação pelo procedimento comum ordinário perante o juízo da 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro. Na petição inicial, pleiteia revisão de valores recebidos do INSS a título de benefício previdenciário de aposentadoria. O Juiz, ao receber a petição inicial, não determina a citação do réu e extingue o processo julgando improcedente o pedido com base em jurisprudência de outros julgados idênticos, considerando ser a matéria preponderantemente de direito.
INDAGA-SE
a)     É possível ocorrer sentença como acima narrado?
b)    Existe violação de algum princípio constitucional ou infraconstitucional com base na ocorrência de sentenças de improcedência conforme no exemplo acima ?
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
2a Questão.
Não é causa de suspensão no processo civil:
a)     Ocorrência de motivo de força maior.
b)    Existência de convenção de arbitragem 
c)     Perda da capacidade processual da parte
d)    Oferecimento da exceção de suspeição. 
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
E chegamos ao fim da aula... 
Dica de livro: HARTMANN, Rodolfo Kronemberg. Teoria Geral do Processo. 1ª Ed. Niterói: Impetus, 2012.
S.A.C: www.rodolfohartmann.com.br
Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais