Buscar

CCJ0035-WL-A-AMMA-07-Extinção do Processo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL I. Aula nº 07.
Professor: Rodolfo Kronemberg Hartmann / www.rodolfohartmann.com.br
TEMA: CAUSAS DE EXTINÇÃO DO PROCESSO.
O art. 267 é aquele em que o magistrado profere sentença sem resolver o mérito da causa, ou seja, quando não analisa a pretensão de direito material que foi deduzida pelo demandante. Nestas hipóteses, o processo padece de algum vício ou situação intransponível que impede essa verificação. Assim, a sentença terminativa que é aquela fundada no art. 267 apenas gera coisa julgada formal, ou seja, tem o seu conteúdo imutável apenas no processo em que foi proferida, permitindo que o interessado possa repetir a mesma ação e instaurar um novo processo oportunamente. 
Se passa agora a enfrentar o art. 269, caso em que haverá resolução do mérito, ou seja, análise da pretensão de direito material, de modo que se não houver recurso a sentença virá a ser acobertada pela coisa julgada formal e material, impedindo que novo processo seja instaurado para analisar a mesma ação e pretensão de direito material.
O art. 269, inciso I, traz a primeira hipótese de sentença que resolve o mérito, quando o juiz acolher ou rejeitar integralmente o pleito autoral. É o único caso previsto no inciso que se constitui em efetivo “julgamento” do pedido deduzido pelo demandante.
	O inciso II do art. 269 também prevê a resolução do mérito quando o réu reconhecer a procedência do pedido do autor. Este inciso, em realidade, já estaria abrangido pelo anterior.
	O art. 269, inciso III, também autoriza que o juiz resolva o mérito quando as partes transigirem, o que costuma se limitar a homologar o acordo celebrado entre as partes, transformando este ato negocial em título executivo judicial.
	O inciso IV do art. 269 autoriza que o processo seja extinto quando o magistrado verificar a ocorrência da prescrição ou da decadência, que são temas que até mesmo podem ser pronunciados de ofício (v.g. art. 219, parágrafo 5º do CPC e art. 210 do CC), embora nem toda prescrição ou decadência possa ser reconhecida imediatamente pelo juiz (v.g. art. 40, parágrafo 4º da Lei nº 6.830/80 e art. 211 do CC).
	E, ainda, o art. 269, inciso V, permite a resolução do mérito quando o demandante renuncia o seu direito, que é uma hipótese completamente distinta daquela prevista no art. 267, inciso VIII.
Síntese extraída da obra: HARTMANN, Rodolfo Kronemberg. Curso de Direito Processual Civil, Vol. I. Teoria Geral do Processo. Niterói: Impetus, 2012.

Outros materiais