Buscar

ExercícioLogica

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Alagoas – UFAL 
Lógica, Informática e Comunicação
Professora: Nádia Milena Barbosa
Aluno(a): __________________________
Avaliação 1
“A lógica está inserida no cotidiano, em todas as áreas de conhecimento, em todo ato de pensar.” Explique este pensamento dentro do contexto de lógica. (Utilize os conhecimentos de argumentação, inferência lógica, racionalidade etc).
Uma lógica (e, de modo geral, um sistema) é concebida como uma linguagem composta de sintaxe e semântica. Explique os conceitos relacionados à linguagem.
Comente os itens identificando a que se refere cada conceito:
“é um conjunto de afirmações encadeadas de tal forma que se pretende que uma delas, a que chamamos a conclusão, seja apoiada pela outra ou outras, a que chamamos a premissa.”
“é quando se tem premissas que anulam a si mesmas, fazendo com que qualquer conclusão a que se chegue, baseada nestas premissas, seja totalmente falsa. Assim, uma coisa não pode “ser” e “não ser” ao mesmo tempo.”
“ocorre quando nos deparamos com uma circunstância curiosa, capaz de ser explicada pela suposição de que se trata de caso particular de certa regra geral, adotando-se em função disso, a suposição.”
“se as premissas forem verdadeiras é impossível a conclusão ser falsa.”
“é a probabilidade de uma conclusão dado um conjunto de premissas básicas.”
“essa conclusão (junto com outros enunciados) é usada como premissa para inferir uma outra conclusão, que pode funcionar como uma premissa para uma outra conclusão, e assim por diante.”
“é um tipo de argumento que contém várias etapas independentes que sustentam a mesma conclusão.”
“alguns argumentos são expressos de modo incompleto, espera-se que os leitores percebam uma conclusão ou uma premissa não estabelecida.”
Julgue as colocações seguintes e explique.
A teoria do raciocínio é elaborada tendo a inferência como operação fundamental.
Um raciocínio não é verdadeiro ou falso.
A conclusão de um raciocínio é verdadeira ou falsa.
Um enunciado (ou proposição) é uma idéia (ou significado) expressa por uma sentença declarativa e pode ser válido ou inválido.
A inferência que um argumento expressa é válida ou não-válida.
Os argumentos indutivos podem ser válidos ou inválidos.

Continue navegando