Buscar

Simulado de Gestão Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Simulado de Gestão Educacional
Questão 1/2 - Gestão Educacional
Atente para a seguinte informação:
“Alguns princípios como ‘racionalização, produtividade, especialização e controle’ constituem os fundamentos teóricos da prática da administração orientada para garantir a divisão do trabalho e o seu controle em todos os níveis da organização da empresa, desde o planejamento do processo de produção até a sua execução”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FELIX, M. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985. p. 35.
Com base no texto apresentado e nos conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as formas de gestão, enumere, na ordem sequencial, as concepções às suas respectivas prioridades.
1. Gestão Empresarial.
2. Gestão Educacional.
(    ) Prioriza os aspectos pedagógicos em detrimento da produção material.
(    ) Prioriza os aspectos técnicos, administrativos e burocráticos.
(  ) Prioriza as condições para a construção de referenciais que possibilitam a realização humana pela vida digna e participativa em todas as formas de produção da existência.
(   ) Prioriza os métodos de gerência e controle e a divisão pormenorizada do trabalho para atingir seus objetivos.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2
	
	B
	2 – 2 – 1 – 1
	
	C
	2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 1 – 2
	
	E
	2 – 2 – 1 – 2
Questão 2/2 - Gestão Educacional
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“[De acordo com] Paro [...], ao contrário das empresas que buscam a produção de um material tangível, a escola visa um fim de difícil mensuração, pois seu caráter é de certa forma abstrato, outra especificidade da escola é que esta é uma instituição prestadora de serviços e lida diretamente com o elemento humano. O aluno não é apenas beneficiário dos serviços, mas também participante de sua elaboração. E esta ‘matéria-prima’ deve receber tratamento especial, diferente dos materiais que participam do processo de produção nas empresas em geral”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAYER, Polyane Passos; CANOPF, Liliane. A correlação entre a administração geral e a administração escolar. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fVn30s4pZv4J:revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy/article/download/421/197+&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 22 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, há uma dicotomia entre a gestão empresarial e a gestão escolar. Em relação a essa dicotomia, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I. (   ) A gestão empresarial, marcada pelos reflexos da sociedade atual, tende, diferentemente da gestão escolar, a atribuir quase que exclusivamente à administração os problemas que se apresentam nas organizações, desvinculando-os da interferência do contexto social.
II. (   ) A natureza e a especificidade da ação educativa diferem dos processos desenvolvidos nas empresas, que direcionam seus esforços para um produto pronto e acabado e fácil de ser observado e avaliado.
III. (   ) A gestão educativa supera a simples produção de objetivos da gestão empresarial na medida em que a gestão educativa assume uma ação transformadora.
IV. (  ) Em relação à gestão escolar, pode-se afirmar que os problemas enfrentados no cotidiano da escola decorrem somente da incompetência dos gestores educacionais.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – F – F – V

Outros materiais