Buscar

Simulado de Educação de Jovens e Adultos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Educação de Jovens e Adultos
Questão 1/2 - Educação de Jovens e Adultos
Leia a seguinte afirmativa: 
“O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo são metas estruturantes para a garantia do direito à educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso à universalização do ensino obrigatório e à ampliação das oportunidades educacionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Plano Nacional de Educação - PNE, Ministério da Educação. Brasília, DF: INEP, 2001, p. 1. <http://pne.mec.gov.br/>. Acesso em 15 jan. 2017. 
Considerando o dado fragmento e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), assinale a afirmativa correta:
	
	A
	O PNE diz respeito às diretrizes que norteiam o planejamento pedagógico nacional e internacional da Educação de Jovens e Adultos.
	
	B
	O PNE estabelece leis que amparam a oferta da EJA em território nacional e internacional.
	
	C
	O PNE defende um plano de ação restrito ao exercício e formação de mão de obra qualificada e técnica.
	
	D
	O PNE apresenta duração plurianual e, entre suas metas, está a de erradicar o analfabetismo no país.
	
	E
	O PNE tem como meta primordial a de reforçar o ensino técnico e profissionalizante ofertado aos jovens e adultos que estão fora das instituições escolares. 
Questão 2/2 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o excerto de texto a seguir: 
“O contexto social brasileiro entre 1945 e 1964, [...] é um momento da história brasileira onde surge uma nova postura epistemológica, uma nova maneira de pensar a educação de adultos. É nesse contexto que a EJA se define como um espaço próprio, tanto no universo de discussões teóricas como nos Movimentos de Educação Popular tencionando as ações governamentais no sentido de sua efetivação como educação pública”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIERO, Anézia. A relação da educação de jovens e adultos com a educação popular. http://pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/eja/Educacao_de_Jovens_e_adultos_e_educacao_popular_Anezia_Viero.pdf>. Acesso em 09 fev. 2017.
A educação que hoje é denominada de Jovens e Adultos, em outras perspectivas, já foi chamada de Educação de Adultos e de Educação Popular. Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre a educação de adultos, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	A educação de adultos é um paradigma educacional oriunda de movimentos sociais que dão vida à prática coletiva construída com a classe trabalhadora ou com a classe menos favorecida.
	
	B
	A educação de adultos articula o acesso ao conhecimento a processos emancipatórios.
	
	C
	A educação de adultos foi desenvolvida no contexto de movimentos populares e de trabalhadores.
	
	D
	Paulo Freire foi o principal educador a adensar o debate a favor da educação de adultos no Brasil.
	
	E
	A educação de adultos tem trajetória secular na educação brasileira, tendo como bandeira central a superação do analfabetismo.

Outros materiais