Buscar

Gabarito FUPAP Oficina AV2

Prévia do material em texto

Luiza aprendeu com sua mãe que se o intestino está preguiçoso deve-se comer ameixa e mamão, pois isso é bom para ajudar o intestino. Então, Luiza come mamão e ameixa sempre que seu intestino não está funcionando direito. Essa receita caseira sempre dá certo e Luiza é muito grata a sua mãe por esse ensinamento. Claro que Luiza vai passar essa receita milagrosa para seus filhos.
Assinale a alternativa correta em relação ao tipo de conhecimento que Luiza se utiliza para resolver o seu problema intestinal.
Conhecimento científico
Senso comum*
Conhecimento filosófico
Intuição
Conhecimento ideológico
BOHM, Andrea Wendt et al. Tendência da incidência de dengue no Brasil, 2002-2012. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2016, vol.25, n.4, pp.725-733. ISSN 2237-9622.
Objetivo: analisar a tendência da incidência de dengue no Brasil, no período de 2002 a 2012. Métodos: estudo ecológico com dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan); a taxa de incidência de dengue foi calculada segundo grupos etários, unidades da federação (UF) e grandes regiões do país, utilizando-se a regressão de Prais-Winsten. Resultados: as taxas de incidência de dengue no Brasil, em 2002 e 2012, foram de 401,6 e 301,5 por 100 mil habitantes, respectivamente; as taxas de incremento anual revelaram-se estáveis (21,4%; IC95% -19,8;83,7) na maioria das UF, à exceção de Alagoas (38,9%; IC95% 5,1;83,5) e Tocantins (50,4%; IC95% 12,6;100,7); a região Norte foi a única a apresentar tendência de crescimento da incidência de dengue. Conclusão: embora as taxas tenham permanecido estáveis na maioria das UF, ainda são altas no país; políticas mais amplas com foco em novas estratégias de combate à dengue mostram-se necessárias.
O texto acima refere-se a que tipo de conhecimento?
Conhecimento científico*
Conhecimento popular
Conhecimento filosófico
Conhecimento ideológico
Conhecimento biológico
Elizabete concluiu sua graduação em Psicologia, em junho de 2016. Logo após a formatura Elizabete fez sua inscrição no Conselho Regional de Psicologia (CRP) da sua região. Em setembro do mesmo ano ela foi trabalhar em um Centro de atendimento, onde existem vários profissionais liberais, dentistas, fisioterapeutas, médicos, entre outros. Nesse local ela atende pacientes particulares e também atende pacientes de convênios.
Para Elizabete exercer a profissão de psicólogo é necessário que ela tenha Título de Especialista? Lembrando que A Resolução CFP 13/07 institui a Consolidação das Resoluções relativas ao Título Profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro.
A partir do caso de Elizabete analise as afirmativas a seguir:
O Título de Especialista em psicologia é uma referência sobre a qualificação do psicólogo, constituindo uma condição obrigatória para o exercício profissional.
Para habilitar-se ao Título de Especialista e obter o registro, o psicólogo deverá estar inscrito no Conselho Regional de Psicologia há pelo menos 02 anos.
Não é necessário obter o Título de Especialista para atuar na profissão, basta estar inscrito no CRP da sua região. 
É correto apenas o que se afirma em:
I
II
III
II e III*
I e II
Trecho do livro “A Paixão Segundo G.H.” de Clarice Lispector
“O que eu era antes não me era bom. Mas era exatamente desse não-bom que eu havia organizado o melhor: a esperança. De meu próprio mal eu havia criado um bem futuro. (…) Terei que correr o sagrado risco do acaso. E substituirei o destino pela probabilidade.” p.13 
Assinale a alternativa correta, em relação ao trecho do texto acima, que se refere a:
Ciclo de vida
Senso comum
Subjetividade*
Personalidade
Comportamento

Outros materiais