Buscar

Geologia- Definições

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - A GEOLOGIA COMO CIÊNCIA DA TERRA
1.1. CONCEITOS BÁSICOS
Geologia é a ciência que estuda a Terra. O termo Geologia vem do grego:
Geo = Terra e logos = Ciência
Definição: As Ciências Geológicas procuram decifrar a composição, estrutura e evolução do Globo Terrestre, bem como os processos que ocorrem no seu interior e superfície.
 Identificar Matérias terrestres
Geologia Classificar e
 Mapear Estruturas geológicas
Conceitos Científicos Básicos:
a) Física 	- Propriedades físicas dos materiais terrestres
- Esforços físicos de deformação mecânica
- Movimentos superficiais e internos
b) Química: 		- Propriedades químicas dos minerais e rochas
- Cristalização e recristalização dos minerais
- Condições de Pressão e Temperatura
- Idades radiométricas dos minerais e rochas
c) Biologia: 	- Estudo de fosseis de vegetais e animais
- Ações construtivas destrutivas dos organismos
- Formação de rochas de origem orgânica
d) Matemática: 	- Modelos numéricos
- Procedimentos estatísticos
- Resolução de equações matemáticas
Aplicações:
Exploração de recursos minerais
Prospecção de jazidas petrolíferas e de carvão
Gestão de águas superficiais e subterrâneas
Controle e monitoramento do meio ambiente
Suporte ao desenvolvimento de obras civis
PEDOLOGIA – ciência que estuda a origem e o desenvolvimento dos solos.
SOLO – é um corpo natural da superfície terrestre cujas propriedades são devidas ao efeito do clima e organismos, os quais atuam sobre o material de origem, condicionados pelo relevo durante certo período de tempo.
FATORES DE FORMAÇÃO DOS SOLOS:
1 - Clima
2 - Organismos
3 - Material de Origem
4 - Relevo
5 - Tempo
1.2. ÁREAS DAS GEOCIÊNCIAS
a) Geofísica - reconhece as propriedades físicas da Terra para estudar sua estrutura interna. Por exemplo, estudando o campo magnético terrestre (intensidade, configuração e variação), o fluxo de calor interno da Terra, o movimento das ondas sísmicas, que estão associadas aos terremotos. A geofísica combina geologia com física para solucionar problemas como encontrar reservas de gás, óleo, metais, água.
b) Geoquímica - trata do quimismo do planeta. Atualmente, esta área pode ser dividida em geoquímica sedimentar, geoquímica orgânica, o novo campo da geoquímica ambiental, e muitos outros. O grande interesse da geoquímica está na origem e evolução das principais classes de rochas e minerais. O geoquímico estuda especificamente os elementos da natureza - por exemplo, os ciclos geoquímicos do carbono, nitrogênio, fósforo e enxofre; distribuição e abundância de isótopos na natureza e a exploração geoquímica, também chamada de prospecção geoquímica, que é aplicada para a exploração mineral.
c) Petrologia - trata da origem, estrutura, ocorrência, e da história das rochas ígneas, metamórficas e sedimentares. Os petrólogos estudam as mudanças que ocorrem nas rochas e são capazes de fazer um detalhado mapeamento mostrando os tipos de rochas existentes em uma área.
d) Mineralogia - trata dos minerais encontrados na crosta terrestre, e até mesmo os encontrados ou originados fora dela. A cristalografia estuda a forma externa e a estrutura interna dos cristais naturais ou sintéticos. Há quem considere a mineralogia a arte de identificar os minerais baseando-se nas suas propriedades físicas e químicas. A mineralogia econômica focaliza os processos responsáveis pela formação dos minerais, especialmente os de uso comercial.
e) Geologia estrutural - estuda atualmente as distorções das rochas em geral. Usualmente comparando as formas obtidas e as classificando. Essas distorções podem ser vistas tanto macroscopicamente quanto microscopicamente. Os geólogos estruturais são capacitados para localizar armadilhas estruturais que podem conter petróleo.
f) Sedimentologia - refere-se ao estudo dos depósitos sedimentares e das suas origens. Os sedimentólogos estudam inúmeras feições apresentadas nas rochas que podem indicar os ambientes que existiam no local no passado e assim entender os ambientes atuais.
g) Paleontologia - estuda a vida pré-histórica, tratando do estudo de fósseis de animais e plantas micro e macroscópicos. Os fósseis são importantes indicadores das condições de vida existentes no passado geológico, sendo preservados por meios naturais na crosta terrestre.
h) Geomorfologia - trabalha com a evolução das feições observadas na superfície da Terra, identificando os principais agentes formadores dessas feições e caracterizando a progressão da ação de agentes como o vento, gelo, água, que afetam bastante o relevo terrestre.
i) Geologia Econômica - envolve a aplicação de princípios geológicos para o estudo do solo, rochas, água subterrânea para saber como devem influir no planejamento e construção de estruturas de engenharia.
j) Hidrogeologia - trata do gerenciamento de recursos hídricos, localização de lençóis freáticos e a construção de poços.
l) Geocronologia – desvenda as idades das rochas e eventos geológicos a partir da desintegração de elementos radioativos.
m) Geologia Ambiental - esse é um campo relativamente novo responsável pela coleta e análise de dados geológicos para evitar ou solucionar problemas oriundos intervenção humana no meio ambiente. Um dos seus ramos é o da Geologia Urbana, que trata dos impactos, geralmente caóticos, gerados sobre o meio ambiente, quando o incontrolável crescimento das cidades agride o ambiente ocasionando catástrofes que afetam diretamente a qualidade de vida da população. Atualmente o geólogo ambiental tem trabalhado bastante na elaboração de RIMAS (Relatórios de Impacto Ambiental), exigidos antes da execução de grandes obras.
n) Geotecnia – estudos geológicos com aplicações em construções civis de pequenos e grandes portes.

Outros materiais