Buscar

simulado 2

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Meio Ambiente e Sustentabilidade
	Data de início:
	22/02/2017 13:09
	Prazo máximo entrega:
	22/02/2017 13:29
0:00:53
Questão 1/2 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia a manchete a seguir:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/07/mesmo-com-politica-de-residuos-416-do-lixo-tem-destino-inadequado.html. Acesso em 06 jan. 2016.
Como visto na notícia acima, a gestão dos resíduos sólidos industriais e urbanos representa um desafio devido à quantidade de lixo produzido. Estudamos em nossas aulas os tipos de processos de tratamentos de resíduos. Assim sendo, levando em consideração o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, relacione os elementos às suas características:
1. Saneamento de solos contaminados.
2. Desumidificação.
3. Pirólise.
4. Compostagem.
5. Incineração.
(    ) É uma alternativa razoável utilizada para destinação do lixo urbano, na qual são utilizadas altas temperaturas para destruí-lo e reduzir o seu volume e peso.
(  ) É um exemplo de processo, sob pena de multa ambiental, quando um posto de abastecimento de combustíveis apresenta contaminação do meio ambiente por meio de vazamentos.
(   ) É um processo biológico que ocorre em resíduos de origem animal ou vegetal, havendo a decomposição da matéria orgânica.
(   ) Consiste na utilização de tecnologias que retiram água de 100% de soluções orgânicas e inorgânicas.
(  ) As altas temperaturas transformam um composto orgânico em outra substância e é geralmente utilizado no tratamento de lixo por fogo.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	5 – 1 – 4 – 2 – 3.
	
	B
	5 – 3 – 4 – 1 – 2.
	
	C
	4 – 3 – 1 – 5 – 2.
	
	D
	3 – 5 – 4 – 1 – 2.
	
	E
	4 – 5 – 2 – 3 – 1.
	1A
	2C
Questão 2/2 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atente para o seguinte extrato de texto:
“Santos [...], discutindo o conceito de sustentabilidade, considera que environnement (ambiente) compreende a base física e material da vida, a infraestrutura que possibilita sua existência em toda e qualquer escala”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DULLEY, R.D. Noção de Natureza, ambiente, meio ambiente, recursos ambientais e recursos naturais. Agricultura em São Paulo, São Paulo/SP, v. 51, n. 2, p. 15-26, jul./dez. 2004. p. 18 (link: www.iea.sp.gov.br/out/publicacoes/pdf/asp-2-04-2.pdf. Acesso em 15 abr. 2015).
O texto acima apresenta um conceito de ambiente. Em nossas discussões, vimos variações sobre o conceito de meio ambiente. Considerando as aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, leia as proposições abaixo:
I. O meio ambiente pode ser definido espacialmente pelos locais, unidades biológicas, que podem compreender variadas comunidades (formadas por variadas espécies), independentemente do estágio de evolução.
II. O meio ambiente é um conceito complexo que se originou para substituir o conceito de comunidade ecológica, que seria menos complexo e abrangente.
III. O conceito de meio ambiente se relaciona com as comunidades biológicas devido à relação direta de sobrevivência das espécies, plantas, animais e vegetais que interagem no mesmo espaço.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I.
	
	E
	II.
	1A
	2C

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes