Buscar

02 unidade AOL3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Em relação a Homens, Engenharias e Rumos Sociais de Gilberto Freyre, qual das citações apresentadas no texto Desafios da Amazônia na visão atual de Gilberto Freyre , indicado para leitura, não está de acordo com o escrito pelo autor. 
	
	
	Engenharia física – “se manifesta em quase todas as coisas técnicas ou construções, a serviço essencial e imediato dos homens: casas, pontes, instrumentos de trabalho, veículos, equipamentos: inclusive o culinário”;
	
	
	Engenharia humana – cuida das “relações técnicas ao mesmo tempo que antropométricas, dos homens com tais coisas”;
	
	
	Engenharia social – cuida das “inter-relações de ordem social entre homens uns com os outros e de métodos com instituições de várias espécies dentro de uma sociedade humana.”;
	
	
	Vem sendo crescentemente particularizado o uso da palavra engenharia para caracterizar especialidades restritas: engenharia médica, por exemplo;
	
	
	Engenharia militar e engenharia naval são caracterizações já antigas de especialismos ligados a institucionalizações de técnicas de engenharia: da engenharia humana.
1 pontos   
PERGUNTA 2
Assinale a alternativa que completa corretamente a citação abaixo:
Estudos indicados pelo TRATABRASIL (www.tratabrasil.org.br), mostram que ______ das mortes por diarreias no mundo são causadas pelo saneamento inadequado, a mesma fonte contabiliza que, em 2011, no Brasil, os gastos do SUS com internações por diarreia foi de R$ ______ milhões. 
	
	
	80%, 140;
	
	
	85%, 130;
	
	
	88%, 130;
	
	
	88%, 140;
	
	
	80%, 130.
1 pontos   
PERGUNTA 3
De acordo com o texto Esgotamento Sanitário Inadequado e Impactos na Saúde da População, indicado para leitura, assinale a alternativa incorreta. 
	
	
	Em 2011, no Brasil, 396.048 pessoas foram internadas por diarreia; destas, 138.447 foram crianças menores de 5 anos (35% do total). 
	
	
	Nas 100 maiores cidades do Brasil, 54.339 pessoas foram internadas (14% do total) e 28.594 delas foram crianças entre 0 e 5 anos de idade. 
	
	
	As crianças menores de 5 anos representaram 53% das internações por diarreia nas maiores cidades e 21% destas internações no Brasil. 
	
	
	Das 54.339 pessoas internadas por diarreia, nas 100 maiores cidades do Brasil, em 2011, cerca de 2 mil (3,7%) ocorreram nos 10 municípios com as piores taxas de internação por diarreia.
	
	
	Em 2011, 138.447 crianças menores de 5 anos foram internadas por diarreia; 28.594 delas nas 100 cidades analisadas, ou seja, 20,7% do total no Brasil. 
1 pontos   
PERGUNTA 4
De acordo com o texto POLUIÇÃO DO SOLO CAUSADA PELO USO EXCESSIVO DE AGROTÓXICOS E FERTILIZANTES – ZONA RURAL, VIÇOSA – MG, assinale a alternativa incorreta.
	
	
	O uso de agrotóxicos, quando analisado em curta escala, proporciona benefícios para a produtividade. Entretanto, com o passar das colheitas, o solo vai sendo degradado e diminui a sua oferta de nutrientes para as culturas. 
	
	
	Os compostos usados como agrotóxicos, possuem substâncias com altas concentrações que causam danos a todo ecossistema que circunda o terreno e configura uma nova caracterização para o solo, diferente daquela original. 
	
	
	Novas alternativas podem ser desenvolvidas visando ao aumento da produtividade, como uma produção pautada em sustentabilidade com princípios orgânicos de adubação. 
	
	
	Novas técnicas de manejo do solo podem ser empregadas, com custos baixos para sua manutenção. O uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças são apenas algumas das que podem ser apresentadas. 
	
	
	O excesso de agrotóxicos não leva os solos à exaustão e, com o passar do tempo, podem tornar os solos cada vez mais produtivos.
1 pontos   
PERGUNTA 5
Com base na resolução 11/2002, identifique qual dos itens abaixo não tem correlação com o perfil desejado para um profissional cidadão e socialmente responsável.
	
	
	Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional.
	
	
	Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental.
	
	
	Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia.
	
	
	Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
	
	
	Trabalhar de forma competitiva e buscando o melhor desempenho financeiro.
1 pontos   
PERGUNTA 6
De acordo com a página da Wikipedia, que trata de Poluição ambiental, indicada para leitura, assinale a alternativa incorreta.
	
	
	A poluição atmosférica se refere a mudanças da atmosfera susceptíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, líquidos em suspensão, material biológico ou energia. 
	
	
	A adição dos contaminantes pode provocar danos diretamente à saúde humana ou ao ecossistema, podendo estes danos ser causados diretamente pelos contaminantes, ou por elementos resultantes dos contaminantes. 
	
	
	Além de prejudicar a saúde, a poluição ambiental pode, igualmente, reduzir a visibilidade do meio ambiente, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis.
	
	
	A poluição ambiental causa ainda mais impactos no campo ambiental, tendo ação direta no aquecimento global, não sendo responsável por degradação de ecossistemas e nem causadora de chuvas ácidas.
	
	
	A concentração dos contaminantes diminui à medida que estes são dispersos na atmosfera, o que depende de fatores climatológicos, como a temperatura, a velocidade do vento, o movimento de sistemas de alta e baixa pressão e a interação destes com a topografia local.
1 pontos   
PERGUNTA 7
De acordo com o site Planeta Sustentável (http://planetasustentavel.abril.com.br/), cientistas britânicos divulgaram um estudo que mostra que a temperatura média do planeta pode aumentar até o final do século, se a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera permanecer como a atual, em até:
	
	
	4ºC;
	
	
	2ºC;
	
	
	3ºC;
	
	
	5ºC;
	
	
	1ºC;
1 pontos   
PERGUNTA 8
De acordo com o texto, Estudo Trata Brasil confirma relação entre doenças e falta de saneamento, indicado para leitura, assinale a alternativa incorreta.
	
	
	A universalização do saneamento básico, em especial dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, é urgente para poder alterar o panorama das internações por diarreia nos País, contribuindo para melhorar a saúde da população e para diminuir os gastos com internação por essa enfermidade.
	
	
	As diarreias acometem, principalmente, crianças de até 5 anos de idade, que necessitam, mais do que o restante da população, de boas condições de saúde e bem-estar para seu pleno desenvolvimento, aprendizado escolar e participação na sociedade civil.
	
	
	Em 2008, 67,3 mil crianças menores de 5 anos foram internados por diarreias nos 81 municípios analisados pelo estudo.
	
	
	As regiões Norte, Nordeste e as periferias das grandes cidades são as áreas com as maiores taxas de internação por diarreias entre 2003 e 2008 – 7 das 10 cidades com pior desempenho eram dessas regiões. 
	
	
	Em 2008, as 10 piores cidades em taxas de internação por diarreias responderam por 58% das hospitalizações por esse tipo de doença, mesmo representando apenas 5% da população pesquisada. 
1 pontos   
PERGUNTA 9
A sustentabilidade se baseia em três princípios. Assinale a alternativa que lista os três.
	
	
	o meio ambiente, a economia e o ser humano envolvido;
	
	
	o meio ambiente, a cultura e o ser humano envolvido;
	
	
	o meio ambiente, a economia e a comunicação;
	
	
	o meio ambiente, a economia e a cultura;
	
	
	o meio ambiente, a cultura e o ser humano envolvido.
1 pontos   
PERGUNTA 10
Segundo a legislação brasileira (Resolução 11/2002, da Câmara de Educação Superior) a formação do engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
Assinale a alternativaque não exemplifica uma competência ou habilidade de um engenheiro:
	
	
	Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais em engenharia e projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados.
	
	
	Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos, planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia.
	
	
	Identificar, formular e resolver problemas de administração, além de desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas de gestão.
	
	
	Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas e avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas.
	
	
	Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica e atuar em equipes multidisciplinares.
1 pontos   
Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.

Outros materiais