Buscar

Erros Radiograficos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Erros Radiográficos
1
Filme dobrado
O erro do filme dobrado acontece quando a curvatura torna-se tão excessiva no momento da colocação do filme ou pela manutenção do filme pelo paciente, ou pela pressão exagerada do bloco de mordida (no uso de posicionadores) que provocará uma dobra (um vinco).
 
Este erro proporcionará uma imagem radiográfica característica: Teremos uma imagem alongada (representando a área da curvatura) até uma linha radiopaca bem definida (a área da dobra) e após esta linha teremos mais duas ou três linhas radiopacas de menor intensidade e após estas linhas uma área radiopaca (sem imagem
2
Na centralização do feixe – Angulação Vertical
As três primeiras imagens se referem a uma alteração na angulação vertical que ocorreu devido a diminuição da angulação utilizada para confeccionar o exame radiográfico, resultando nesta imagem mais alongada (aumentada). Mas neste quesito também podemos ter um aumento da angulação que resultará numa imagem encurtada (diminuída), erro este que não foi cometido pelo trio.
Estes erros normalmente ocorrem na técnica da Bissetriz. (como é o caso destas radiografias)
3
Como evitar este erro de centralização do feixe?
Já nas técnicas que não se utiliza posicionador, como a de bissetriz, para facilitar as tomadas radiográficas foram calculadas as angulações verticais médias, nas quais as maiorias dos pacientes se enquadram.
Nas técnicas radiográficas em que se utiliza o posicionador, como a de paralelismo, este erros tende a diminuir, porém se o operador não posicionar de forma correta o cilindro localizador (do aparelho) em relação ao anel de localização (do posicionador), este erro poderá acontecer. 
Seguindo estas angulações os erros tendem a diminuir bastante, caso não, ocorre os erros já visto anteriormente. 
Na centralização do feixe - Angulação Horizontal
A ultima imagem já é uma alteração na angulação horizontal, que ocorreu devido aos aparelhos atualmente não possuírem mais o goniômetro para marcação da angulação horizontal. O erro na angulação horizontal provocará a imagem da superposição das faces proximais (pontos de contato fechados). 
Estes erros normalmente ocorrem na técnica da Bissetriz. (como é o caso destas radiografias)
Como evitar este erro de centralização do feixe?
Nas técnicas radiográficas em que se utiliza o posicionador, como a de paralelismo, este erros tende a diminuir, porém se o operador não posicionar de forma correta o cilindro localizador (do aparelho) em relação ao anel de localização (do posicionador), este erro poderá acontecer. 
Seguindo estas angulações os erros tendem a diminuir bastante, caso não, ocorre os erros já visto anteriormente. 
Para as angulações horizontais usam-se os pontos de referencia dentárias, uma vez que os aparelhos não possuem mais o goniômetro.
Arranhão no filme
A manipulação inadequada do filme poderá provocar arranhões no filme, que dependendo grau de injúria podem ser radiopacos e/ou radiolúcido. 
Radiopaco = Remove a Gelatina 
Radiolúcido = Não Remove a Gelatina 
Este erro ocorre devido a radiografia não estar completamente imersa no líquido do revelador. Consequentemente a área que não entrou em contato com o líquido do revelador, não sofrerá a ação do mesmo. A imagem radiográfica deste erro é de uma área completamente sem imagem (radiopaca), correspondente a área não imersa no revelador
Na revelação – Nível Baixo de Revelador
Durante o processo de fixação o operador deve tomar o cuidado para que os filmes colocados em colgaduras não fique colados na parede do tanque. A imagem radiográfica deste erro é de uma área (que pode estar presente em qualquer região do filme) de aspecto irregular, e tamanho variado, escurecida/ radiolúcida. Esta área corresponde a região do filme que ficou colada na parede do tanque. 
Na Revelação no processo de fixação: Filme colado na parede do tanque
Na Revelação na lavagem final: manchas amarronzadas após determinado tempo
Este erro ocorre devido principalmente: pouco tempo de lavagem, água parada ou água contaminada de revelador.
 A imagem radiográfica deste erro é de manchas amarronzadas ou acastanhadas, por toda superfície da radiografia.
A lavagem final é um passo importante para o correto processamento das radiografias, deve-se lavar a radiografia por pelo menos 15 minutos, em água corrente, pois além de remover os resíduos químicos da superfície da película radiográfica, serve também para limpeza das colgaduras e grampos.
 Um dos principais problemas relacionados a este tipo de erro, é em relação ao aspecto legal do exame radiográfico, pois caso esta radiografia seja solicitada no futuro para dirimir quaisquer dúvidas em um processo legal , ela não terá nenhuma validade, pois não trará mais nenhuma informação diagnóstica.
Este erro prejudica o CD em um processo legal
11
Radiografia Oclusal
A imagem se refere na alteração angulação vertical que ocorreu devido a angulação não estar em 65º como recomendada, além de não estar centralizada no ponto de referencia, glabela, como recomendado. Além de um erro no direcionamento do raio central, o que provocou esta imagem caracterizada por uma área radiopaca em forma de “meia lua”, em uma das extremidades do filme, correspondendo à área que não foi exposta pelos raios x. 
Bibliografia
Cartilha de Filmes de Raios-X: Como evitar os erros mais comuns da DFL por Prof. Luiz Fernando Deluiz
Agradecemos por sua atenção!
14

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais