Buscar

Questionario 2 - Serviço Social - Surgimento e Institucionalização no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário 2
1 – (Enade 2004) Sob a autocracia burguesa (a ditadura de 1964/1984), o serviço social brasileiro explicitou, pela primeira vez, a perspectiva da intenção de ruptura com o conservadorismo.
O marco desse processo ficou conhecido como:
Resposta: A- Metodo B.H.
Comentário: A intenção de ruptura com o serviço social tradicional produz a crítica ao serviço social tradicional e seu embasamento, pautado no regime, responde a suas demandas. Queria romper com o pensamento conservador. Introduz a teoria social de Marx (método de BH).
2 - A contestação ao tradicionalismo profissional emergiu na metade dos anos 1960 e prolongou-se por uma década, implicando um questionamento global da profissão, de seus fundamentos, de suas raízes sociopolíticas e da direção social da pratica profissional. Esse processo é denominado:
Resposta: C – Movimento de reconceituação.
Comentário: A partir de 1960, o serviço social começa a sofrer importantes transformações no movimento de reconceituação da profissão na América Latina, que trazia uma denúncia do conservadorismo profissional iniciado na década de 1960 e desenvolvido até a década de 1980, influenciado pela conjuntura histórica mundial, principalmente na América Latina. Nessa década a profissão veio a questionar seus referenciais e requisitar uma renovação em diferentes níveis: teóricos, metodológico, técnico operativo e político. Esse processo de mudanças na formulação teórica e prática do serviço social não se deu de forma isolada, mas sim inserido no movimento das demais ciências sociais e humanas, que discutiam a temática do “desenvolvimento” e de suas repercussões na América Latina. Esse movimento, denominado de “movimento de reconceituação”, impôs ao assistente social a necessidade da constituição de um novo projeto profissional, comprometido com as demandas e interesses da população usuária dos serviços. O movimento foi reprimido pelo golpe militar de 1964, com a neutralização de todos os segmentos comprometidos com a democratização da sociedade e do Estado (Bravo, 2007).
3 - A interlocução do serviço social com as diferentes vertentes teórico-metodológicas de inspiração marxista, fenomenológica, funcionalista, modernizadora e suas consequentes respostas profissionais às expressões da questão social podem ser analisadas a partir da própria inscrição da profissão na divisão social do trabalho e de sua função no processo de reprodução das relações sociais como uma atividade polarizada por interesses contraditórios.
Sobre as vertentes teórico-metodológicas, que se constituíram em referencial de análise para o serviço social, podemos afirmar que:
I- No funcionalismo, o serviço social se constitui como profissão de ajuda, se propõe a promover a integração e/ou ajustamento do homem ao meio.
II- No marxismo, o serviço social se situa no processo de reprodução das relações sociais como atividade auxiliar e subsidiária no exercício do controle social.
III- Na fenomenologia, o serviço social tematiza a noção de intervenção social como um procedimento metódico de processo de ajuda psicossocial, desenvolvido através do diálogo.
IV- Na vertente modernizadora, o serviço social se caracteriza como uma profissão comprometida com uma sociedade mais justa e solidária, ou seja, com a transformação social.
 Assinale a alternativa que está correta.
Resposta: D – I,II e III
Comentário: Espera-se, para a resolução desta questão, a apreensão das estruturas de pensamento que influenciaram e permearam o serviço social desde a sua gênese.
Quanto à afirmativa I: No funcionalismo, o serviço social se constitui como profissão de ajuda, propõe-se a promover a integração e/ou o ajustamento do homem ao meio. Assim, a questão está correta, pois foi no funcionalismo que a prática institucional foi instaurada, em substituição ao neotomismo.
Quanto à afirmativa II: No marxismo, o serviço social situa-se no processo de reprodução das relações sociais como atividade auxiliar e subsidiária no exercício do controle social. Portanto, a questão está correta, pois é na apropriação dessa teoria que se evidenciam as relações sociais a partir das relações de produção, porém, nessa gênese, como agente de controle, a fim de manter a ordem vigente.
Quanto à afirmativa III: Na fenomenologia, o serviço social tematiza a noção de intervenção social como um procedimento metódico de processo de ajuda psicossocial, desenvolvido através do diálogo. Está correta também, pelo fato de nessa vertente as ações serem voltadas para o vivido, e sua interpretação parte da ajuda através dessa compreensão, através do diálogo, e não apenas do empirismo.
4 - A primeira fase de difusão da vertente ideopolítica Intenção de Ruptura fundamentou-se:
Resposta: B – no arsenal marxiano de raiz estruturalista.
Comentário: A intenção de ruptura com o serviço social tradicional produz a crítica e a contestação das bases, pautadas no regime, introduzindo o pensamento marxista e a participação político-partidária.O método articula os interesses históricos das classes e camadas exploradas e subalternizadas com os critérios teóricos, metodológicos e interventivos do serviço social.
5 - Analise as afirmativas a seguir em relação às particularidades do processo de renovação do serviço social brasileiro:
I- Instauração do pluralismo teórico, ideológico e político no âmbito do debate profissional.
II- Sintonia da polêmica teórico-metodológica profissional com as discussões em curso nas ciências sociais.
III- Constituição de segmentos de vanguarda inseridos na vida acadêmica.
 Selecione a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
Resposta: E – todas as afirmativas estão corretas.
Comentário: O processo de renovação do serviço social expressa um quadro complexo e heterogêneo composto por:
- Vários projetos profissionais em confronto com o pluralismo teórico, ideológico e político, fomentando a crítica;
- Diversas concepções de intervenção profissional, derivadas da diversificação das matrizes teórico-metodológicas alternativas;
- Novas propostas de formação profissional;
- Fraturas ideológicas.
A partir dessa década, o serviço social busca conteúdos teóricos e metodológicos que melhor instrumentem sua ação prática.
6 - As condições que a conjuntura do pós 64 abriram para o Brasil geraram a necessidade de um processo de renovação do serviço social, o qual assumiu três direções.
Assinale a alternativa que contém essas três direções.
Resposta: A – a perspectiva modernizadora, a reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura.
Comentário: As três direções que o processo de Renovação assumiu são:
Perspectiva modernizadora – Araxá (1967) e Teresópolis (1970);
Reatualização do conservadorismo – Sumaré (1978) e Alto da Boa Vista (1984);
Intenção de ruptura: método BH (72/75) e INOCOOP, final da década de setenta.
7 - Assinale a alternativa que descreve, na ordem cronológica, os documentos da perspectiva modernizadora do serviço social.
Resposta: C – Araxá, Teresópolis e Alto da Boa Vista.
Comentário: Araxá (1967), Teresópolis (1970), Sumaré (1978) e Alto da Boa Vista (1984).
8 - O seminário de Araxá examinou a questão da(o):
Resposta: C – Teorização do Serviço social
Comentário: A perspectiva modernizadora foi uma adequação do serviço social como instrumento do regime vigente, que buscava técnicas que atendessem a suas exigências. Foi expressa por dois seminários de teorização do serviço social: o de Araxá e o de Teresópolis. Essa visão não rompeu com o serviço social tradicional, só o modernizou, funcionalismo estrutural.
9 - Qual foi a primeira grande instituição nacional de assistência social, organizada em sequência do engajamento do país na Segunda Guerra Mundial?
Resposta: C – LBA
Comentário: A primeira grande instituição de assistência social criada no Brasil foi a Legião Brasileira de Assistência (LBA), que teve sua gênese, no período pós-Segunda Guerra, marcada pela presença das mulheres e pelo patriotismo.
10 - Uma das direções que a renovaçãodo serviço social brasileiro assumiu, caracterizou-se pela formulação de documentos como os dos seminários de Araxá e Teresópolis. No núcleo central de tal direção, o serviço social é tematizado como:
Resposta: B - Interventivo, dinamizador e integrador
Comentário: A perspectiva modernizadora foi uma adequação do serviço social como instrumento do regime vigente, que buscava técnicas que atendessem a suas exigências. Foi expressa por dois seminários de teorização do serviço social: o de Araxá e o de Teresópolis. Essa visão não rompeu com o serviço social tradicional, só o modernizou, com o funcionalismo estrutural. Segundo o seminário Araxá, o serviço social é concebido como uma prática institucionalizada, interventiva, que trabalha com o indivíduo com desajustamento familiar e social sob uma perspectiva preventiva, corretiva e promocional. O seminário de Teresópolis foi um estudo sobre a metodologia do serviço social, no qual se pensou a prática e a sua interlocução com a teoria, uma concepção operacional da profissão.

Outros materiais