Buscar

Gabarito AP2 Alfa 2 2010.2 UERJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia
e Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais
UERJ /CEDERJ
Avaliação Presencial 2
ALFABETIZAÇÃO 2
Coordenadora: Marta Lima Rego
2010.2
Aluno: ________________________________________________________
Pólo: _________________________________________________________
Caro (a) aluno (a):
	Na avaliação presencial, assim como na avaliação a distância, as suas respostas devem ser escritas como texto argumentativo científico. Não podem ser produto apenas de suas opiniões pessoais ou de conceitos retirados do senso comum. Esse é o diferencial dos alunos de um curso superior.
	“A avaliação precisa ser um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas” (MORETTO, 2004).
Lembre-se de ler atentamente os enunciados, verificando se sua resposta está de acordo com o que foi solicitado.
Desenvolva suas idéias, expressando nas respostas o conhecimento que foi capaz de construir, ao longo das aulas.
Faça uma revisão cuidadosa de sua avaliação ao final de cada resposta, com o objetivo de verificar se os seus textos apresentam clareza e coerência.
Bom trabalho!
Questão 1 (2,0 pontos)
Leia a afirmação a seguir.
Qualquer manifestação lingüística que escape do triângulo escola-gramática-dicionário é considerada errada, rudimentar, deficiente.
Ao desconsiderar a diversidade lingüística do português falado no Brasil e ao centrar-se na norma culta padrão, o ensino da língua (em sua modalidade escrita), praticado em nossas escolas, fundamenta-se num preconceito: “A língua portuguesa correta é a língua ensinada nas escolas, explicada nas gramáticas e catalogada nos dicionários.” (BAGNO,1999, p. 40). 
Tomando como base a afirmação acima, marque as afirmações corretas.
( ) O processo de alfabetização não precisa levar em conta as marcas culturais de oralidade que a criança traz para a escola. O que importa, realmente, é o reconhecimento do padrão culto da língua materna como o mais importante a ser ensinado na escola. O modo como ele fala não é valorizado pela sociedade e, portanto, deve ser descartado pelo professor em sala de aula. 
( ) A transformação do processo de alfabetização das classes populares, implica na formação crítica do cidadão, nem sempre objetivada pelo poder estabelecido. As dificuldades para a implantação de mudanças na alfabetização das minorias desfavorecidas não são produto dos interesses políticos de manutenção do sistema, mas sim da falta de conhecimento de professores e gestores do que precisa ser feito.
 ( x ) A escola não pode furtar-se da tarefa de oferecer às crianças um processo de alfabetização que permita a apropriação da leitura e da escrita, em diferentes situações da vida cotidiana, como por exemplo: ler e entender a letra de música, compreender a propaganda da televisão e o texto literário. Por esse motivo, o preconceito lingüístico, a soletração e a memorização não têm mais lugar na escola.
( x ) A ampliação do conceito de alfabetização e a sua significação como instrumento de transformação da realidade do fracasso escolar, passam pelo compromisso do professor com a alfabetização. Não apenas do ponto de vista do conhecimento teórico necessário para isso, mas sim da mudança do plano do discurso para o plano da ação.
Questão 2 ( 2,5 pontos)
Os projetos pedagógicos podem ser o primeiro passo para uma transformação real da prática pedagógica. Segundo Hernández (1998), a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com professores e alunos atuando juntos.
 	Com base em seus estudos sobre projetos pedagógicos, indique os benefícios desta proposta de trabalho. Fundamente sua argumentação nos princípios teóricos estudados até o momento.
R. Atendimento às necessidades das crianças, vínculo com o contexto real ; contato com as questões que aparecem no mundo, oportunidade de formação em valores, posturas éticas e temas diversos, possibilidade de ir além do conteúdo escolar, produção de diferentes formas de registro, possibilidade de ir além dos livros didáticos, envolvimento de todos com o trabalho, possibilidade de ir além da sala de aula e alcançar toda a comunidade escolar. 
Questão 3 ( 2,5 pontos)
Nas últimas décadas, várias mudanças têm ocorrido em nosso cotidiano devido aos avanços da tecnologia. Como exemplo podemos citar os aparelhos eletro - eletrônicos, aparelhos de tecnologia e comunicação, etc. Após a leitura em seu módulo do referido assunto, reflita criticamente e escreva um breve texto argumentativo de aproximadamente 10 linhas descrevendo sua percepção sobre a tecnologia e seu uso no processo de construção do conhecimento.
 A resposta do aluno deve contemplar os seguintes pontos:
. Uso da tecnologia como ferramenta para a construção do conhecimento.
. os educandos se desenvolvendo em consonância com a realidade atual.
. A tecnologia deve ser transformada em força produtiva e criativa na escola para que seja garantida a formação crítica no uso das novas tecnologias.
. 
Questão 4 ( 1,5 pontos )
A escola ao apropriar-se da Literatura Infantil, age de forma ditatória e a pedagogiza para atender a seus próprios fins, fazendo dela uma “Literatura escolarizada”.
O uso inadequado de materiais de leitura tem contribuído para o fracasso na formação de leitores.
Aponte no mínimo três procedimentos inadequados com relação à promoção de leitura adotados na escola básica.
.O uso do texto como pretexto para o ensino da língua ;
. Uso da leitura em atividades de avaliação e/ou cobrança;
. Exercícios de interpretação que não contribuem para a compreensão do texto.
Questão 5 ( 1,5 pontos)
A	 partir dos conhecimentos construídos sobre avaliação, marque V de verdadeiro ou F de falso para cada afirmativa abaixo.
( f ) Um dos objetivos de uma avaliação bem elaborada é dar subsídios ao professor para classificar seus alunos a partir de um padrão previamente estabelecido.
( v ) A escola, ao exigir na avaliação de seus alunos um padrão de resposta, reproduz um modelo de avaliação excludente e fortalece o fracasso escolar.
( f ) Uma avaliação quantitativa e classificatória é determinante para a inclusão ou exclusão do aluno no universo escolar.
( v ) A sala de aula deve proporcionar a interação e a troca de saberes entre os educando a fim de que a partir das diferenças, as crianças possam construir novos conhecimentos.
( v ) Avaliar implica na reformulação do processo didático-pedagógico, deslocando a idéia da avaliação do ensino para a avaliação da aprendizagem.
( v ) A avaliação deve ser um processo e não um momento pontual onde se cobre do aluno os conteúdos.

Outros materiais