Buscar

apol 1 fundamentos da administração

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos da Administração
Observe a definição a seguir e depois assinale a alternativa que a nomeia corretamente:
De acordo com o que estudamos, esta é uma das teorias apresentadas por Scatena (In: Ferramentas para a Moderna Gestão Empresarial: Teoria, implementação e prática Curitiba: InterSaberes, 2012):
“Apesar de todas as críticas, esta teoria, por sua visão simples e organizada, é a mais utilizada com os iniciantes em administração, pois permite uma fácil assimilação do processo administrativo. É a teoria que deve ser considerada como fundamental para a compreensão da gestão empresarial em nossos dias.”
Nota: 20.0
	
	A
	Teoria clássica.
Você acertou!
(SCATENA, Maria Inês Caserta. Ferramentas para a Moderna Gestão Empresarial: Teoria, implementação e prática Curitiba: InterSaberes, 2012, capítulo 1, p. 49-50). Teoria clássica – Apesar de todas as criticas, a teoria clássica, por sua visão simples e organizada, é a mais utilizada com os iniciantes em administração, pois permite uma fácil assimilação do processo administrativo. É a teoria que deve ser considerada como fundamental para a compreensão da gestão empresarial em nossos dias.
	
	B
	Teoria das relações humanas nas organizações.
	
	C
	Teoria da burocracia de Weber.
	
	D
	Teoria comportamental.
	
	E
	Pirâmide de Maslow.
Questão 2/5 - Fundamentos da Administração
A abordagem neoclássica estabelece princípios que podem dar direção à função dos administradores, os quais precisam planejar, organizar, dirigir e controlar no exercício de sua função. Analise a sentença abaixo.
“Tem a função de aumentar a produtividade e a eficiência do empreendimento e reduzir custos.”
Assinale a alternativa que indica corretamente o princípio básico da abordagem neoclássica descrito acima.
Nota: 20.0
	
	A
	Hierarquia.
	
	B
	Inversão de ordens.
	
	C
	Amplitude.
	
	D
	Divisão do trabalho.
Você acertou!
De acordo Scatena (In: Ferramentas para a Moderna Gestão Empresarial: Teoria, implementação e prática Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 83), a divisão do trabalho tem a função de aumentar a produtividade e a eficiência do empreendimento e de reduzir custos.
	
	E
	Especialização.
Questão 3/5 - Fundamentos da Administração
A tipologia de tecnologia de James D. Thompson explica os tipos de tecnologias e como elas se organizam dentro da empresa, ou seja, está relacionada ao arranjo tecnológico dentro da organização.
Assinale a alternativa que corresponde ao arranjo tecnológico apresentando a seguir.
“Estas organizações oferecem diversas tarefas focalizadas no cliente. São tecnologias flexíveis, com processos de produção variáveis e determinados pelas exigências ou feedback de clientes.”
Nota: 20.0
	
	A
	Tecnologia mediadora.
	
	B
	Tecnologia intensiva.
Você acertou!
De acordo com Scatena (In: Ferramentas para a Moderna Gestão Empresarial: Teoria, implementação e prática Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 109-110) organizações de tecnologia intensiva oferecem diversas tarefas focalizadas no cliente. São tecnologias flexíveis, com processos de produção variáveis e determinados pelas exigências ou feedback de clientes.
	
	C
	Tecnologia flexível e tecnologia fixa.
	
	D
	Tecnologia de Humanização.
	
	E
	Tecnologia em elos sequenciais.
Questão 4/5 - Processo Legislativo
Normas jurídicas são os elementos que compõem o ordenamento jurídico.
Acerca de normas jurídicas, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Toda norma jurídica provém do ato legislativo.
II. Jurisprudência e costumes também são fontes de norma jurídica.
III. A norma jurídica pode ter outras fontes além da lei.
IV.A lei é fonte única das normas jurídicas.
De acordo com o conteúdo da disciplina:
Nota: 0.0
	
	A
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	B
	Somente estão corretas as assertivas I e IV.
	
	C
	Estão corretas somente as assertivas II e III.
“Há diferença entre o ato legislativo e a norma jurídica”, à medida que “o ato legislativo expressa uma ou mais normas jurídicas. [..] “o ato legislativo é uma fonte formal da norma jurídica, embora esta possa ter outras fontes próprias, como a jurisprudência e os costumes.” (BERNARDI, Jorge. O Processo Legislativo Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 20.)
Para saber mais, leia também o art. 8º da Consolidação das Leis do Trabalho e o art. 4º da Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro.
	
	D
	Somente a assertiva IV está correta.
	
	E
	Está correta apenas a assertiva II.
Questão 5/5 - Fundamentos da Administração
O sistema japonês de administração da produção foi amplamente disseminado no Brasil a partir do final da década de 1980, quando as grandes empresas nacionais e multinacionais passaram a adotar as práticas desse sistema, visando melhorar sua produtividade e competitividade no mercado interno e internacional. Essa abertura do país para a importação de produtos estrangeiros causou uma grande revolução no mercado interno e as empresas tiveram de se adaptar ao novo mundo da competitividade mundial. A empresa que idealizou e aplicou os sistema japonês de administração de produção foi o Toyota Motos Co., que, após a Segunda Guerra Mundial, buscou formas de maximizar sua produção reduzindo custos simultaneamente. As características básicas do sistema japonês são: Just-in-time; Kanban; Muda e Kaizen.
Um deles é descrito a seguir, analise e assinale a alternativa que apresenta a característica básica do sistema japonês correspondente.
“É a melhoria contínua de todos os processos e atividades que resultam no produto final até a sua entrega ao cliente.”
Nota: 20.0
	
	A
	Just-in-time.
	
	B
	Kanban.
	
	C
	Muda.
	
	D
	Fordismo.
	
	E
	Kaizen.
Você acertou!
De acordo com Scatena (In: Ferramentas para a Moderna Gestão Empresarial: Teoria, implementação e prática Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 126). Kaizen: é a melhoria contínua de todos os processos e atividades que resultam no produto final até a sua entrega ao cliente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes