Buscar

Estudo Dirigido - Neurotransmissão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido Neurotransmissão 	Fisiologia Animal I – Profa. Magda	2016 I
NEUROTRANSMISSÃO
O que você entende por neurotransmissão? Cite as principais fases da neurotransmissão.
É a transmissão de impulsos nervosos entre neurônios, sejam eles excitatórios ou inibitórios. Fases da neurotransmissão: -Transporte ou captação do precursor
- Síntese do neurotransmissor
- Armazenamento do neurotransmissor em vesículas.
- Liberação do neurotransmissor por exocitose
- Ação dos NT sobre os receptores
- Eliminação dos receptores (recaptação, degradação ou difusão)
Qual a importância da captação do precursor para a neurotransmissão? Dê exemplo de um neurotransmissor que pode ter sua transmissão alterada devido a diferentes níveis de seu precursor na dieta.
O precursor é importante pois a partir dele o neurotransmissor será sintetizado e participará da neurotransmissão. O tryptofano é um exemplo de precursor de serotonina encontrado em produtos de origem animal e alguns cereais. O Tryptofano em níveis normais vai aumentar a presença de serotonina, mas quando em níveis altos inibem a síntese de serotonina.
O que você entende por especificidade do neurotransmissor ao receptor? Explique porque a ação do neurotransmissor no receptor segue o modelo da chave e da fechadura.
O receptor possui um sitio especifico, onde se liga determinado neurotransmissor. Esse processo se assemelha a uma chave (que neste caso é o NT) que se encaixa perfeitamente em uma fechadura (que neste caso é o receptor).
O que determina o efeito de uma célula sobre a outra, o neurotransmissor ou o receptor de membrana (com seus mecanismos intracelulares)? Explique.
Os receptores. Eles ativam mecanismos intracelulares (por exemplo uma cascata enzimática ou abertura de canais) que determinam o que acontecerá na célula.
Como o receptor é específico para o neurotransmissor, então só um neurotransmissor pode atuar num receptor? O que você entende por substâncias agonistas e antagonistas?
Substancia agonista é aquela que estimula um receptor a exercer sua função.
Antagonista é aquela que inibe a função do receptor.
Ambas fazem o papel de NT’s
Descreva a estrutura e explique os mecanismos intracelulares envolvidos na ação dos receptores INOTRÓPICOS.
Primeiramente, se escreve ionotrópicos, sua idiota.
São receptores ligadas a canais iônicos, possuem 5 subunidades cada uma com 4 domínios transmembrana. Regulam a concentração iônica e voltagem da membrana celular. 
Descreva a estrutura e explique os mecanismos intracelulares envolvidos na ação dos receptores METABOTRÓPICOS.
São receptores ligados a segundos mensageiros, ou seja, abrem os canais iônicos indiretamente. Os mecanismos intracelulares podem ser a entrada de íons ou a ativação de enzimas ou cascatas enzimáticas
Descreva as três principais cascatas enzimáticas ativadas por receptores metabotrópicos ativados por neurotransmissores.
Adeniciclase A proteína G é ativada pela ligação do NT ao receptor. Então ela ativa a adenilciclase que catalisa ATP para formar AMPc que ativará a proteína cinase.
Fosfolipase C A proteína G ativada ativa a fosfolipase C que divide o PIP2 em IP3 e diacilglicerol. Então o IP3 age liberando as reservas intracelulares de cálcio que vai estimular a ação de outras enzimas enquanto o diacilglicerol aumenta a afinidade da proteína cinase C pelo cálcio.
Fosfolipase A2 A proteína G, após ser ativada, vai ativar a enzima fosfolipase A2 que transforma os fosfolipideos da membrana em lisofosfolipídeos e ácido araquidônico. O ácido araquidônico será convertido em mediadores inflamatórios. Este processo também é importante porque regula a composição e fluidez da membrana celular.
Quais as vantagens dos receptores METABOTRÓPICOS para a neurotransmissão?
O efeito é amplificado, a excitabilidade celular e a atividade intracelular são regulados.
Qual a importância dos mecanismos de eliminação para a neurotransmissão? Descreva os três principais mecanismos de eliminação.
Para regular a ação deles, seja inibitória ou excitatória, além disso, alguns neurotransmissores, como o glutamato, são tóxicos em meio extracelular.
Degradação enzimática o NT é degradado por enzimas na fenda sináptica.
Difusão Os NT são captados por astrocitos que estão próximos a fenda sináptica.
Recaptação O NT volta para o terminal pré-sinaptico por canais.
Descreva as fases da neurotransmissão colinérgica.
A acetilcolina é degragada na fenda sináptica em colina e ácido acético, então a colina é recaptada pelo neurônio pré sináptico por um transportador usando uma molécula de sódio como co-transportador. Dentro do neurônio a colina se une a acetil-Coa, formando a acetilcolina que adentra a vesícula sináptica. 
Qual a importância da neurotramissão colinérgica? Quais seus efeitos no organismo e quais os receptores envolvidos na neurotramissão colinérgica.
Sua ação depende da região em que atua, pode agir estimulando a contração muscular ou diminuindo a frequência cardiaca
Receptores podem ser Nicotínicos (ionotrópicos) ou muscarínicos (metabotrópicos). 
Explique sucintamente a fisiopatologia da doença de Alzheimer? Explique quais os principais tratamentos para a doença.
A doença de Alzheimer se deve, entre outras causas, ao declínio na atividade de colina acetiltransferase (sintetiza acetilcolina a partir de colina e acetil-Coa) e acetilcolinesterase (degrada a acetilcolina), causando uma disfunção na via colinérgica.
Explique a fisiopatiologia do Tétano e do Botulismo. Tanto o tétano quanto a toxina botulínica agem impedindo a fusão de vesículas sinápticas. O tétano impede a fusão de vesículas contendo glicina, um NT inibitório que age regulando a contração muscular. A toxina botulínica age nas vesículas de acetil colina, NT excitatório que age estimulando a contração muscular.
Explique os porque a toxina botulínica pode usada para fins estéticos.
Porque ela inibe a contração muscular, sendo assim ela pode ser usada para relaxar os músculos faciais diminuindo as marcas de expressão.
Descreva as fases da neurotransmissão e discuta a importância da neurotrasmissão dopaminérgica. Discuta a importância das principais vias dopaminérgicas no SNC. A via dopaminérgica é importante na movimentação, memória, recompensa, prazer, sono, aprendizagem comportamento... As principais vias dopaminérgicas são: Via nigroestrial, em que a dopamina é produzida pela substancia nigra e enviada para o striatum. Esta via tem ação principalmente no controle motor. A outra via é a mesolímbica, que conecta a área tegmental ventral ao córtex pré-frontal e ao sistema límbico através das amigdalas, do hipocampo e nucleus accumbens. Esta via é importante na modulação das respostas comportamentais, estimulação do prazer, euforia, entre outros.
Explique sucintamente a fisiopatologia da doença de Parkinson, as principais estratégias de tratamento assim como os principais efeitos colaterais do tratamento com agonistas dopaminérgicos.
A doença de Parkinson é decorrente de uma deficiência na via nigroestriatal (dopaminérgica). Esta patologia ocorre quando há morte de neurônios dopaminérgicos desta via, tendo como consequência inibição do tálamo, estrutura responsável por facilitar os disparos dos neurônios do córtex motor em direção aos neurônios motores, dificultando a movimentação do paciente. O tratamento é feito com agonistas dopaminérgicos que podem causar esquizofrenia como efeito colateral.
Descreva as fases da neurotransmissão e discuta a importância da neurotramissão noradrenérgica-adrenégica?
Ambos são sintetizados dentro de vesículas sinápticas a partir de dopamina. A via noradrenérgica é responsável pelo humor, atenção, ciclo sono vigília, stress... A adrenalina participa de reações periféricas e quando lançada no sangue atua como hormônio.
Qual a diferença entre noradrenalina e adrenalina? Quais os seus efeitos? Em que receptores elas atuam? O que diferencia neurônios noradrenérgicos de adrenérgicos?
A adrenalina atua somente no SNP enquanto anoradrenalina atua em ambos. Elas atuam em receptores alfa adrenérgicos e beta adrenérgicos
Descreva as fases da neurotransmissão e discuta a importância da neurotramissão serotonérgica. Quais os principais núcleos produtores de serotonina no SNC?
O tryptofano é convertido em 5-HTP e depois em 5-HT (serotonina), que entra na vesícula sináptica, sofre exocitose e depois é eliminada da fenda sináptica. A transmissão serotonérgica é importante na controle da ingestão de alimentos, sono, humor, memoria, aprendizagem, entre outros. É encontrada principalmente na rafe do tronco encefálico.
Explique sucintamente o mecanismo de ação da cocaína assim como o mecanismo de tolerância que pode ser desencadeado pelo abuso desta droga.
A cocaína inibe a recaptção de monoaminas, principalmente a dopamina. A curto prazo o efeito dopaminérgico será acentuado causando euforia, aumento do prazer, falta de sono, aceleramento cardíaco etc. O uso a longo prazo vai causar uma diminuição dos receptores de dopamina diminuindo o efeito dopaminérgico, causando irritabilidade, exaustão, náusea etc.
Descreva as fases da neurotransmissão glutamatérgica e discuta a importância da neurotramissão glutamatérgica.
O glutamato é o principal NT, sendo responsável por cerca de 99% das sinapses do SNC, é encontrado em todo o cérebro, por isso não possui vias especificas. Participa do aprendizado, memória, e a plasticidade sináptica, principalmente. O glutamato pode ser sintetizado a partir de precursores como glutamina. Após a exocitose deve ser recaptado pelo neurônio, passando pelos EAAT ( também chamados de snat, transportadores de aminoácidos excitatórios que usam o sódio para realizar o transporte) ou difundido por astrócitos ou convertido em gaba, já que não existem enzimas capazes de degrada-lo. O glutamato que é difundido é convertido em glutamina liberado no meio extracelular e captado pelo neurônio.
Quais os principais receptores glutamatérgicos? Qual a diferença do receptor NMDA para os demais?
NMDA, AMPA e Kainato. O NMDA é o único que transporta cálcio e sódio, os outros dois transportam somente sódio.
Descreva os mecanismos envolvidos com a ativação de receptores NMDA. Discuta sua importância.
O NA+ entra pelos canais do AMPA que causa uma despolarização incial que ativa o NMDA. Sua ativação vai causar a entrada de Ca++ que causa uma despolarização mais demorada (potencial de longa duração, ou LTP) que é um importante mecanismo em processos como memória e aprendizado.
Explique qual é o efeito de bloqueadores de receptores NMDA na memória. Que tipo de memória é afetada?
Os receptores NMDA são importantes na plasticidade sináptica, que está envolvida no processo de formação da memória e aprendizagem, seu bloqueio pode dificultar estes processos. 
Explique qual é o efeito de bloqueadores da síntese proteica na memória. Que tipo de memória é afetada?
Descreva as fases da neurotransmissão glutamatérgica e discuta a importância da neurotramissão gabaérgica.
O GABA é o principal aminoácido (NT) inibitório do SNC, produzido a partir da ação da enzima GAD sobre o glutamato. É importante na regulação do organismo e em aplicações terapêuticas (sedativos, tranquilizante...)
Qual o efeito de substâncias como o etanol, barbitúricos, benzodiazepínicos, e neuroesteróides em receptores GABA A?
Aumenta a ação do canal, ou seja, aumenta a inibição, podendo agir como sedativos.
Explique sucintamente os mecanismos de ação do álcool relacionando-os aos principais sintomas do abuso desta substância.
A ação do álcool potencializa a ação dos receptores gaba, e diminui a neurotransmissão glutamatérgica, ou seja, aumenta a inibição. Os efeitos a curto prazo são alterações comportamentais e cognitivas, euforia que pode se tornar sonolência quando em doses elevadas, perda de equilíbrio... a longo prazo o alccol diminui a quantidade de receptores de GABA e aumenta os receptores de glutamato
Dra. Magda Medeiros
Prof. Associada III da Área de Fisiologia Animal – Departamento de Ciências Fisiológicas - IB

Outros materiais