Buscar

Av2 - Administração - Gestão de Projetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1)
Um processo tem como objetivo a transformação, utilizando técnicas e ferramentas, em produtos e serviços; e para garantir que os recursos sejam bem utilizados e que os objetivos sejam alcançados, uma gestão deve ser aplicada em todas as etapas do processo. Da mesma forma, na empresa AMLLB pratica a Gestão da Qualidade para garantir que os seus serviços sejam executados com qualidade.
Para que os colaboradores da equipe de projetos desta empresa tenham uma participação adequada para conseguir entregar um serviço de qualidade, todos devem ter o mesmo entendimento dos conceitos da Gestão da Qualidade. Analise as alternativas e escolha a alternativa correta para a Gestão da Qualidade.
Fonte: "http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/598.pdf"
Alternativas:
a)Aumentar a produtividade da empresa é um dos objetivos prioritários da gestão da qualidade.
b)Utilizar as tecnologias das áreas envolvidas no projeto, priorizando a alta conformidade das especificações é o principal objetivo da gestão da qualidade.Alternativa assinalada
c)Ao iniciar a gestão da qualidade na empresa, os primeiros resultados são percebidos na esfera da competitividade no mercado.
d)A gestão da qualidade está relacionada apenas ao processo industrial e de produtos.
e)Estabelecer um processo de qualidade não envolve tecnologias de materiais e nem de produção, segundo os objetivos da gestão da qualidade.
2)
Os Stakeholders de um projeto têm participações constante, porém nem sempre conseguem resultados esperados, pois uma pessoa pode sofrer influências durante a execução de uma tarefa. Nos projetos da Faculdade MASTER, a gestão de Partes Interessadas recebe um cuidado especial tendo em vista que a maior parte de recursos na execução de projetos são pessoas.
Relacione cada etapa desta gestão aos seus objetivos, conforme segue.
A. Identificar Partes Interessadas.
B. Planejar as Comunicações.
C. Reportar o Desempenho.
I. Todos os interessados no projeto recebem o status do progresso do projeto.
II. É importante porque pessoas possuem Poder diferentes para Aprovação, Execução e Conclusão.
III. Trata-se do meio de comunicação, para quem, quando e o formato das informações que devem ser transmitidas.
Alternativas:
a)A-III; B-II; C-I.
b)A-I; B-III; C-II.
c)A-II; B-III; C-I.Alternativa assinalada
d)A-III; B-I; C-II.
e)A-II; B-I; C-III.
3)
A empreiteira OKAYAMA que executa projetos de construção de usina hidrelétrica tem preocupação constantes em Riscos, Sustentabilidade e Portfólio, portanto é imprescindível o domínio destas áreas do conhecimento.
Escolha a alternativa CORRETA sobre a gestão de Riscos, Sustentabilidade e Portfólio.
Alternativas:
a)Risco de projetos podem ser classificados como INTERNO ou EXTERNO. Sendo que problemas encontrados fora do controle dos líderes do projeto, mas que podem ser previstos são considerados Riscos Internos.
b)Segundo prevê na Gestão de Aquisições do PMBoK, os processos estão estabelecidos na seguinte sequência: Planejar, Conduzir, Controlar e Encerrar as Aquisições.Alternativa assinalada
c)Na Gestão da Sustentabilidade do Projeto, os pilares do desenvolvimento sustentável são: Economia, Social e Conhecimento.
d)Garantir a aplicação dos recursos certos para obter o máximo de resultado positivo em seus projetos requer a escolha do projeto mais apropriado dentre vários demandados. Para tanto deve seguir a seguinte sequência para esta escolha: Seleção, Priorização e Avaliação.
e)Para obter o melhor resultado na priorização de um projeto, recomenda-se a aplicação da técnica ISHIKAWA para medir e gerir o desempenho.
4)
Uma das premissas na gestão de projetos está baseada na competência das pessoas envolvidas nas atividades do projeto. Na equipe do gerente KIMURA se busca a evolução constante dos membros das equipes de projeto através de capacitações e dinâmicas para aprimorar as características da competência.
Classifique cada afirmação em Verdadeira ou Falsa analisando sob o foco das Competências em Projeto.
I. Entende-se como Atitude de uma pessoa a característica de iniciar a execução no momento mais adequado, conforme planejado, ou intervir nos momentos em que percebe algum fato inesperado no projeto.
II. Quando todos os membros da equipe de um projeto atingem o nível equilibrado de competências, denomina-se a este modelo a Competência da Empresa (Organizacional).
III. Cada gestor de projeto pode definir as características mais valiosas de um profissional, porém é comum utilizar o CHA, compreendendo em Conhecimento, Honestidade e Atitude.
Assinale a alternativa correta: 
Alternativas:
a)I-Verdadeira; II- Verdadeira; III-Falsa.
b)I- Falsa; II-Falsa; III-Falsa.
c)I-Verdadeira; II-Falsa; III-Verdadeira.
d)I- Falsa; II-Falsa; III- Verdadeira.
e)I-Verdadeira; II-Falsa; III-Falsa.
Alternativa assinalada
5)
A gestão de recursos do gerenciamento de um projeto tem como finalidade gerir todos os recursos de forma adequada conduzindo para o sucesso. O recurso humano, em seu desempenho e resultado da produção intelectual, como também o envolvimento das pessoas no projeto deve ser gerenciado desde o princípio. Dar prioridade na gestão de RH é uma prioridade para a equipe de projetos da empresa MM que presta serviços em manutenção de servidores para sistemas Cloud Computing.
Analise a figura relacionada à gestão de recursos humanos em projetos.
Analise as asserções e escolha a alternativa correta.
I. Recomenda-se a elaboração e aprovação destes recursos (Organograma, Tabela de responsabilidade e Descrição dos papéis) nas fases de Planejamento e de Mobilização da equipe,
PORQUE
II. ao proceder o desenvolvimento técnico e comportamental da equipe de projeto deve ter como base as pessoas e seus papéis, conforme planejado.
Alternativas:
a)As duas asserções são verdadeirasAlternativa assinalada
b)A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
c)A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
d)As duas asserções são falsas, para o contexto da questão.
e)A primeira asserção justifica a segunda, sendo que ambas são verdadeiras.

Outros materiais