Buscar

Kramer VS Kramer

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo do Filme
Kramer VS Kramer, um filme no qual, evidência três atos, começando com um drama de casal, passa por um tom de comédia dramática na figura do pai e embarca num filme de tribunal no terceiro ato.Desenvolvendo essa última parte onde se discute em decisão judicial a guarda do menino Billy.Na primeira impressão seria óbvio condenar a personagem Joanna Kramer, pois ao abandonar o lar cometeu um crime, constituído no Capítulo VII da Constituição Federal, art. 227, diz ser dever da família em si assegurar a criança com prioridade o direito à vida, saúde, alimentação, educação, lazer, a profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade, e o mais importante a convivência familiar, com um pai e uma mãe presentes.
Decorrendo também o art. 229, diz que os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, sendo assim, a mãe gera termos negligentes quanto ao pedido da guarda do filho. A relação de mãe e filho, construída pela sociedade é ímpar, colocando a mãe como o primeiro andar das relações afetuosas no âmbito familiar, tendo como imposição desse sentimento e dever de mãe passada para o pai, no qual a partir do momento em que a mãe sai da casa, se sentindo na obrigação de apoiar e dar atenção ao seu filho, sentindo se então sua carreira profissional promissora entrando em decadência.
Após o divórcio, ambos se distanciaram, tornando sua dedicação para com seu filho 24 horas, lhe sendo obrigado a saber e entender um mundo novo. Aos poucos o personagem paterno vai se consolidando de fato o seu posicionamento de poder familiar, lhe sendo ofertado um preço por essa conduta, lhe tornando um desempregado, com condições precárias para cuidar de uma criança. Durante esse tempo morando apenas pai e filho, eis que a mãe Joanna decide voltar para brigar pela guarda de seu filho. A decisão vai para o tribunal de justiça compelindo o seu julgamento, em defesa a mãe acusa Ted seu ex marido de tela restringido seus direitos de liberdade e de expressão, alegando também que o mesmo está sem condições econômicas para cuidar de seu filho.
Por parte, Ted alega que por um ano e dois meses ele aprendeu os deveres e obrigações do cuidado familiar, alegando que mesmo sem condições ele nunca abandonaria o leito familiar, como Joanna fez. A decisão do juiz foi de forma corriqueira, e optou pelo método de interpretação literal, seguiu se princípios familiares, levando em conta a teoria subjetiva, na qual se rediz á vontade do legislador, dando a guarda de fato para o ente materno, Joanna.
Ao fim do filme, Joanna irá buscar seu filho, mas percebe que ele se familiarizou ao pai e que Ted é sim capaz de cuidar de Billy com todo amor e carinho com o qual ela mesma poderia lhe oferecer indo então contra a decisão advinda do tribunal, usando o lado de mãe Joanna agiu conforme o método histórico, observando os sentimentos e as mudanças sociais na qual Billy iria sofrer. Optando por deixar Billy com o pai.
Percebe se que Joanna violou condutas da Constituição Federal quando abandonou seu filho, seu marido e sua casa, salvo comentário que ao fim do filme ela agiu de forma inerente a teoria objetiva da interpretação jurídica, indo contra a vontade da lei. Ted também mostrou complicações financeiras econômicas para poder dar uma vida de qualidade para Billy, mas devido as circunstâncias encontrou um emprego no qual poderia conciliar sua vida afetiva com seu filho e um trabalho profissional com sucesso. 
	
Autoria: Rafaela Rezende

Outros materiais