Buscar

2 apol administração sistema e ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Administração, Sistemas e Ambiente
Introdução à Teoria Geral da Administração
Sua nota:80
Questão 1/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
A Administração Científica, também conhecida como Taylorismo, foi proposta pelo engenheiro Frederick W. Taylor, em 1903, nos Estados Unidos. Caracteriza-se pela ênfase nas tarefas e objetiva o aumento da eficiência em nível operacional.
De acordo com esta teoria, podemos afirmar que:
I - Taylor acredita que o lucro e a ascensão industrial poderiam ser obtidos a partir da eficiência e eficácia dos funcionários.
II - A Teoria seguiu um caminho de baixo para cima e das partes para o todo, dando ênfase na tarefa.
III. Percebeu, por meio do estudo dos tempos e movimentos, que a organização abrigava um exército industrial qualificado, que acarretava baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando as empresas a contratarem cada vez mais, mais operários.
IV - Taylor tinha o objetivo de acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo e com qualidade.
V - Também acreditava que o trabalhador devia apenas aprender a executar uma função, não podia perder tempo analisando o trabalho.
Após ler os itens acima, marque a alternativa correta:
	A
	I, II, III
	B
	I, III, IV, V
	C
	I, II, IV, V
	D
	I, IV, V
	E
	I, II, III, IV e V
Questão 2/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
Considerando que empresas mecanicistas são especializadas verticalmente e/ou horizontalmente, assinale a alternativa correta para uma forma de especialização vertical:
I. O futuro é próspero para novas formas de economia de água. Portanto, é preciso que formemos uma equipe de trabalho que nos oriente a esse caminho, mas que façam parte do nosso quadro de trabalho, onde cada um se especializará em uma área coerente com cada etapa do projeto.
II. Está um alvoroço esse departamento. Embora tenhamos pessoas muito talentosas trabalhando, é necessário simplificar o processo tornando cada membro dedicado a poucas atividades. Vamos recriar esse departamento em um novo.
III. A produção está mais lenta e não é porque as máquinas estão com problemas. Um dos funcionários que trabalha na linha dos demais é novo e está atrasando o processo. Qualifique-o dando mais atenção, até que melhore seu desempenho.
IV. Nossa linha de produtos está dividida em três classes de consumo, onde podemos nomear em senso comum como 1ª linha, 2ª linha e linha econômica. A equipe de trabalho da 1ª linha, quando a necessidade de substituição, é quase que imediatamente coberta pelo pessoal da 2ª linha, desde que atinja os níveis mínimos de qualificação. Também, é enviado com prioridade à cursos e eventos, mais do que qualquer outro.
	A
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	B
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas
	C
	Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
	D
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Questão 3/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
Fica claro nos estudos da administração que devemos abandonar a Improvisação e assumirmos o Planejamento, bem como sair do Empirismo e passar para a Ciência. Esta mudança fez com que os administradores pensassem de forma diferenciada, pois o desperdício poderia ser eliminado da linha de produção (RIBEIRO, Antonio de Lima. Teorias da Administração. São Paulo: Saraiva, 2006).
I_ Fica claro que, com a adoção do Planejamento e da Ciência, a empresa passa a descrever melhor as tarefas que deverão ser desenvolvidas, bem como a comprovação de que o desenvolvimento e a padronização dos métodos adotados trarão maiores resultados para as organizações.
II_ Com a utilização destes métodos científicos as tentativas e erros seriam considerados, pois o planejamento descreve como isto já aconteceu.
III_ O método empírico descreve como deverão ser realizadas as tarefas, portanto, a ciência comprova a inexistência de métodos científicos a serem utilizados.
IV_ A adoção do Planejamento faz com que as empresas não prevejam o futuro, observando e trabalhando com os métodos cientificamente empíricos.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao Planejamento, métodos científico e empírico. 
Agora, marque a sequência correta:
	A
	V, F, V, V
	B
	F, V, V, V
	C
	V, F, F , F
	D
	V, F, V, F
	E
	F, F, V, V
Questão 4/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
O surgimento da fábrica na Revolução Industrial impulsionou a produção, que aconteceu sem padrão e sem processo produtivo. Em outras palavras, faltava eficiência na produtividade. Quer dizer, produzir mais com menos. Assim, alguns autores se destacam em pensar a empresa e o processo produtivo através da eficiência, como por exemplo, no estabelecimento de parâmetros ao processo produtivo. Essa ênfase no processo é de:
	A
	Gantt.
	B
	Fayol.
	C
	Taylor.
	D
	Gilbreth.
	E
	Musnsterberg.
Questão 5/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
O surgimento da fábrica na Revolução Industrial impulsionou a produção, que aconteceu sem padrão e sem processo produtivo. Em outras palavras, faltava eficiência na produtividade. Quer dizer, produzir mais com menos. Assim, alguns autores se destacam em pensar a empresa e o processo produtivo através da eficiência, como por exemplo, o fortalecimento da psicologia industrial e seu estabelecimento como um importante ramo da administração de empresas.
Essa ênfase no processo é de:
	A
	Gantt.
	B
	Fayol.
	C
	Taylor.
	D
	Gilbreth.
	E
	Musnsterberg.

Outros materiais