Buscar

Caso Concreto 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL I - CCJ0006
SEMANA 7
Caso concreto 
O Grupo Construções e Incorporações X S/A contraiu dívida de grande valor com o Engenheiro Eduardo Paranhos, mas não efetuou o pagamento estipulado no contrato, sem que tal conduta configurasse qualquer tipo de fraude. Após algumas tentativas frustradas de cobrança, Eduardo ajuizou ação e conseguiu decisão favorável, tendo a sentença transitado em julgado. No momento de indicar o bem que viria a ser penhorado para efetuar o pagamento, o Grupo Construções e Incorporações S/A indicou um imóvel de sua propriedade, mas o mesmo não foi aceito por Eduardo, que solicitou ao juiz a desconsideração da personalidade jurídica do Grupo Construções e Incorporações S/A para que os bens dos sócios respondessem pela dívida. 
Considerando os fatos acima descritos e tomando por base a disciplina da desconsideração da personalidade jurídica, responda JUSTIFICADA E FUNDAMENTADAMENTE: 
A) O que é a desconsideração da personalidade jurídica e em que hipóteses ela pode ser utilizada?
Desconsideração é o afastamento da personalidade da pessoa jurídica para que o patrimônio pessoal dos sócios ou administradores possam ser utilizados para solver obrigações daquela. Os requisitos adotados pelo Código Civil são dois: abuso da personalidade jurídica e prejuízo do credor.
B) É cabível, neste caso, a desconsideração pleiteada por Eduardo?
Sem indícios de abuso de personalidade da pessoa jurídica e já que foi apresentado bem à penhora, o pedido é descabido, não assistindo razão ao engenheiro.
Questão de múltipla escolha 01
(Procurador do Trabalho/2015) Acerca das disposições sobre associações no Código Civil, assinale a alternativa INCORRETA: 
a) Os associados devem ter direitos iguais, mas o estatuto poderá instituir categoria com vantagem especial. 
b) A exclusão de associado é feita de acordo com os estatutos, que é soberano para estabelecer o procedimento que entender adequado. 
c) Compete privativamente à assembleia geral, especialmente convocada para esse fim, destituir os administradores. 
d) Nenhum associado poderá ser impedido de exercer direito ou função que lhe tenha sido legitimamente conferido, a não ser nos casos e pela forma previstos na lei ou no estatuto.
O estatuto deve estabelecer procedimentos que assegurem direito de defesa e de recurso – art. 57 CC.
Questão de múltipla escolha 02 
Acerca das fundações, assinale a alternativa CORRETA: 
a) As fundações somente podem ter como finalidade: assistência social; cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; educação; saúde; segurança alimentar e nutricional; defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável; pesquisa científica, desenvolvimento de tecnologias alternativas, modernização de sistemas de gestão, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos; promoção da ética, da cidadania, da democracia e dos direitos humanos; atividades religiosas. 
b) A alteração do estatuto de uma fundação deve ser precedida de manifestação do Ministério Público, podendo tal manifestação ser suprida pelo juiz. Não há, porém, prazo estabelecido em lei para que o Ministério Público se pronuncie sobre a proposta de alteração. Prazo de 45 (quarenta e cinco) dias – art. 67, III, CC.
c) A redação original do Código Civil determinava que as fundações localizadas no Distrito Federal e em Territórios seriam veladas pelo Ministério Público Federal. No entanto, desde que esse dispositivo foi julgado inconstitucional pelo STF, pela falta de norma expressa aplica-se, por analogia ao que ocorre com as fundações situadas nos Estados, o entendimento de que o fiscal das fundações situadas no DF e nos Territórios é o Ministério Público do DF e dos Territórios. Art. 66, §1º, CC – [As fundações] Se funcionarem no Distrito Federal ou em Território, caberá o encargo ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.
d) Para criar uma fundação, o seu instituidor fará, por instrumento particular, escritura pública ou testamento, dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la. Art. 62 CC – Não funda fundação por instrumento particular.
e) Aqueles a quem o instituidor cometer a aplicação do patrimônio, em tendo ciência do encargo, formularão logo, de acordo com as suas bases, o estatuto da fundação projetada, independente de aprovação por autoridade e de homologação judicial. Art. 65 CC – o estatuto é submetido à autoridade competente, com recurso ao juiz.

Outros materiais