Buscar

Caso Concreto 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL I - CCJ0007
SEMANA 8
1 - Marcos, ao conduzir tranquilamente seu veículo na mão de direção é repentinamente abalroado em sua traseira por um outro veículo, conduzido por Jorge, que o conduzia de forma distraída falando no seu celular. Marcos, ao perder a direção, acaba colidindo com um poste, o qual se rompe e cai sobre seu veículo, atingindo-o no crânio, causando a morte. Analisando a dinâmica dos fatos e a causalidade, defina a responsabilidade penal de Jorge. Justifique.
Jorge agiu com culpa, na modalidade imprudência, ao dirigir sem a devida atenção ao trânsito. Em face dessa conduta houve o acidente, restando que o porvir disso é causa relativamente independente – os acontecimentos seriam diferentes caso não houvesse a batida. Dessa forma, Jorge deve responder por homicídio culposo, pois agindo com imprudência e, por conta desta, os eventos subsequentes, relativamente independentes da primeira conduta, ocasionaram a morte de Marcos.
2 - Ana e Bruna desentenderam-se em uma festividade na cidade onde moram e Ana, sem intenção de matar, mas apenas de lesionar, atingiu levemente, com uma faca, o braço esquerdo de Bruna, a qual, ao ser conduzida ao hospital para tratar o ferimento, foi vítima de acidente de automóvel, vindo a falecer exclusivamente em razão de traumatismo craniano. Acerca dessa situação hipotética, é correto afirmar, à luz do CP, que Ana: (2009 - CESPE - OAB) 
a) não deve responder por delito algum, uma vez que não deu causa à morte de Bruna. 
b) deve responder apenas pelo delito de lesão corporal. 
c) deve responder pelo delito de homicídio consumado. 
d) deve responder pelo delito de homicídio na modalidade tentada. 
Já que a causa da morte foi exclusivamente o traumatismo de crânio, Ana somente deve responder pelos atos antes praticados, ou seja, ela deve responder tão somente pela lesão corporal (pois não havia o dolo de matar Bruna).
3 - NÃO ocorre nexo de causalidade nos crimes: (Delegado de Polícia DF 2005) 
a) de mera conduta; 
b) materiais; 
c) omissivos impróprios; 
d) comissivos por omissão; 
e) de dano.
Os crimes de mera conduta não descrevem resultado advindo da conduta típica, logo prescindem de nexo de causalidade.

Outros materiais