Buscar

Apol 1 Sistemas de Informação Gerencial Empreendedorismo

Prévia do material em texto

Disciplina(s): 
Sistemas de Informação Gerencial
Empreendedorismo
	Data de início: 
	07/04/2015 18:33 
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	07/04/2015 19:33 
Questão 1/5
Leia o texto a seguir.
Há variações no que se refere às condições existentes nas empresas para realizar as mudanças de um sistema de poder centralizado para um de poder compartilhado e de trabalho conjunto. As características que permitem perceber se a empresa está preparada para a mudança foram classificadas por Senge (1990) na obra “Quinta Disciplina” (The fifth discipline).
SERTEK, P. Empreendedorismo. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 70.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, relacione corretamente os elementos às suas características:
1. Maestria pessoal
2. Modelos mentais
3. Visão compartilhada
4. Aprendizado em equipe
5. Pensamento sistêmico
( ) quando ocorre a abertura de horizonte para as pessoas dentro da organização e nessa perspectiva elas encaram suas ações e propostas de trabalho com a visão do todo, têm condições de avaliar as várias dimensões do impacto das ações em um sistema.
( ) possibilita e propicia um alinhamento de metas, objetivos e esforços.
( ) conduz a aprendizagem conjunta e criam conhecimento.
( ) aqui as pessoas empenham-se por uma melhoria contínua do grau de conhecimentos, no esforço pela busca do saber e do aprender e, consequentemente, adquirem um domínio de ofício como dos antigos artesãos.
( ) exigem uma abertura de cabeça e coração para que assim as pessoas possam atuar em condições totalmente imprevisíveis.
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	a) 5, 3, 4, 1, 2
Você acertou!
Comentário: a sequência correta é 5, 3, 4, 1, 2.
1. Maestria pessoal - aqui as pessoas empenham-se por uma melhoria contínua do grau de conhecimentos, no esforço pela busca do saber e do aprender e, consequentemente, adquirem um domínio de ofício como dos antigos artesãos.
2. Modelos mentais - exigem uma abertura de cabeça e coração para que assim as pessoas possam atuar em condições totalmente imprevisíveis.
3. Visão compartilhada - possibilita e propicia um alinhamento de metas, objetivos e esforços.
4. Aprendizado em equipe - conduz a aprendizagem conjunta e criam conhecimento.
5. Pensamento sistêmico - quando ocorre a abertura de horizonte para as pessoas dentro da organização e nessa perspectiva elas encaram suas ações e propostas de trabalho com a visão do todo, têm condições de avaliar as várias dimensões do impacto das ações em um sistema.
	
	B
	b) 5, 3, 2, 1, 4
	
	C
	c) 1, 4, 3, 5, 2
	
	D
	d) 1, 4, 2, 3, 5
	
	E
	e) 2, 3, 4, 5, 1
Questão 2/5
Leia o texto e analise as figuras:
As organizações, para atenderem o mercado atual, devem adotar os tipos de estrutura em rede e horizontal. Somente dessa forma os hábitos são adequados ao ambiente organizacional poderão ser modificados.
SERTEK, P. Empreendedorismo. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 33. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, enumere, na ordem sequencial, as figuras que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1.
 SERTEK, P. Empreendedorismo. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 31. 
2.
SERTEK, P. Empreendedorismo. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 32. 
3.
SERTEK, P. Empreendedorismo. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 33.
(  ) são identificados os processos considerados fundamentais.
(  ) com menos estabilidade, focam suas atenções em uma atividade-fim.
(  ) foca as necessidades do cliente, enfatizando inter-relacionamentos laterais (entre pares).
(  ) caracteriza-se por enfatizar as principais das competências da instituição.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	a) 3, 1, 1, 2
	
	B
	b) 3, 1, 2, 1
Você acertou!
Comentário: a sequência correta é 3, 1, 2, 1.
Organizações em rede: modelo caracteriza-se por enfatizar as principais competências da instituição, isto é, aquelas atividades dificilmente imitáveis. Com menos estabilidade, as redes dinâmicas focam suas atenções em uma atividade-fim.
Organização vertical: tipo funcional foca as necessidades do cliente, enfatizando inter-relacionamentos laterais (entre pares).
Organizações horizontais orientadas para processos: primeiramente são identificados os processos considerados fundamentais. Em seguida, equipes especiais são formadas para realizarem o desenvolvimento do processo.
	
	C
	c) 2, 1, 1, 3
	
	D
	d) 2, 3, 3, 1
	
	E
	e) 1, 1, 2, 3
Questão 3/5
“Permitem a recuperação de uma informação específica. Ao contrário da memória principal ou RAM, mantêm os dados para que os usuários os acessem quando necessário; além disso, não são voláteis e não se perdem com o desligamento do equipamento”. 
A definição acima se refere a que tipo de dispositivo?
	
	A
	Dispositivo de armazenamento
Você acertou!
Gabarito: dispositivos de armazenamento permitem a recuperação de uma informação específica. Ao contrário da memória principal ou RAM, mantêm os dados para que os usuários os acessem quando necessário; além disso, não são voláteis e não se perdem com o desligamento do equipamento (veja item 2.2.6 p. 45).
	
	B
	Dispositivo de comunicação
	
	C
	Dispositivo de inter-relação
	
	D
	Dispositivo de transmissão
Questão 4/5
Leia o texto:
As estratégias de competição devem ser baseadas na diferenciação, no aumento de qualidade do serviço prestado, e na criação de switching costs (custo de troca, custos que oneram o consumidor no caso da troca de fornecedor). Hoje o custo de troca importante corresponde à percepção por parte dos consumidores do grau de confiabilidade e excelência da instituição.
GIANESI, I.; CORRÊA, H. Administração estratégica de serviços. São Paulo: Atlas, 1994, p.62.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) a estratégica de liderança em custo, utilizado para competir nos mercados, correspondem a economia de escala, redução de custos pela experiência, minimização de custos em áreas como pesquisa e desenvolvimento, serviços, vendas, publicidade, entre outras.
II. ( ) a estratégia de diferenciação, utilizado para competir nos mercados, corresponde a criação de algo que o setor industrial como um todo perceba como sendo compartilhado, por todas as empresas do setor.
III. ( ) a estratégia de foco, utilizado para competir nos mercados, correspondem ao atendimento excelente, em qualidade, serviços e custos, a um segmento de mercado restrito e bem definido.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	a) V, V, F
	
	B
	b) V, F, F
	
	C
	c) F, V, V
	
	D
	d) F, F, V
	
	E
	e) V, F, V
Você acertou!
As afirmativas I e III são verdadeiras, a estratégia de liderança em custos, através de economia de escala, redução de custos pela experiência, minimização de custos em áreas como pesquisa e desenvolvimento, serviços, vendas, publicidade, entre outras. A estratégia de foco, através do atendimento excelente, em qualidade, serviços e custos, a um segmento de mercado restrito e bem definido. A afirmativa II é falsa, a estratégia de diferenciação, através da criação de algo que o setor industrial como um todo perceba como sendo exclusiva e não compartilhada.
Questão 5/5
Identifique o conceito equivalente e assinale a alternativa correta para a seguinte afirmação: “é o resultado do tratamento dos dados existentes acerca de alguém ou de alguma coisa.”
	
	A
	Sistema;
	
	B
	Informação;
Você acertou!
Gabarito: INFORMAÇÃO – É o resultado do tratamento dos dados existentes acerca de alguém ou de alguma coisa (veja item 3.4 p. 35).
	
	C
	Dados;
	
	D
	Módulo.

Continue navegando