Buscar

AV1 Gestão Ambiental - Sistemas de Gestão e Auditoria Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1- Gestão Ambiental – Sistemas de Gestão e Auditoria Ambiental
No ano de 2012 a ISO realizou uma reformulação na norma 19011. A versão anterior, de 2002 ganhou melhorias, inclusive junto ao escopo de auditoria. As novidades giram em torno das responsabilidades quanto ao gerenciamento de risco e também na estrutura do processo de auditoria, conforme dito anteriormente. Sobre a ISO 19011, analise as sentenças a seguir:
I)É uma norma internacional, traduzida para a versão em português, pela ABNT;
II)Possui uma versão na prefeitura de cada cidade, propondo ações pontuais e personalizadas para cada empresa que faz a sua compra.
III)Refere-se às diretrizes para realização de auditorias de sistemas de gestão;
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Apenas I está correta
b)Apenas I e II estão corretas
c)Apenas I e III estão corretas
d)Apenas II e III estão corretas
e)Apenas III está correta
2)Os avanços ocorridos na área ambiental quanto aos instrumentos técnicos, políticos e legais, principais atributos para a construção da estrutura de uma política de meio ambiente, são inegáveis e inquestionáveis. Nos últimos anos, saltos quantitativos foram dados, em especial no que se refere à consolidação de práticas e formulação de diretrizes que tratam a questão ambiental de forma sistêmica e integrada. Também temos a preocupação das empresas quanto à qualidade dos produtos e serviços que serão oferecidos. Pensando nessa questão, da gestão da qualidade, a norma utilizada para certificação é a: (fonte: http://gerencia.ambientebrasil.com.br/midia/anexos/453.pdf) 
Alternativas:
a)ISO 14001
b)ISO 19001
c)ISO 14051
d)ISO 99001
e)ISO 9001
3)A __________  __________ é aquela realizada por uma empresa contratada, independente, para que haja total transparência e rigor no processo de verificação. Todos os procedimentos são realizados por uma terceira parte e os resultados são enviados diretamente para a direção da empresa, sob a forma de relatório de auditoria. A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
Alternativas:
a)auditoria externa
b)auditoria interna
c)auditoria de fornecedor
d)auditoria excepcional
e)auditoria inter-regional
4)Existe uma norma, da família ISO, que é extremamente importante para as empresas que buscam excelência em seus sistemas de gestão ambiental (SGA). Essa norma é comprada pela empresa e, após seguir vários direcionamentos, inclusive os ciclo PDCA, buscando planejar as ações que serão desenvolvidas, a empresa estará trabalhando dentro de critérios bastante exigentes, permitindo inclusive, que a se solicite uma auditoria de certificação do sistema de gestão ambiental. Assinale a alternativa que contém a norma ISO mencionada nesta questão:
Alternativas:
a)9001
b)14001
c)19011
d)46789
e)10001
5)A inclusão da proteção do ambiente entre os objetivos da organização moderna amplia substancialmente todo o conceito de administração. Administradores, executivos e empresários introduziram em suas empresas programas de reciclagem, medidas para poupar energia e outras inovações ecológicas. Essas práticas difundiram-se rapidamente, e vários pioneiros de negócios nessa área desenvolveram sistemas abrangentes de administração de cunho ecológico. Pensando nos 3 pilares básicos da gestão ambiental, assinale a alternativa que corresponde a eles :
Alternativas:
a)certificação da qualidade – ciclo PDCA – identificação do passivo ambiental 
b)política ambiental – planejamento ambiental – gerenciamento ambiental
c)política social – planejamento organizacional – gerenciamento fiscal
d)auditoria interna – gerenciamento ambiental – controle de emissões
e)avaliação ambiental – gerenciamento ambiental – fluxo econômico

Outros materiais

Outros materiais