Buscar

Exercicio Discursivo - SIMULADO- Introdução à Teoria Geral da Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado - Introdução à Teoria Geral da Administração
Questão 1/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
"A burocracia tem o objetivo de tornar possível que organizações sociais complexas possam ser administradas de modo mais eficiente e eficaz" (Coltro, 2015, p. 87)Mesmo sendo alvo de críticas a visão burocrática contribuiu com a forma moderna de gerenciar uma empresa. Apresente uma dessas contribuições e justifique sua resposta com um exemplo.
R: Princípios de orientações claras;
Principio de autoridade baseado nos sistema e méritos;
Estrutura e hierarquia do trabalho;
Decisões tomadas com base em regras;
Exigência de Especialização para os trabalhadores administrativos.
Questão 2/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Embora sejamos eficientes em diversas atividades, as garantias de que atingiremos nossos objetivos depende muito mais do que fazer as coisas certas. Devemos fazê-las no momento certo, identificando todos os processos necessários e integrá-los a um objetivo comum, mesmo que cada um tenha o seu. Ainda assim, é necessária a visão de onde queremos chegar e determinar todos os objetivos necessários para tanto. É preciso planejar e estabelecer metas, estrategicamente.
Explique o que é Planejamento Estratégico e quais são suas principais características:
R:O planejamento estratégico é uma ferramenta voltada para fins da empresa, ou seja, os lucros almejados, simplesmente um maior crescimento e desenvolvimento da mesma. O planejamento não nenhuma novidade na atualidade. 
Parte aproximadamente dos anos 50, quando já era necessário um melhor controle de orçamento financeiro e dos objetivos.
Questão 3/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Analise a figura abaixo:
 Disponível em < https://administer33.files.wordpress.com/2012/05/80_hist_fig_01_opt1.jpeg>. Acesso em 01 de Dez. 2015.
A partir da análise da figura, elabore um texto de 4 a 7 linhas, relacionando-a com a criação e as características da linha de montagem criada por Henry Ford.
R:O Proposito e Henry Ford era produzir o maior numero de veículos possíveis, com um designe simples e ao mais baixo custo. Quando a posse de um veiculo se limitava ainda a uns quantos privilegiados, o objetivo de henry Ford era o de colocar mundo sobre as rodas e produzir um veiculo economicamente acessível ao publico geral. Ford criou a linha de montagem e nessa linha cada operário tinha uma unica função, assim o operário não sabia como começava ou como terminava que este operário participava. Assim criando vários estoques com baixo custo para ser vendido pois antes dessa época apenas os "ricos ou privilegiados" que podia ter carros. Um dos objetivos Henry Ford é que a maioria pudessem ter carros (Andar sobre Rodas).
Questão 4/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Elton Mayo, coordenou uma pesquisa para a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, que ficou conhecida como “Experiência de Hawthorne”. O objetivo era verificar a correlação entre a produtividade dos funcionários e a iluminação no local de trabalho, pois se atribuía a esta o alto índice de turn over (rotatividade), fadiga, acidentes de trabalho e baixa produtividade nas organizações. Os estudos coordenados por Elton Mayo se iniciaram em 1927 e se prolongaram até 1932, sendo realizados na fábrica de Hawthorne da Western Eletric Company, companhia norte americana que fabricava equipamentos para empresas telefônicas, situada em Chicago. Tais estudos tiveram três fases.
Elabore um texto dissertativo de 4 a 7 linhas, explicando quais as descobertas da primeira fase dessa experiência, e suas consequências para os estudos sobre produtividade.
R:Na primeira fase de experiência de Hawthorne, um fator curioso e inesperado apareceu: o psicológico. Em condições de alta iluminação, era esperado que os trabalhadores produzissem mais, o que foi comprovado pelo experimento, entretanto com menor acuidade visual os trabalhadores se sentiam na obrigação de produzirem mais. Assim comprovou-se a preponderância do fator psicológico frente aos fatores fisiológicos. Acreditando que este seria importuno para a organizações. Elton Mayo continuou os estudos com o objetivo de isolar esse novo fator de produtividade e organização.
Questão 5/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
O sistema japonês de administração – conhecido como Toyotismo – foi amplamente disseminado no Brasil a partir da década de 1980, quando as grandes empresas nacionais e multinacionais passaram a adotar as práticas desse modelo para melhorar sua produtividade e competitividade.
Elabore um texto dissertativo de 4 a 7 linhas, explicando dois dos quatro métodos básicos do sistema japonês de Administração. 
R:Compreende Técnicas de organizações e administração dentre as quais se encontram as técnicas de administração da qualidade;
Compreende os princípios, a filosofia e os valores da organização e da sociedade japonesa - cultura;
Eliminar desperdícios;
Produções Flexíveis;
Produção de veículos com qualidade.

Outros materiais

Outros materiais