Buscar

gabarito AVA aula 1 direito previdenciario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01: Origens da Seguridade Social e Evolução Legislativa da Previdência Social no Brasil Qual o modelo de Estado pertinente à fase evolutiva atual da Seguridade Social? 
Neoliberal. 
 
02 No século XVIII, durante a Revolução Industrial Inglesa, a humanidade conheceu uma intensa exploração do trabalho humano, sem precedentes históricos, ficando os trabalhadores, muitas vezes mulheres e crianças, expostos a riscos à saúde e a acidentes. A conjuntura apresentada pode ser apontada como fator fundamental que contribuiu para: 
O nascimento da Previdência Social. 
03 A política social que provê o atendimento das necessidades básicas do cidadão, independentemente de sua contribuição à Seguridade Social, denomina-se: 
Assistência Social. 
 
04 Incapacidade, idade avançada e desemprego involuntário são contingências 
cobertas pela proteção da _______________________, que constitui uma espécie do gênero ____________________. Em relação à sentença acima, assinale a alternativa que contém as palavras que completam adequadamente as lacunas: Previdência Social – Seguridade Social. 
05 A Senhora Maria Quitéria, dona de casa idosa de 67 anos de idade, sempre foi dependente de sua mãe, Maria Aparecida, costureira no mercado informal, que nunca ensinou o ofício à filha, além de nunca ter contribuído para a Previdência. Com o falecimento de Maria Aparecida aos seus noventa anos, Maria Quitéria fica totalmente desprovida de quaisquer recursos financeiros para sobrevivência.Nesse caso, é correto afirmar que Maria Quitéria:Escolher uma resposta. 
Ainda que não seja contribuinte ou beneficiária da Previdência Social, terá direito à proteção e aos benefícios da Assistência Social. 
 
06 A Seguridade Social é estruturada para atender a situações de risco à saúde ou de contingências sociais, tais como doença, invalidez, morte, idade avançada, 
desemprego PORQUE tem por objetivo garantir uma existência digna do cidadão ao longo da vida.
 As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

Outros materiais