Buscar

gabarito AVA aula 4 direito previdenciario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 Para receber um benefício previdenciário, o segurado ou dependente deverá adquirir 
o direito mediante a satisfação de pressupostos estabelecidos na legislação. Esses 
pressupostos podem compreender: Escolher uma resposta. 
Resposta correta: Um evento como a morte na pensão por morte ou um período como o tempo de contribuição na aposentadoria.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! É possível identificar dois momentos relativos aos benefícios previdenciários. O primeiro deles é o período ou evento aquisitivo do direito. Fala-se em período aquisitivo quando o direito ao benefício é adquirido em determinado espaço de tempo, como ocorre na aposentadoria por tempo de contribuição, em que o segurado adquire direito a se aposentar após contribuir com o sistema previdenciário durante o prazo previsto em lei. Mas a aquisição do direito também pode se dar a partir de um evento. É o que acontece no auxílio doença, em que o direito decorre de uma moléstia, e na pensão por morte, em que o segurado dependente adquire direito ao benefício diante do falecimento do segurado.
Um evento como a morte na pensão por morte ou um período como o tempo de contribuição na aposentadoria. 
 
2 A base de cálculo da renda mensal inicial que define o valor final dos benefícios 
denomina-se: Escolher uma resposta. 
Resposta correta: Salário de benefício.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Salário de benefício é a base de cálculo da renda mensal inicial que define o valor final dos benefícios previdenciários. O valor do benefício de prestação continuada, inclusive o regido por norma especial e o decorrente de acidente do trabalho, exceto o salário-família e o salário-maternidade, será calculado com base no salário de benefício (Lei 8.213/91, art. 28)
Salário de benefício.. 
 
3 O período de carência para obtenção de auxílio doença é de:Escolher uma resposta. 
Resposta correta: 12 (doze) meses de contribuição.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A concessão das prestações pecuniárias do Regime Geral de Previdência Social depende dos períodos de carência estabelecidos no artigo 25 da Lei 8.213/91. Por exemplo, são 12 (doze) contribuições mensais para auxílio doença.
12 (doze) meses de contribuição. 
 
4 José é segurado facultativo da Previdência Social há 8 (oito) anos, mas há 4 (quatro) 
meses não recolhe a sua contribuição. Nesse momento, ele fica doente e requer auxílio-doença. José terá direito a auxílio doença? Escolher uma resposta.
Resposta correta: Sim, por estar no período de graça.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Denomina-se período de graça aquele lapso legal em que o segurado mantém a qualidade de segurado, ainda que sem exercício de atividade ou recolhimento de contribuições. Ocorre com o segurado facultativo até 6 (seis) meses após a cessação das contribuições.
Sim, por estar no período de graça. 
 
5 Ainda que tiver contribuído com o sistema previdenciário pelo prazo exigido na 
legislação, não possui direito à aposentadoria o segurado especial que não tiver 
completado: Escolher uma resposta. 
Resposta correta: o período de carência de 180 contribuições.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Nos termos da Lei 8.213/91, período de carência é o número mínimo de contribuições mensais indispensáveis para que o beneficiário faça jus ao benefício, consideradas a partir do transcurso do primeiro dia dos meses de suas competências (art. 24). Na aposentadoria especial, o período de carência é de 180 contribuições.
O período de carência de 180 contribuições. 
 
6 A remuneração do segurado da Previdência Social, sobre a qual incide a contribuição previdenciária e que constitui elemento essencial no cálculo de grande parte dos benefícios previdenciários, denomina-se: Escolher uma resposta. 
Resposta correta: Salário de contribuição.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Salário de contribuição é a remuneração do segurado da Previdência Social, sobre a qual incide a contribuição previdenciária e que constitui elemento essencial no cálculo de grande parte dos benefícios previdenciários.
Salário de contribuição.

Outros materiais