Buscar

AD1 Legislação comercial 2017.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AD1 2017.1
Legislação Comercial
Curso de Administração
Profa. Debora Lacs Sichel
Aluna: Karina Cavalcanti Barcelos Coutinho - 16215060691
1. Demerval exerce o comércio de equipamentos eletrônicos, por meio de estabelecimento instalado no Centro do Rio de Janeiro. Observe-se que Demerval não se registrou como empresário perante a Junta Comercial. Com base nesse cenário, responda: 
a. São válidos os negócios jurídicos de compra e venda realizados por Demerval no curso de sua atividade? 
R: Sim, pois o registro, apesar de obrigatório, tem efeito declaratório e sua ausência não invalida a condição de Demerval de empresário. 
b. Quais os principais efeitos da ausência de registro de Demerval como empresário? 
R: Os principais são a perda de direitos inerentes à regularidade com a Junta comercial, como: não possibilidade de participar de licitações públicas, portanto, não podendo contratar com órgãos públicos; não ter direito de requerer recuperação judicial, dentre outros.
2. Melissa, cozinheira, tem como fonte de renda a produção e venda de refeições para os moradores de seu bairro. Para a produção das refeições, Melissa precisa comprar grande quantidade de alimentos e, por vezes, para tanto, necessita contrair empréstimos. Com o dinheiro que economizou ao longo de anos de trabalho, Melissa montou uma cozinha industrial em um galpão que comprou em seu nome, avaliada em R$ 118.000,00 (cento e dezoito mil reais). Melissa também acabou de adquirir sua casa própria e está preocupada em separar a sua atividade empresarial, exercida no galpão, de seu patrimônio pessoa. Nesse sentido, com base na legislação pertinente, responda, de forma fundamentada, aos itens a seguir. 
A. Qual seria o instituto jurídico mais adequado a ser constituído por Melissa para o exercício de sua atividade empresarial de modo a garantir a separação patrimonial sem, no entanto, associar‐se a ninguém? 
R: o ideal para Melissa é constituir uma EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), já que não quer se associar a ninguém e possui um patrimônio avaliado em mais de 100 vezes o valor do salário mínimo vigente, requisito para essa modalidade de empresa. 
B. Como Melissa poderia realizar a referida divisão? 
R: Ela pode colocar sua cozinha, que é avaliada em mais de 100 vezes o valor do salário mínimo atual, como capital de sua empresa, logo, a casa e o restante do patrimônio dela estarão separados. A cozinha será patrimônio da pessoa jurídica, e a casa, da pessoa física.
3. Josué do Patrocínio é empresário individual enquadrado como microempresário e está tendo êxito com sua empresa. Ranulfo, irmão de Josué do Patrocínio, por causa transitória, não pode exprimir sua vontade e, por essa razão, com base no Art. 1.767, I, do Código Civil, foi submetido preventiva e extraordinariamente à curatela, a qual afeta os atos relacionados aos direitos de natureza patrimonial e negocial. Josué do Patrocínio foi nomeado curador do irmão pelo juiz, que fixou os limites da curatela nos termos do artigo 1.782 do Código Civil. Desejoso de ajudar seu irmão a superar os problemas que motivaram a instituição da curatela, Josué do Patrocínio procura você, para esclarecer as dúvidas a seguir: 
A) De acordo com as disposições do Código Civil, Ranulfo pode iniciar o exercício individual de empresa, em nome próprio, mediante autorização judicial? 
R: Não, pois como colocou o irmão como curador, ou seja, administrador dos bens dele, ele se torna incapaz em questões de patrimônio e negócios. É requisito para iniciar a empresa que a pessoa esteja em plena capacidade civil.
B) Caso Josué do Patrocínio queira admitir seu irmão como sócio, poderá manter a condição de empresário individual? 
R: Não. O tipo de empresa seria apenas ele. Para colocar alguém como sócio, ele teria que alterar de empresário para sociedade empresária. 
4. Os amigos Tobias e Mainard pretendem constituir uma sociedade empresária que adotará a firma Mainard Marcenaria & Cia., designação sugerida por Tobias. Antes da formalização da constituição, os futuros sócios consultam você, como administrador(a) para dirimir as dúvidas a seguir. 
A) A firma sugerida por Tobias pode ser aceita pela Junta Comercial quando do arquivamento do contrato? 
R: Não, pois o nome nessa modalidade de empresa não pode conter o objeto da sociedade no nome, apenas o nome do sócio com um aditamento, que pode ser "companhia" ou "cia". 
B) Qual o âmbito geográfico da proteção ao nome empresarial? Há necessidade de registro próprio, como ocorre com as marcas? 
R: Estadual. Não há necessidade de registrar o nome como se faz com as marcas, pois isso já ocorre automaticamente quando há o arquivamento do ato constitutivo da sociedade.

Outros materiais