Buscar

Unopar Marketing Av 1

Prévia do material em texto

1) O planejamento e a inteligência de marketing permitem a avaliação de oportunidades, a viabilização do uso dos recursos de marketing. Analise as asserções a seguir e escolha a alternativa que contenha as asserções com características do Planejamento de marketing.
I – É um processo sistemático que envolve a avaliação das oportunidades e recursos de marketing, determinação dos objetivos de marketing e desenvolvimento de um plano para implementação e controle.
II – Está estruturado no papel, constituindo-se em um documento formal.
III - É um documento que estabelece os objetivos de uma instituição referentes a um determinado período de atividades da área de marketing. Pode-se dizer que é uma declaração escrita dos objetivos da empresa e como eles serão atingidos.
Alternativas:
a) Todas as asserções estão corretas.
b) Somente a asserção I está correta.
c) Somente as asserção I e III estão corretas.
d) Nenhuma das asserções está correta.
e) Somente a asserção II está correta.
2)
O modelo das cinco forças de Porter trata da análise da competição entre empresas, e pode ser utilizado em qualquer setor. As cinco forças referem-se às forças competitivas para que se possa desenvolver a estratégia empresarial, auxiliando, assim, a elaboração do planejamento de marketing.
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as asserções a seguir e escolha a alternativa correspondente:
( ) O poder de barganha dos fornecedores diminui se houver concentração de fornecedores.
( ) A rivalidade entre os concorrentes é a mais significativa das cinco forças e o aumento da rivalidade pode ser induzido por algumas situações como ausência de diferenciação do produto e mercados estáveis ou em declínio.
( ) A internet diminui o poder de barganha dos clientes porque a empresa tem acesso a outros mercados em caso de insatisfação dos clientes.
( ) Podemos afirmar que altos custos de investimentos, marcas muito fortes já estabelecidas no mercado e dificuldade de conseguir crédito são bons exemplos de altas barreiras de saída.
Alternativas:
a) VVVV.
b) VFVF.
c) FFVV.
d) FVFF.
e) FVVF.
3) Os hábitos dos consumidores têm sofrido alterações com a internet. As pessoas vêm buscando cada vez mais conforto, rapidez, agilidade e segurança para realizar compras, e a internet proporciona tudo isso. A respeito dos impactos que isto causa nas relações de consumo, considere as asserções a seguir e a relação entre elas e depois escolha a alternativa
I - A mídia de massa, ao contrário a mídia digital, vem ganhando espaço devido às suas características expansivas, conectivas e por proporcionar uma nova forma de relação entre as empresas e seus públicos de interesse...
PORQUE
II - Com um papel mais ativo, o consumidor, depois da internet, tornou-se colaborativo, cooperando com informações, opiniões e sugestões, que em muitos casos, ditam regras para as empresas. Os consumidores participam das estratégias das empresas, atuam em grupo na internet para emitir opiniões, gerar conceitos e, muitas vezes, para criticar empresas e seus produtos. Assim, percebemos que a internet proporciona poder para os consumidores, que não era proporcionado nas mídias tradicionais, nas quais os consumidores estão em posição passiva, somente recebendo informações em forma de propaganda, por exemplo.
Alternativas:
a) As duas asserções estão corretas e a segunda justifica a primeira.
b) As duas asserções estão incorretas.
c) As duas asserções estão corretas mas a segunda não justifica a primeira.
d) Somente a primeira asserção está correta.
e) Somente a segunda asserção está correta.
4) O comportamento do consumidor deve ser conhecido pelos profissionais de marketing porque a sua adequada compreensão proporciona para as empresas o aumento nas vendas, no nível de satisfação dos consumidores e uma melhora no relacionamento com os clientes. Quanto mais conhecimento sobre o comportamento uma empresa tiver, mais preparada estaremos para lidar com a concorrência e com os clientes. Existem diversos fatores que modulam este comportamento.
Analise as asserções a seguir e escolha a alternativa correta:
I - Toda forma de manifestação de uma sociedade que está vinculada aos usos, costumes, normas, regras, comportamento e sistema de crenças e é uma construção humana de valores e perspectivas é chamada de cultura.
II – As culturas podem variar de região para região, e a gestão estratégica e o planejamento de marketing devem ser sólidos e persistentes o suficiente para manter o planejamento de produtos, as formas de comunicação, a distribuição e até mesmo o preço, apesar das variações das culturas de cada local.
III - As subculturas são subdivisões dentro de uma cultura. São pessoas com características próprias que, eventualmente, podem ser contra a cultura dominante.
lternativas:
a) Todas as asserções estão corretas.
b) Somente a asserção II está correta.
c) Somente as asserções I e III estão corretas.
d) Nenhuma das asserções está correta.
e) Somente a asserção I está correta.
5) Uma empresa está operando em um país em que certas condições estão interferindo no seu negócio. Sabendo que boas estratégias dependem de informações precisas, ela solicitou que você realizasse uma análise PEST para embasar as decisões empresariais. Ao estudar as condições ambientais os fatos encontrados foram os seguintes: as políticas governamentais regionais e nacionais, refletidas ou aplicadas em termos de tributos e legislações, não encorajam o funcionamento dos negócios; existe falta de transparência no mercado (falta de informações e presença de grupos com acesso a informações privilegiadas); os preços dos produtos estão congelados e não podem ser reajustados; a empresa depende de matérias-primas importadas e a taxa de câmbio está muito alta; o custo do capital para investimentos ou capital de giro está elevado; o mercado está em expansão, com espaços para novos entrantes; a população em idade economicamente ativa é grande, mas o desemprego está elevado, em parte por causa do baixo desempenho educacional; existe acesso à internet de banda larga e existem softwares e hardwares disponíveis para operações como por exemplo, o gerenciamento do relacionamento com os clientes.
Diante destes fatos, escolha a alternativa que contém o correto enquadramento dos fatores dentro do modelo de análise PEST:
Alternativas:
a) Mercado em expansão, com espaços para novos entrantes e população em idade economicamente ativa grande são ambos fatores sociais.
b) Falta de transparência no mercado (falta de informações e grupos com acesso a informações privilegiada) e acesso à internet de banda larga e disponibilidade de softwares e hardwares são fatores econômicos.
c) População em idade economicamente ativa é grande, mas com desemprego que está elevado, em parte por causa do baixo desempenho educacional são fatores sociais.
Alternativa assinalada
d) Dependência de matérias-primas importadas e a taxa de câmbio muito alta são fatores tecnológicos.
e) Políticas governamentais regionais e nacionais, refletidas ou aplicadas em termos de tributos e legislações que não encorajam o funcionamento dos negócios são fatores sociais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes