Buscar

Apol3 Comunicação Organizacional e Sistema de Informação Gerencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

APOL3 - SISTEMA DE INFORMAÇÕES E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 
Disciplina(s): Comunicação Organizacional
		 Sistemas de Informações Gerenciais
Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir: Para estar inserida na Sociedade da Informação e do Conhecimento, a organizaçã o pr ecisa, necessariamente, fazer fluir seu fluxo de info rmações de maneir a democrática, tan to para o público inter no quanto para o externo. Da mesma forma, a organização deve estar inserida no m undo do conhecimento, promovendo interações, estando aberta a demandas, dúvidas e críticas expressadas por seu público. Se a Sociedade da Informação é marc ada pelo desenvol vim ento tecnológico, especialmente das tecnologias da informação, as organizações devem acompanh ar a evolução e, na medida do possível, proporcionar a suas equipes o acesso a equipamentos que lhes permitam se comunicar da melhor forma com os mais diversos públicos. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirm ativas verdadeiras e F p ara as afirmativas fal sas em relação à sociedade da informação e do conhe cimento: 
 I. ( ) Na Sociedad e da Informação, não há infor mação suficiente disponível nas empresas, m as os colaboradores devem procurá-la e m fontes alternativas. 
II. ( ) Na Sociedade da Informação, há excesso de inform ações disponíveis nas mais diversas fontes, torn ando-se uma dificuldade para o cidadão e stabelecer prioridades e saber em que fontes confiar .
 III. ( ) Na Sociedade da Informação, os dados estão disponíveis, m as o usuário deve saber transformá -los em conhecimento , para que, aí sim, possa gerar fr utos.
 IV. ( ) A Comunicação Organizacional na Sociedade da Informação e do Conhecimento deve considerar a explosão de informações a que cada sujeito está exposto e que a interação se dá especialmente por meio das redes comunicacionais. As organizações precisam sab er agir com isso. Agora, marque a sequência corr eta: 
A F, V, V, F. 
B F, F, F, V. 
C F, V, F, V. 
D F, V, V, V. Você acertou! As afirmativas II, III e IV são verdadeiras. Na Sociedade da Informação e do Conhecimento, existe uma variedade gigantesca de informações, o que torna dificultoso para o cidadão que busca es tas fontes, confiar cegamente nestas informações obtidas por meio das redes comunicacionais. Toda a cautela é necessária. A afirmativa I é falsa, pois ao contrário da afirmação, existe muita informação disponível hoje em dia. 
E F, F, V, V.
Questão 2/5
Sandra faz análises de giro d e estoque de matérias -primas no setor de PCP de uma fáb rica, podendo acessar os dados n ecessários às su as tarefas no sistema integrado de gestão. Entretanto, os dados no ERP tem um at raso de dois dias, devido à ent rada dos dados de compras ser feita de f orma manual, não existind o integração co m o sistema dos fornecedores. Para contornar isso, Sand ra mantém em sua estação de trabalho uma planilha de forneciment o de matérias-primas que ela digita a partir das notas fiscais de entrada, o que dá a ela mais segurança quanto à situação real dos estoques. Com isto , ex istem d ois controles: um provido pelo sistema ERP, outro pela planilha. Quando Sandra requ isita ao sistema o relatório de giro de estoque, as informações são diferentes dos indicadores que ela obtém com a su a planilh a. Com relação aos d ados desatualizad os d e um sistema em relação ao outro, podemos afirmar que não é seguido qu al princípio? 
A Inconsistência Você acertou! Pelo princípio da redundância, no armazenamento dos dados de determinada empresa a guarda destes dados pode acontecer simulta nea mente em setores que lidam com informações comuns. Pel a inconsistência, uma si tuação rea l sofrendo alterações ao longo do tempo necessita que os dados sejam atualizados no sistema, podendo gerar tomada de decisões defasadas ou errôneas. . A necessidade de se haver integração é o de estabelecer procedimentos para o acesso em vários níveis e a atualização dos dados, de forma a manter a “imagem” do mundo real única e evitando ruídos na comunicação entre setores. 
 B Redundância 
 C Integração 
 D Interrupção 
E interação
Questão 3/5
Leia o texto a seguir: 
Atualmente, no contexto da Sociedade da Informação, o conceito de Responsabilidade S ocial se amplia e passa a considerar que as emp resas dev em satisfa ção nã o somente a seus acionistas, mas a vários setores da soci edade. Ela causa impactos na sociedade e é também influenciada por ela. Portanto, deve se inserir de forma que seus impactos sejam positivos para o desenvolvimento social, bem como para que ela assuma resp onsabilidade pelos impactos que provoca. R iahi-Belkaqui e Pavlik ( 1992 apud Karkotli; Aragão, 2004) também afirmam que a empresa tem obrigação moral de max imizar o bem -estar social e deve atender aos anseios da sociedade. Quanto mais complex as vão se tornando a sociedade e suas relações, mais se ampliam os conceitos de Responsabilidade Social, atin gindo as dimensões ética, econômica e política.
 Considerando o texto dado e os conteúdos abordados nas aulas, exist em algumas características específicas ao conc eito de Respon sabilidade social. An alise as afirmativas que contemplem tais fatores:
 I. Uma empresa socialmente responsável é aquela que adota pontual mente campanhas de caridade.
 II. Filantropia, caridade e responsabilidade social são sinônimos que denotam as ações que as empresas adotam para ajudar comunidades carentes. 
III. As ações de filantropia também são importantes para o desenvolvimento social, mas são ações pessoais e isoladas.
 IV. Somente as organizações de grande porte podem adotar ações de Responsabilidade Social, pois é preciso de fato mudar toda uma sociedade. 
É(são) correta(s) a(s) afirmativa(s): 
A III apenas. Você acertou! Apenas a afirmativa III é verdadeira, pois hoje em dia as organizações diferenciam muito o que chamam d e ações de filantropia e o que é, de fato, Responsabilidade Social. As ações de filantropia também são importantes para o desenvolvim ento social, mas são ações p essoais e isoladas. J á a Responsabilidade Social deve estar presente no próprio P lanejamento Estratégico da organização e f azer parte de seu cotidiano. As chamadas “empresas-cidadãs” são aquelas que promovem ações na sociedade, especialmente junto às comunidades de seu próprio entorno promovendo o bem -estar continuamente. 
B II apenas. 
C I, II e III apenas. 
 D II, III e IV apenas. 
 E IV apenas.
Questão 4/5
João é u m g erente de logística de entregas, analisando na tela de su a estação de trabalho um gráfico, comparando o desempenho das entregas do mês com relação a o utros meses n a cidade de sua atuação . O indicador analisado é o consumo de combustível por quilômetro rodado. Uma d as características que ele detectou desta análise é qu e este índice é maior para os veículo s que fazem as entregas n a região ce ntral da cidade em relação aos b airros. João pensa em estabelecer um rodízio d os veículos, para alcan çar um equilíbrio. Com relação a es te fato, podemos afirmar que, quanto aos objetivos de um sistema de informação empresa rial, a atividade de Jo ão se enquadra diretamente no objetivo: 
A Sustentabilidade do negócio 
B Relacionamento com o cliente 
 C Novos produtos eserviços 
 D Excelência operacional Você acertou! Os sistemas de i nformação empresariais abrangem todo o espectro de atividades de uma or ganização, desde os processos operacio nais básicos até as funções gerenciais e estratégicas. De fato, nas modernas organizações, os sistemas de informação são usados em todos os níveis funcionais, integrando informações de diversas áreas e funcionando como um verdadeiro fio condutor dos negócios. No cenário descrito, João deseja at ingir a excelência operacional, pois quer melhorar a eficiência e equilibrar a distribuição da frota de veículos nas entregas. 
E Melhorar a qualidade das decisões gerenciais
Leia o fragmento de texto a seguir:O ponto de partida para a adoção de ações de Marketing nas organizações é a compreensão do chamado Mix ou Composto deMarketing, o conjunto de tópicos básicos denominado “4Ps”. Analise os elementos a seguir e enumere, as explicações que serelacionam a cada um deles:
I. Produto
II. Preço
III. Praça
IV. Promoção.
( ) É o conjunto de ferramentas adotadas no processo de seduzir o consumidor e convencê-lo a fazer uso de determinado produtoou serviço.
( ) É a quantia em recursos (não necessariamente dinheiro) que se estabelece como padrão para determinada troca (por exemplo: aquantidade de dinheiro pedida por um produto em uma venda)
.( ) Referem-se aos locais físicos, são os elos de comunicação entre o cliente e a empresa (por exemplo, o local onde está instaladauma loja).
 ( ) Deve-se entender por tudo aquilo que a organização disponibiliza para troca (comumente essa troca é a venda em si), como osprodutos propriamente ditos, os serviços ou, por vezes, a própria organização.
Agora, marque a sequência correta:
A III,II,IV,I.
B II,IV,I,III.
C I,III,II,IV
.D IV,I,III,II.
E IV,II,III,I. Você acertou!

Outros materiais