Buscar

CCJ0024-WL-A-APT-06-Direito do Trabalho I -Respostas Plano de Aula

Prévia do material em texto

� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET ����Curso de Direito
Turma A – Manhã - 2012.1�� HYPERLINK "http://portal.estacio.br/" \o "Estácio" �� INCLUDEPICTURE "http://portal.estacio.br/img/logo.png" \* MERGEFORMATINET ������Direito do Trabalho I
Profa.: Emmanuelle Benevides Moura Beltrão�Disciplina:
CCJ0024��APT:
006�Aluno: Waldeck Lemos de Arruda Junior
Matrícula: 2012.01.140749�Folha:
�PAGE \* MERGEFORMAT �1� de �NUMPAGES \* MERGEFORMAT �3��Data:
26/08/2013��
� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET ����Curso de Direito
Turma A – Manhã - 2012.1�� HYPERLINK "http://portal.estacio.br/" \o "Estácio" �� INCLUDEPICTURE "http://portal.estacio.br/img/logo.png" \* MERGEFORMATINET ������Direito do Trabalho I
Profa.: Emmanuelle Benevides Moura Beltrão�Disciplina:
CCJ0024��APT:
006�Aluno: Waldeck Lemos de Arruda Junior
Matrícula: 2012.01.140749�Folha:
�PAGE \* MERGEFORMAT �3� de �NUMPAGES \* MERGEFORMAT �3��Data:
26/08/2013��
Trabalho para AV1
	
	Aplicação Prática Teórica = Web-Aula-06
	
	CASO CONCRETO 1:
Antonio foi contratado por experiência pela prazo de 30 (trinta) dias. Findo o prazo o empregador resolveu extinguir o contrato de trabalho, mas Sr. Arthur colega de Antonio pediu mais uma chance para que ele pudesse mostrar seu trabalho. O empregador então prorrogou por mais 30 (trinta) dias o contrato de trabalho. Extinta a primeira prorrogação, Antonio foi comunicado que seu contrato estava extinto e ele não continuaria na empresa. Desesperado, pediu ao empregador uma nova oportunidade e informou que estava com sua mãe muito doente e o dinheiro do salário seria utilizado para custear os medicamentos. Ponderou que o prazo máximo de experiência é de 90 (noventa) dias e com isso conseguiu uma nova prorrogação pelo prazo de 30 (trinta) dias. Após 90 (noventa) dias de prestação de serviços, o empregador extinguiu o contrato de trabalho e efetuou o pagamento das verbas trabalhistas considerando que a extinção contratual a termo. Pergunta-se: Agiu corretamente o empregador? Fundamente.
RESPOSTA: NÃO. O empregador não agiu corretamente, pois, como preleciona o art. 451 da CLT, o contrato a prazo determinado só poderá ser prorrogado uma única vez, sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado, mesmo sendo de 90 dias o prazo máximo de experiência (art. 445, parágrafo único da CLT).
MÚLTIPLA ESCOLHA:
1-No contrato de trabalho temporário, o contrato entre a empresa de trabalho temporário e a empresa tomadora ou cliente, com relação a um mesmo empregado, NÃO:
Possui prazo mínimo, mas não poderá exceder seis meses, em qualquer hipótese, convertendo-se automaticamente em contrato individual de trabalho por prazo indeterminado.
Possui prazo mínimo e nem máximo para ser celebrado devendo observar a demanda que gerou a contratação extraordinária.
Poderá exceder de três meses, salvo autorização conferida pelo órgão local do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
poderá exceder de sessenta dias, salvo autorização conferida pelo órgão local do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Possui prazo mínimo, mas não poderá exceder trinta dias, em qualquer hipótese, convertendo-se automaticamente em contrato individual de trabalho por prazo indeterminado.
RESPOSTA: C. Poderá exceder de três meses, salvo autorização conferida pelo órgão local do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Art. 10 da Lei nº 6.019, de 1974 - O contrato entre a empresa de trabalho temporário e a empresa tomadora ou cliente, com relação a um mesmo empregado, não poderá exceder de três meses, salvo autorização conferida pelo órgão local do Ministério do Trabalho e Previdência Social, segundo instruções a serem baixadas pelo Departamento Nacional de Mão-de-Obra.
Art 27 do Decreto nº 73.841, de 1974. “O contrato entre a empresa de trabalho temporário e a empresa tomadora ou cliente, com relação a um mesmo empregado, não poderá exceder de três meses, salvo autorização conferida pelo órgão local do Ministério do Trabalho e Previdência Social, segundo instruções a serem baixadas pelo Departamento Nacional de Mão-de-Obra”.
Aplicação Prática Teórica (OUTRAS QUESTÕES)
CASO CONCRETO 1
A empresa Solução Presentes Ltda., em virtude do aumento das vendas no período de final de ano, contratou Angélica, pelo prazo de 3 (três) meses, para exercer a função de vendedora. No entanto, após 2 (dois) meses de trabalho a sócia da loja, Sra. Selma, dispensou Angélica sem justa causa, sob o argumento de que não necessitava mais dos serviços da empregada. Com base em tais dados, responda de forma justificada:
a) Estão presentes os requisitos que autorizam a contratação por prazo determinado?
RESPOSTA: SIM. Conforme art. 443, §1º, 2º, c da CLT.
b) A empresa terá que pagar alguma indenização à Angélica em virtude do rompimento do contrato antes do prazo?
RESPOSTA: NÃO. Trata-se de contrato de experiência de 90 dias, podendo ser rompido ante do prazo segundo art. 443, §1º, 2º, c da CLT.
CASO CONCRETO 2
Adalberto Flores firmou com a empresa ABC Distribuidora Ltda um contrato de experiência de 45 dias, que foi prorrogado por mais 45 dias. Quando do término dos 90 (noventa) dias do contrato de experiência, o empregado foi informado que seu empregador estava em processo de fusão com a empresa CDE Atacadista Ltda. para constituição da empresa ABCDE Distribuidora Ltda. Por isso, o empregador solicitou ao empregado Adalberto que aguardasse a fusão que iria acontecer 3 (três) dias após o término de seu contrato de experiência e que ele deveria continuar trabalhando normalmente, pois só após a fusão o empregador verificaria a sua permanência na nova empresa constituída. Diante do caso apresentado, responda justificadamente:
a) Na hipótese de Adalberto não continuar trabalhando após a fusão, receberá as verbas da rescisão inerentes aos contratos determinados ou indeterminados?
RESPOSTA: Indeterminado. Conforme o Art. 451 da CLT.
b) Caso Adalberto não tenha recebido a totalidade das verbas trabalhistas que lhe são devidas, em face de quem a ação deverá ser proposta?
RESPOSTA: A ação deve ser proposta em face da empresa ABCDE que é a sucessora.
QUESTÕES OBJETIVAS
1ª) (OAB/CESPE/2009.1) Assinale a opção correta de acordo com o contrato individual de trabalho regido pela CLT:
a) No contrato mencionado, o contrato de experiência poderá ser prorrogado uma única vez, porém não poderá exceder o prazo de noventa dias.
b) O referido contrato somente poderá ser acordado de forma expressa.
c) É exigida forma especial para a validade e eficácia do contrato em apreço, motivo pelo qual não é permitida a forma verbal.
d) Um contrato de trabalho por prazo determinado de dois anos poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período.
RESPOSTA: A. No contrato mencionado, o contrato de experiência poderá ser prorrogado uma única vez, porém não poderá exceder o prazo de noventa dias.
2ª) (OAB/RJ – 33º EXAME) O mercado de trabalho privilegia a mão-de-obra qualificada. Atenta a essa realidade, a legislação trabalhista faz incidir sobre o contrato de estágio e sobre o contrato de aprendizagem regras específicas. A respeito dessas regras, assinale a opção incorreta:
a) Tanto o contrato de estágio quanto o contrato de aprendizagem podem atrair a legislação-padrão celetista aplicável ao contrato individual de trabalho (art. 442, CLT), se não satisfeitos os requisitos formais e materiais previstos em lei.
b) O contrato de aprendizagem gera vínculo de emprego, enquanto o contrato de estágio não gera vínculo de emprego.
c) O caráter híbrido do contrato de aprendizagem, ao mesmo tempo prestação de serviço e aprendizado metódico de ofício, exige o recolhimento de FGTS, em iguais condições com o empregado típico.
d) Ajudas de custo ou outras espécies de retribuição proporcionadas aoestagiário pela empresa tomadora não possuem natureza salarial.
RESPOSTA: B. O contrato de aprendizagem gera vínculo de emprego, enquanto o contrato de estágio não gera vínculo de emprego.
____________________________________
Waldeck Lemos de Arruda Junior
==XXX==
MD/Direito/Estácio/Período-04/CCJ0024/Aplicação Prática Teórica-006/WLAJ/DP
MD/Direito/Estácio/Período-04/CCJ0024/Aplicação Prática Teórica-006/WLAJ/DP

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes