Buscar

Amplificador em Eletronica Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Amplificadores
Um amplificador recebe um sinal de algum transdutor ou de outra fonte de entrada e fornece uma versão maior desse sinal para um dispositivo de saída. 
Objetivo
Realizar uma análise da saída em um osciloscópio, cujo sinal entrada é fornecido por um gerador de função que tem seu sinal amplificado por um circuito amplificador com um transistor.
Procedimento
Com o uso da protoboard foi montado o circuito com os componentes designados. A princípio estava em falta ambos os capacitores de 1uF, então para almejar um valor próximo, foram efetuadas duas séries com quatro capacitores de 4,7uF, assim adquirindo aproximadamente 1,175uF de capacitância equivalente. Após certo tempo, um colega encontrou os dois capacitores de 1uF para realizar o experimento com maior precisão, e foram retiradas as séries de capacitores. Na entrada foi alocado o gerenciador de função e na saída o osciloscópio. O gerador de função foi regulado para ter uma tensão de pico de 2V e frequência de aproximadamente 1kHz. Infortunadamente por mau funcionamento dos equipamentos disponibilizados pela instituição, não foi possível realizar as leituras das ondas geradas.
Realizando a mesma montagem na plataforma virtual para simulações elétricas e eletrônicas, o multisim, e regulando o gerador de funções para 12mV de tensão de pico e 500Hz, foi possível concluir o procedimento e obter uma saída no osciloscópio regulando a escala conforme o necessário, alcançando valores de cerca de 500mV de tensão de pico. Foi optado por estas configurações para que o sinal de saída seja uma senoide “limpa”, sem muitas interferências no sinal e de fácil leitura no visor.
Conclusão
O experimento descrito nos mostra o comportamento do sinal em após passar pelo circuito amplificador tendo um ganho notável, o que não foi possível verificar na prática pelas condições dos equipamentos.
A visualização dos dados a partir do multisim foi essencial para visualização do impacto do circuito amplificador no sinal de entrada, obtendo um sinal de saída com valores de pico na senoide bem mais altos.

Outros materiais