Buscar

Apresentação Direito Civil III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

locação
 de 
bens móveis
FACULDADE
VALE DO CRICARÉ
História dos bens 
FACULDADE
VALE DO CRICARÉ
Desde os primórdios da sociedade o homem teve a necessidade de possuir bens. No período Neolítico os seres que abitavam já construíam coisas para seu uso pessoal e guardavam para si mesmos. 
O que são os bens móveis?
FACULDADE
VALE DO CRICARÉ
 Considera-se o bem móvel os bens que provém do movimento próprio, ou de remoção por outra força, sem alterar o seu destino econômico-social e conteúdo. 
Diferença entre móvel e imóvel 
FACULDADE
VALE DO CRICARÉ
Um ponto que causa confusão é diferença entre móvel e imóvel. Imóvel é aquele adquirido por simples tradição, independente de outros, já a imóvel demanda escritura pública e registro em cartório.
Qual o embasamento de leis? 
FACULDADE
VALE DO CRICARÉ
Art. 79. São bens imóveis o solo e tudo quanto se lhe incorporar natural ou artificialmente.
Art. 82. São móveis os bens suscetíveis de movimento próprio, ou de remoção por força alheia, sem alteração da substância ou da destinação econômico-social.
Locação de bens móveis 
FACULDADE
VALE DO CRICARÉ
Entende-se por Locação de Bens Móveis aquela em que o locador entrega o bem ao locatário, dispondo este da coisa como bem lhe convier, sem a necessidade do locador operar ou executar qualquer tarefa. 
As obrigações e suas características 
FACULDADE
VALE DO CRICARÉ
Na Locação de Bens Móveis temos de um lado o locatário, com a obrigação de manter uso pacífico da coisa, usando e gozando da coisa e por outro lado o locador, com a obrigação de dar a coisa e o direito de retribuição pela locação da coisa. 
Tributos sobre a locação de bens
FACULDADE
VALE DO CRICARÉ
O entendimento é que tudo que agregar serviço ao bem inicialmente considerado móvel (sem pagar ISS) tornará um aluguel com fornecimento de serviço, descaracterizando a Locação de Bens Móveis. 
Fundamentação legal
FACULDADE
VALE DO CRICARÉ
A expressão “alugar ou locar” significa dar de aluguel. O artigo 565 do Código Civil diz: “na locação, uma das partes se obriga a ceder à outra, por tempo determinado ou não, o uso e gozo de coisa não fungível, mediante certa retribuição”. 
Considerações finais
FACULDADE
VALE DO CRICARÉ

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais