Buscar

Enzimas: Isocitrato Desidrogenase

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Centro de Ciências da Saúde - CSS
Departamento de Nutrição
Bioquímica da Nutrição
Aluna: Thaysa de Aguiar Batista
Isocitrato desidrogenase
A isocitrato desidrogenase é a principal enzima reguladora no ciclo do TCA. Está incluída no ciclo do TCA, especificamente na terceira etapa do ciclo - a descarboxilação oxidativa do ácido isocítrico - tendo como produto alfa-cetoglutarato e dióxido de carbono, convertendo NAD para sua forma reduzida NADH. Esse é um processo em duas fases aonde ocorre primeiro a oxidação do isocitrato para oxalosuccinato seguida da descarboxilação do grupo carboxila da cetona, formando o alfa-cetoglutarato.
De fato, todo o ciclo do TCA e as enzimas associadas são sintetizados no citoplasma e transportados através de uma complexa série de etapas para a mitocôndria. A regulação pode ocorrer no nível da tradução, da transcrição e do transporte intracelular.
Importância clínica
Estudos recentes têm sugerido o uso de diferentes marcadores, em doentes com gliomas, de forma a melhorar o diagnóstico, o prognóstico e a terapêutica destes doentes. Deste modo, o presente trabalho pretende, assim, fornecer dados adicionais das alterações genéticas e epigenéticas que têm ganho importância em gliomas, nomeadamente, a perda alélica de 1p/19q, as mutações nos genes isocitrato desidrogenase 1 e 2, IDH1 e IDH2 e a hipermetilação da região promotora do gene MGMT.
Valores de referencias: 2 a 13 U/L (37ºC)
Valores elevados
Cirrose, hepatite (crônica), Infarto pulmonar grave, Kwashiorkor, Lesões hepáticas infectadas por bactérias, Metástases hepáticas, Mononucleose infecciosa, Síndrome de Reye e Inflamação aguda do trato biliar. 
Valores reduzidos
Necrose hepatocelular (maciça)
Referências
Bioquímica Médica - 3ª edição
John Baynes e Marek H. Dominiczak
http://pt.wikipedia.org/wiki/Isocitrato_desidrogenase
http://molar.crb.ucp.pt/cursos/1%C2%BA%20e%202%C2%BA%20Ciclos%20-%20Lics%20e%20Lics%20com%20Mests/MD/1%C2%BAANO/2%C2%BASEM/12-UBA5/TPs/TP3/Cap%2014%20-%20Ciclo%20do%20TCA.pdf
http://repositorio.utad.pt/bitstream/10348/538/1/MsC_afbdguedes.pdf

Outros materiais