Buscar

Propriedades de Substâncias Puras

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONTINUAÇÃO 
CAPÍTULO 2 – ALGUNS CONCEITOS E DEFINIÇÕES
1
1
O volume específico de uma substância é definido como o volume ocupado pela unidade de massa e é designado pelo símbolo v.
A massa específica é definida como a massa associada a unidade de volume. Desse modo a massa específica é o inverso do volume específico, e é designada pelo símbolo ρ.
9- Volume específico e Massa específica
2
10- Pressão
O valor da pressão P do gás no interior do pistão móvel é fixado pelo módulo da força externa que atua no pistão, porque é necessário existir o equilíbrio de forças para que o pistão permaneça estacionário. Assim o produto da pressão no gás pela área do pistão móvel precisa ser igual a força externa.
A unidade de pressão no Sistema Internacional é o pascal (Pa) e corresponde à força de 1 newton agindo numa área de 1 metro quadrado.
A pressão num ponto de um fluido em repouso é igual em todas as direções e definimos a pressão como a componente normal da força por unidade de área. 
3
10- Pressão
A pressão absoluta é utilizada na maioria das análises termodinâmicas. Entretanto, os manômetros de pressão e de vácuo indicam a diferença entre pressão absoluta e pressão atmosférica, chamada de pressão manométrica ou efetiva.
1 atm = 101,325 kPa
4
10- Pressão
5
11- Igualdade de Temperatura
Ainda que a temperatura seja uma propriedade bastante familiar, é difícil encontrar uma definição exata para ela. Por esta razão definimos igualdade de temperatura.
Podemos dizer, portanto, que dois corpos possuem igualdade de temperatura se não apresentarem alterações em qualquer propriedade mensurável quando colocados em contato térmico.
6
12- Lei Zero da Termodinâmica
A
B
C
A lei zero da termodinâmica diz que, quando dois corpos têm igualdade de temperatura com um terceiro corpo, eles terão igualdade de temperatura entre si. Assim, sendo este fato não deduzível de outras leis e uma vez que na apresentação da termodinâmica ela precede a primeira e a segunda lei, recebe a denominação de "lei zero da termodinâmica".
7
13- Escalas de Temperaturas
8
EXEMPLO 1
Um manômetro de mercúrio é utilizado para medir a pressão no recipiente mostrado na Fig. 1. O mercúrio apresenta massa específica igual a 13590 kg/m3 e a diferença entre as alturas das colunas foi medida e é igual a 0,24 m. Determine a pressão absoluta no recipiente.
Figura - 1
9
EXEMPLO 1
Considerando a pressão atmosférica igual a 101,325 kPa, temos:
10
Um recipiente fechado e com volume de 5 m3 contém uma parte de seu volume ocupado com 900 kg de granito, e a outra restante, com ar (massas específicas respectivamente iguais a 2400 e 1,15 kg/m3). Determine a massa de ar contida no recipiente e o volume específico médio do arranjo.
EXEMPLO 2
11
EXEMPLO 3
2.45 Um conjunto cilindro - pistão apresenta área da seção transversal do pistão igual a 0,01 m2. A massa do pistão é 100 kg e ele está apoiado nos esbarros mostrados na Fig. 2. Se a pressão no ambiente vale 100 kPa, qual deve ser a mínima pressão na água para que o pistão se mova ?
Figura 2
12
CAPÍTULO 3 
Propriedades de uma Substância Pura 
13
14
Substância pura é aquela cuja composição química é invariável e homogênea. Pode existir em mais de uma fase, mas a composição química é a mesma em todas as fases. 
1- SUBSTÂNCIA PURA
Exemplo de substância pura: 
Água
Mistura homogênea de gases desde que não haja mudança de fase (exemplo: o ar atmosférico)
Mistura de água sólida e líquida
Exemplo de substância não pura: 
Mistura de água e óleo
15
2 - EQUILÍBRIO ENTRE FASES VAPOR – LÍQUIDA – SÓLIDA PARA UMA SUBSTÂNCIA PURA
Efeito Causado:
 A temperatura aumenta consideravelmente;
 o volume específico aumenta ligeiramente;
 a pressão permanece constante.;
 Quando a temperatura atinge 99,62 °C, uma transferência adicional de calor implica numa mudança de fase ((a) para (b)), isto é, uma parte do líquido se transforma em vapor e, durante este processo, a pressão e a temperatura permanecem constantes, havendo um aumento considerável do volume específico;
 Quando a última gota de líquido tiver vaporizado, uma transferência adicional de calor resulta num aumento da temperatura e do volume específico do vapor, fase (c);
Consideraçõe:
1- massa de água igual a 1 kg; 
2- Pressão imposta pelo êmbole de 0, 1 Mpa; 
3- temperatura inicial seja igual a 20 °C; 
4- Calor é transferido à água.
16
2 - EQUILÍBRIO ENTRE FASES VAPOR – LÍQUIDA – SÓLIDA PARA UMA SUBSTÂNCIA PURA
Quando uma substância é composta por uma parcela na fase líquida e outra na fase vapor, na temperatura de saturação, seu título é definido como a razão entre a massa de vapor e a massa total.
A pressão e temperatura do líquido comprimido e do vapor superaquecido são propriedades independentes, pois a temperatura pode aumentar enquanto a pressão permanece constante. 
17
2 - EQUILÍBRIO ENTRE FASES VAPOR – LÍQUIDA – SÓLIDA PARA UMA SUBSTÂNCIA PURA
Para uma substância pura há uma relação definida entre a pressão de saturação e a temperatura de saturação.
18
FIM 
21/07/2016

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais