Buscar

fundamentos das ciências sociais

Prévia do material em texto

1) Elabore um quadro que compare as definições de Weber e Durkheim relação à função da sociologia, fato social, ação social, instrumentos de análise, neutralidade do cientista, indivíduo e sociedade.
| Weber | Durkheim |
Função da sociologia | Investigar o sentido da ação social e ressaltar os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico daquela sociedade. | Explicar a sociedade; encontrar soluções para a vida social; comparar sociedades. |
Fato Social | Não trabalha com esta categoria. | Fruto de coerção social e da relação mecânica ou orgânica, dependendo do estágio social em que a sociedade se encontra.
Independe do que os sujeitos pensam; deve ser encarado como coisa: coerção social, exterior ao indivíduo, generalização. |
Ação Social | Tem origem no indivíduo; é resultante da interdependência entre os  sentidos das diversas ações sociais.
Conduta humana dotada de sentido que realiza um objetivo, o envolvimento dos demais atores na mesma ação cria uma interdependência das ações, o que confere o caráter social. | Não trabalha com essa categoria. |
Relação Social | O sentido das ações sociais deve ser compartilhado por um grupo que atua de forma mutuamente coordenada. | Resultante das interações inerentes ao tipo de solidariedade desenvolvida naquela sociedade. |
Instrumento de análise | Tipo ideal; método de reflexão; indeterminismo histórico. |
Espécies sociais; objetividade; estatísticas, determinismo histórico. |
Neutralidade | Existe certa parcialidade na análise sociológica. Embora a objetividade deva ser perseguida. | O cientista deve evitar qualquer parcialidade e envolvimento emocional. O mesmo modelo das ciências naturais. |
Indivíduo | Tem significado e especificidade.As ações sociais dos indivíduos interagindo dão a dinâmica da vida social. | O indivíduo é subordinado pela sociedade.Condicionado pela consciência coletiva. |
Sociedade | É fruto do desenvolvimento histórico e cada qual tem suas especificidades resultantes da cultura e ações praticadas. | É um organismo, como tal é evolutivo, indo da horda ao capitalismo, indiferente ao momento histórico. |
  2) Identifique as duas concepções de história que estão presentes nos textos, uma referente ao positivismo de Durkheim e a outra ao idealismo de weber (também chamada de escola existencialista).
Para o positivismo, a história é o processo universal de evolução da humanidade, cujos estágios o cientista pode perceber pelo método comparativo, capaz de aproximar sociedades humanas de todos os tempos e lugares. Já Weber, não achava que uma secessão de atos históricos fizesse sentido por sim mesma. Para ele, todo historiador trabalha com dados esparsos e fragmentários.
  3) O que é o método compreensivo?
O método compreensivo consiste em entender
o sentido que as ações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações
  4) Nas seguintes afirmações de weber percebemos de que modo a motivação para a ação é algo pelo sentido pelo sujeito sob a forma de valores e modelos de conduta. Analise-as segundo essa perspectiva.
  a) ”A oportunidade de ganhar era mais atrativa do que a de trabalhar tanto quanto possível, mas: quanto devo trabalhar a fim de ganhar o salário que ganhava anteriormente e que era suficiente para minhas necessidades.” (p.38)
O trabalho é sempre importante. O homem primitivo sempre precisou trabalhar para o seu próprio sustento e de sua família. Esse consumo era proporcional às suas necessidades.
  b) “Na verdade, esta ideia peculiar do dever profissional, tão familiar a nós hoje, mas, na verdade, tão pouco evidente, é a maior característica da ‘ética social’ da cultura capitalista e, em certo sentido, sua base fundamental.” (p.33)
Na época moderna, várias variáveis entram em jogo. A população mundial; A capacidade de produção das grandes empresas; O consumo esgotável dos recursos naturais, etc.   Assim, mesmo que o homem trabalhe exclusivamente como fazia o primitivo em pouco tempo a capacidade do planeta estará completamente esgotado. Max Weber não chegou a possuir esse critério em sua época (entre o sec. XIX e o XX) estabeleceu bases do capitalismo e procurou
racionalizar o trabalho e postulo o espírito do ganho e do lucro.
  5) Sabendo que Weber pressupõe certa parcialidade do cientista em relação ao objeto de estudo, isto é, um interesse próprio ao nível de motivação, por que razões ele considera parte de suas conclusões como provisórias? E, ainda do que é capaz o cientista quando tem em mão técnicas eficazes de análise?
Não acho que ele as considere provisórias, acho que ele considera passíveis de flexão de acordo com o interesse de quem investiga ou de quem contrata o estudo. Quando de posse de métodos e técnicas eficazes um cientista pode explicar tudo a que se propõe explicar.
  6) Como Max Weber explica, nesta passagem, o espírito do capitalismo?
O Capitalismo é um sistema sócio-econômico, político e social adotado pela grande maioria dos países e das sociedades humanas, onde possuem propriedades privadas dos meios de produção, no qual os agentes econômicos (empresários), proprietários dos meios de produção permitem que esta produção seja comercializada num mercado, onde as transações são de natureza monetária. O espírito do capitalismo é justamente acumular capital, o qual é então usado como moeda de troca a fim de adquirir os serviços e produtos desejados. Como se percebe, o nome veio a calhar, pois informa diretamente uma das principais características imanentes, que é o acúmulo de capital (embora nenhum indivíduo
seja obrigado legalmente a acumulá-lo). O fator economico-financeiro é a base do Capitalimo, por isso eu acredito que Max Weber falou sobre o balanço, já que o balanço (em termos de contabilidade) é o que “mede” a liquidez e a capacidade financeira da empresa. Em sentido amplo, o balanço evidencia a situação patrimonial da empresa em determinada data. E essa situação pode ser de lucro ou prejuízo.
  7) Ao definir a ação do capitalismo como “aquela que se baseia na expectativa de lucro através de   utilização de oportunidades de troca, isto é, nas possibilidades pacíficas do lucro”(p.4), como Weber aplica seu conceito de ação social?
Para Weber, Ação social é um comportamento humano, ou seja, uma atitude interior ou exterior voltada para ação ou abstenção. Esse comportamento só é ação social quando o ator atribui a sua conduta um significado ou sentido próprio, e esse sentido se relaciona com o comportamento de outras pessoas. Sendo a Sociologia, uma ciência que procura compreender a ação social. Por isso, considerava o indivíduo e suas ações como ponto chave da investigação evidenciando o que para ele era o ponto de partida para a Sociologia, a compreensão e a percepção do sentido que a pessoa atribui à sua conduta.
  8) Weber afirma que o trabalho do cientista parte justamente de seu interesse pelo objeto de estudo e de sua visão particular sobre o assunto, opondo-se
assim a objetividade e á neutralidade pregadas pelos positivistas franceses. Como essa ideia aparece no trecho a seguir?
Se for a visão particular sobre o assunto, e este, é o capitalismo, ou seja, a visão do burguês será voltada para a defesa do capitalismo, e a do proletariado é centrar nas questões em que o sistema falha, a desigualdade, a concentração de renda, a mais valia, a exploração. Do ponto de vista histórico, o capitalismo é um sistema sócio econômico falho, pois abre um abismo entre o rico (burguesia), e o pobre (proletariado). A investigação é exatamente criar uma gama de conceitos sobre o objeto em estudo, aceitando a diversidade conceitual, seja ela a favor ou contra.
      11) De que maneira o protestantismo, segundo Weber, gera condutas adequadas ao capitalismo?
Protestantismo tenta mostrar que o capitalismo por si só poderia trazer sérias conseqüências para a nação, por isso ele deveria ser repensado.
      12) Que diferenças Weber estabelece entre asa atitudes e as visões de mundo de católicas e protestantes?
Basicamente eleclassifica os protestantes como capitalistas natos que não tem restrição a riqueza, nem celibato do sacerdote, são empreendedores e trabalhadores aplicados, já os católicos são limitados pelos dogmas da Igreja, presos aos votos de pobreza e em sua maioria possuem perfil de operário, ou seja, trabalhadores assalariados.

Outros materiais

Perguntas Recentes