Buscar

Administração e Motivação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
Considerando que empresas mecanicistas são especializadas verticalmente e/ou horizontalmente, assinale a alternativa correta para uma forma de especialização vertical:
I. O futuro é próspero para novas formas de economia de água. Portanto, é preciso que formemos uma equipe de trabalho que nos oriente a esse caminho, mas que façam parte do nosso quadro de trabalho, onde cada um se especializará em uma área coerente com cada etapa do projeto.
II. Está um alvoroço esse departamento. Embora tenhamos pessoas muito talentosas trabalhando, é necessário simplificar o processo tornando cada membro dedicado a poucas atividades. Vamos recriar esse departamento em um novo.
III. A produção está mais lenta e não é porque as máquinas estão com problemas. Um dos funcionários que trabalha na linha dos demais é novo e está atrasando o processo. Qualifique-o dando mais atenção, até que melhore seu desempenho.
IV. Nossa linha de produtos está dividida em três classes de consumo, onde podemos nomear em senso comum como 1ª linha, 2ª linha e linha econômica. A equipe de trabalho da 1ª linha, quando a necessidade de substituição, é quase que imediatamente coberta pelo pessoal da 2ª linha, desde que atinja os níveis mínimos de qualificação. Também, é enviado com prioridade à cursos e eventos, mais do que qualquer outro.
	A	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	B	Apenas as alternativas III e IV estão corretas
	C	Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
	D	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Questão 2/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
O conceito de administração representa uma governabilidade, gestão de uma empresa ou organização de forma que as atividades sejam bem administradas, ou seja, o ato de administrar é trabalhar com e por intermédio de outras pessoas na busca de realizar objetivos da organização bem como de seus membros. A administração tem uma série de características entre elas: um circuito de atividades interligadas, buscar de obtenção de resultados, proporcionar a utilização dos recursos físicos e materiais disponíveis (http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/principios-da-administracao-o-conceito-da-administracao-e-suas-funcoes/57654/, acessado em 11/12/2015)
Marque a alternativa correta. De acordo com Fayol, as funções da administração são:
	A	Planejar, Dirigir, Controlar e Coordenar;
	B	Planejar, Organizar, Controlar e Dirigir;
	C	Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar;
	D	Planejar, Intensificar, Motivar e Coordenar.
	E	Planejar, Controlar, Organizar e Dirigir
Questão 3/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas podemos definir que um dos principais desafios do líder é conseguir a dedicação e o empenho de seus liderados na realização das atividades e tarefas que lhes competem, visando a alcançar os objetivos organizacionais. A liderança efetiva pressupõe, portanto, o conhecimento das principais teorias motivacionais que podem orientar as ações do líder com o objetivo de canalizar os esforços dos liderados. Porém, é necessário estabelecer uma profunda relação entre liderança e os conceitos básicos das teorias da motivação.
Qual é a relação que deve ocorrer entre eles?
	A	A expectativa dos indivíduos sobre a sua habilidade em desempenhar uma tarefa com sucesso é uma importante fonte de motivação no trabalho.
	B	Objetivos genéricos e abrangentes, que dão margem para diferentes interpretações e ações, são uma importante fonte de motivação no trabalho. Os indivíduos tendem a se esforçar e a melhorar seu desempenho, quando acreditam que esse desempenho diferenciado resultará em recompensas para o grupo.
	C	Todas as modalidades de recompensas e punições são legítimas, quando seu intuito é estimular os esforços individuais em prol dos objetivos organizacionais.
	D	Todos os indivíduos possuem elevadas necessidades de poder, e a busca por atender a essas necessidades direciona os seus esforços individuais.
	E	Os indivíduos não possuem elevadas necessidades de poder.
Questão 4/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
O surgimento da fábrica na Revolução Industrial impulsionou a produção, que aconteceu sem padrão e sem processo produtivo. Em outras palavras, faltava eficiência na produtividade. Quer dizer, produzir mais com menos. Assim, alguns autores se destacam em pensar a empresa e o processo produtivo através da eficiência, como por exemplo, nos problemas de produção, e usando a psicologia para aumentar a produtividade.
Essa ênfase no processo é de:
	A	Gantt.
	B	Fayol.
	C	Taylor.
	D	Gilbreth.
	E	Musnsterberg.
Questão 5/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
Vimos nas aulas e no livro base que para o gestor tomar decisões é necessário que faça um levantamento de todos os dados relativos à empresa e aos problemas organizacionais, para que assim possa tomar as devidas providências e verificar a melhor opção na tomada de decisão.
Qual a ferramenta principal que os gestores deverão utilizar para que as decisões propostas sejam viáveis às realidades vividas pela empresa?
	A	Reengenharia;
	B	Downsizing;
	C	Visão Sistêmica;
	D	Diagnóstico.
	E	Controle

Outros materiais