Buscar

ISÓTOPOS ISÓBAROS E ISÓTONOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ISÓTOPOS, ISÓBAROS E ISÓTONOS
Na química geral e inorgânica é imprescindível que sejam estudados os conceitos definidores que traduzem para o estudante o significado de alguns nomes comuns da Química como, por exemplo, os Isótopos, os Isóbaros e os Isótonos.
Isótopos na definição de Tito e Canto (1998, p. 87) é a seguinte: “Isótopos são dois ou mais átomos que possuem mesmo número atômico (Z) e diferentes números de massa (A)”. Então, nessa definição é correto afirmar que isótopos dito cujo o número de massa (A) seja maior que o seu correspondente átomo compreenderá ter peso maior que aquele. Por que, a maior massa nuclear produz maior força no cálculo do seu peso que é a massa multiplicada pela aceleração da gravidade.
Isóbaros de acordo com Tito e Canto (1998, p. 88) é o seguinte: “Isóbaros são dois ou mais átomos que possuem mesmo número de massa (A) e diferentes números atômicos(Z)”. Dessa forma, podemos concluir que quando um átomo isobárico apresentar maior número atômico, certamente terá uma carga positiva maior diminuindo o tamanho do átomo.
Isótonos segundo Tito e Canto (1998, p. 88): “Isótonos são dois ou mais átomos que possuem mesmo número de nêutrons (N) e diferentes números atômicos (Z)”.
Para concluir, afirma-se que a imprescindibilidade do estudo dos conceitos definidores dos Isótopos, Isóbaros e Isótonos configuram sua importância para o conhecimento da Química Geral e Inorgânica, porque a imprescindibilidade compreende a inerência do que é essencial para o alcance de um objetivo de interesse pessoal ou coletivo.

Outros materiais