Buscar

Educação Especial Aula 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Educação Especial. Aula 3.
A respeito da formação de professores para a Educação Especial, assinale a afirmativa INCORRETA.
		
	
	Os professores estão continuamente atualizando-se, para conhecer cada vez mais de perto os seus alunos, promover a interação entre as disciplinas escolares, reunir os pais, a comunidade, a escola.
	
	A proposta inclusiva envolve uma escola cujos professores tenham um perfil compatível com os princípios educacionais humanistas.
	 
	A inclusão diz respeito a uma escola cujos professores tenham uma formação que se esgota na graduação ou nos cursos de pós-graduação em que se diplomaram.
	
	Professores do ensino regular  precisam de capacitação para a incluir alunos com deficiência  em classes comuns.
	
	Existe a  formação continuada dos professores que acontece no interior das escolas e em  centros especializados. 
	
	
	
	
	 2a Questão 
	
	
	Em relação à educação Especial no sistema de ensino brasileiro, complete as lacunas: A Educação Especial é ________________ e _______________________ , deve ser oferecida em todas as etapas, níveis e modalidades educacionais. As palavras que podem completar a frase corretamente são:
		
	 
	para deficientes/ seus familiares
	
	para deficientes/incapazes
	 
	complementar/transversal
	
	disciplinar/democrática
	
	para maioria/privada
	
	
	
	
	 3a Questão 
	
	
	No ano de 2009, o Brasil elaborou as Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, Modalidade Educação Especial com o objetivo de distribuir os recursos FUNDEB com base nos dados obtidos pelo INEP, dentre outros. Qual é a concepção de Educação Especial referida? Marque a resposta correta.
		
	
	É uma modalidade complementar que somente poderá ser destinada à criança com superdotação e talentos específicos, pois estes teriam condição de serem retirados da sua sala de aula, em algumas atividades diárias para serem levados aos centros especiais de formação para talentosos e superdotados.
	
	A Educação especial será oferecida na mesma escola e no mesmo turno que a criança faz a sua escolaridade básica. Sendo que a criança deficiente é retirada da sala de aula em determinadas atividades que não consegue realizar dadas as suas dificuldades e é levada para um centro de apoio específico para deficiência.
	
	Integrar crianças deficientes, portadoras de deficiências mentais e doenças psiquiátricas à rede privada, pois somente ela terá a estrutura necessária para acolher e trabalhar com esses prognósticos tão complexos.
	 
	Superar a visão do caráter substitutivo da Educação Especial ao ensino comum, bem como a organização de espaços educacionais separados para alunos com deficiência. Será realizada em turno inverso ao da escolarização, contribuindo para garantir o acesso dos alunos à educação comum e disponibilizando os serviços e apoios que complementam a formação desses alunos nas classes comuns da rede regular de ensino.
	
	Separar os alunos com deficiências mentais moderadas e graves em classes especiais afim de que possam melhor se apropriar dos ensinamentos escolares. Essa separação acontecerá na própria escola através de um atendimento em turma especializada com menor número de alunos e com professores capacitados.
	
	
	
	
	 4a Questão 
	
	
	Destacamos como papel do educador na construção de uma escola inclusiva:
1) criar as adaptações de acesso ao currículo que facilitem o processo de ensino-aprendizado.
2) trabalhar a partir de um planejamento fixo e igual para todo o grupo.
3) encaminhar o aluno com necessidades educacionais especiais para a escola especial.
Está(ao) correta(s) a(s)questão(ões):
		
	
	1 e 3
	
	apenas a 3
	 
	1 e 2
	
	2 e 3
	 
	apenas a 1
	
	
	
	
	
	 5a Questão 
	
	
	Em 1854, por decreto imperial de D.Pedro II, foi fundada a primeira instituição educacional de cegos no Brasil: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Em 1891, a instituição foi renomeada como Instituto Benjamin Constant (IBC). Inicialmente, o enfoque assistencialista orientava a proposta desta instituição. Isso quer dizer que, no século XIX, o objetivo central do trabalho desenvolvido era:
		
	
	a preparação para o mercado de trabalho.
	
	a profissionalização do aluno.
	
	a formação para a cidadania.
	 
	o abrigo, o cuidado e a proteção do aluno.
	
	a inclusão social.
	
	
	
	 6a Questão 
	
	
	Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, em 1994, todas são verdadeiras exceto uma. Marque a resposta que apresenta uma INVERDADE em relação às diretrizes que foram planejadas para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rede regular.
		
	 
	A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.
	
	A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais.
	
	O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado.
	
	A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar para recebê-los.
	
	É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201608937799)
	
	
	A inclusão só é possível na medida em que se respeite a identidade sociocultural dos sujeitos, suas particularidades socioeducativas e linguísticas. Diante deste enfoque, as adaptações curriculares para educação especial devem oferecer aos alunos:
		
	
	atividades assistemáticas e abertas, que trabalhem aspectos da vida diária e conduzam à socialização.
	
	propostas homogeneizadoras que atendam às diferenças individuais.
	
	escolas especiais integrais com profissionais qualificados que atendam às necessidades individuais.
	
	equipe de apoio composta de psicólogos, médicos, psicopedagogos e assistentes sociais.
	 
	alterações estruturais, de conteúdo, estratégias, metodologias e recursos como mobiliário, equipamentos e sistemas de comunicação alternativos.
	
	
	
	
	
	 8a Questão 
	
	
	Em 1994 cerca de 100 países se reuniram na cidade de Salamanca para discutirem as diretrizes educativas das pessoas com deficiências. Essa reunião foi apoiada pela UNESCO e deixou como principal diretriz para o sistema educacional. Marque a resposta certa.
		
	
	A inclusão na rede regular de ensino será uma conquista mundial depois que os países criarem uma política nacional para inclusão dos deficientes. Os países teriam 2 anos para planejar essa política e 5 anos para implementá-la.
	
	As escolas devem receber as crianças com deficiências e permitir que a inclusão aconteça espontaneamente a partir da ação educativa dos professores. Os colegas não poderão ajudar o aluno com deficiência para que não se crie vínculos.
	
	A educação para pessoas com deficiência será preferencialmente feita na rede pública, exceto os casos de deficiência mental que devem ser encaminhados para uma instituição de educação especial por se tratar de alunos mais difíceis de ensinar.A educação de pessoas com deficiências deve ser feita na rede regular de ensino e para isso, o sistema educativo precisa oferecer as condições didáticas e físicas para atender a todos os alunos.
	
	A inclusão na rede regular de ensino deve acontecer mediante a participação dos familiares do aluno com deficiências na escola tanto para ajudar em sua locomoção como para realizar todas as atividades escolares por ele.

Outros materiais