Buscar

AV2 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)Falando sobre as contribuições de Hawthone que era o nome de um bairro de Chicago, havia uma fábrica onde foi feita uma pesquisa pelo médico e sociólogo australiano Elton Mayo que mudou drasticamente os conceitos sociais na organização introduzindo a Escola das Relações Humanas. Assinale a alternativa que faz referência a pesquisa realizada.
a)Testes foram feitos na linha de produção, buscando por variáveis que influenciassem de forma positiva ou negativamente no processo de produção.(CORRETA A)
b)Testes foram feitos na área de RH para avaliar o grau de estresse da equipe de produção.
c)Testes foram realizados com a participação dos clientes que compravam os produtos.
d)Testes foram realizados com a participação dos fornecedores e clientes que informavam o grau de envolvimento dos funcionários no processo de produção.
2)A Revolução Industrial culminou no desenvolvimento da economia, das relações sociais, das áreas de tecnologias e industriais. O desenvolvimento acelerado do processo de produção, que já buscava a eficiência, agora necessitava de uma melhor estruturação dos seus processos produtivos, pois o objetivo era administrar com eficiência os recursos disponíveis. Segundo Chiavenato (1983), foi necessário especializar a organização em dois eixos:
a)Eixo Norte e Sul
b)Eixo Vertical e Horizontal(CORRETA B)
c)Eixo Leste e Oeste
d)Eixo de Planejamento e Execução
3)Todas as organizações são formadas por pessoas, o que traz em si um padrão de comportamento humano com causas específicas e subjetivas. Essas causas vêm de um mundo interior e impulsionam as realizações, como atingir metas, satisfazer necessidades e desejos, e a isso chamamos de:
a)Realização
b)Satisfação
c)Sucesso
d)Motivação(CORRETA D)
4)Segundo Silva (2008), a motivação pode ser caracterizada de vários modos, desde divisões simples como psicológicos e motivos sociais aos mais complexos. Eles se encaixam perfeitamente em nosso contexto de recurso humano na organização. Quando a motivação está relacionada a recompensas tangíveis (materiais), se traduz quando há recompensas tangíveis como salários, benefícios, promoções. Elas estão relacionadas com a motivação:
a)Motivação social
b)Motivação material
c)Motivação extrínseca(CORRETA C)
d)Motivação intrínseca
5)Trabalhar o estímulo da motivação não é algo fácil, muitos estimulam o movimento achando que é motivação. Há uma grande diferença entre um e outro, sendo muito importante o discernimento de cada um, mesmo porque os dois são importantes e devem ser utilizados. Assinale a alternativa que representa um estimulo a motivação.
a)É fácil e tem resultados rápidos
b)É difícil e tem resultados duradouros (CORRETA B) assinalada
c)É fácil e tem resultados duradouros
d)É difícil e tem resultados rápidos

Outros materiais