Buscar

Vincent Willem Van Gogh

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vincent Willem Van Gogh, ou mais conhecido como Van Gogh foi um pintor holandês que nasceu em 30 de Março de 1853. Considerado um dos artistas mais influentes dos últimos tempos, suas obras só ganharam seu merecido destaque após sua morte. Enquanto era vivo vendeu apenas um quadro chamado “O Vinhedo vermelho”. Era filho de Theodorus Van Gogh e Cornélia, que tinha tendências artísticas. Vincent tinha quatro irmãos mais novos, mas foi com Theo, segundo filho do casal, que ele estabeleceu uma forte relação marcada por cartas trocadas entre os dois. Com a saúde mental debilitada e acessos de loucura frequentes, Vincent pôs fim a sua vida em julho de 1890, aos 37 anos. 
Decidiu ser pintor na década de 1880, insistindo, antes disso, na evangelização. Chegou a frequentar durante um ano o Seminário de Teologia. Nesse período morou em Haia, Londres, Ramsgate, Amsterdam e Borinage na Belgica até resolver seguir a carreira de pintor em 1886 e mudar-se para Paris. Lá foi acolhido por seu Irmão Theo, que era um negociador de arte de pouca visibilidade. Apesar de pobre, Theo sempre incentivou e ajudou financeiramente seu irmão mais velho. 
Em Paris, foi apresentado ao movimento artístico do Impressionismo, da qual sofreu grande influência. Também admirava muito as gravuras japonesas, especialmente quanto ao colorido. Ainda na França conviveu com Edgar Degas, Georges Seurat, Henri de Toulouse-Lautrec, Paul Signac, Émile Bernard e Paul Gauguin, recebendo grande influência dos mesmos.
Em 1888, ele se muda para o sul da França, em Arles, e retoma o trabalho de forma fervorosa. Nesse mesmo período, Gauguin resolve juntar-se ao amigo. A convivência entre os dois foi desastrosa, mas apesar das constantes brigas, foram dois meses de trabalho intenso. Até que um dia, no auge de uma discussão Van Gogh lhe ameaça com uma navalha. Gauguin volta para Paris e Van Gogh arrependido corta a própria orelha numa acesso de agressividade. Enrolou a orelha em um pacote e entregou a uma prostituta nas proximidades de um bordel (ela teria desmaiado quando viu o que era). 
Após esse episodio foi internado no hospital da cidade, e a partir daí suas crises começaram a se intensificar. Foi diagnosticado com depressão e internou-se voluntariamente num sanatório na cidade vizinha. Com as crises mais controladas, Vincent voltou às atividades, inspirado pela paisagem local, chegando a pintar um quadro por dia. Seus traços evoluíram de pequenas pinceladas para pinceladas em espirais e curvas.
Deixou a clínica em maio de 1890 e partiu para Auvers, perto de Paris e consequentemente, perto do irmão Theo. Estava pintando regularmente, em plena atividade criativa. Encorajado por Camille Pissarro, começou a frequentar as consultas do Dr. Paul Gachet. Gachet foi à inspiração para uma das obras mais famosas de Van Gogh ‘’Retrato do Doutor Gachet’’.
Contudo, as crises continuavam e, em 27 de julho de 1890, Vincent sai para um passeio no campo, carregando consigo um revolver para atirar nas gralhas, porém acaba dando num tiro no próprio peito. Um possível motivo para ele ter tomado essa atitude pode ter sido o desejo de deixar de ser uma preocupação para o irmão, que além de sustenta-lo, sustentava a esposa e a mãe. Após o ocorrido, Vincent ainda teve forças para voltar para casa onde morreu dois dias depois nos braços do irmão, aos 37 anos de idade. Depois da morte de Van Gogh, Theo cai em profunda depressão e morre seis messes depois, deixando a esposa e um filho chamado Vincent.
Embora desenhasse desde criança, começou a pintar relativamente tarde, no entanto soma mais de 800 telas. Entre suas pinturas mais conhecidas estão: Os Comedores de batatas; Caveira com cigarro acesso; A ponte Debaixo de Chuva; Natureza morta com absinto; A italiana; A vinha encarnada; A casa amarela; Retrato do Dr. Gachet; Girassóis; Vista de Arles com Lírios; Noite Estrelada.
http://www.hypeness.com.br/2016/02/o-incrivel-novo-filme-sobre-van-gogh-onde-cada-frame-foi-pintado-a-oleo-no-mesmo-estilo-do-artista/
http://www.infoescola.com/biografias/van-gogh/
http://www.hypeness.com.br/2016/02/o-incrivel-novo-filme-sobre-van-gogh-onde-cada-frame-foi-pintado-a-oleo-no-mesmo-estilo-do-artista/
http://filosofia-grupo1.blogspot.com.br/p/movimentos-artisticos-de-van-gogh.html

Outros materiais