Buscar

Importância do fortalecimento de vinculo para as crianças em uma vida em sociedade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Importância do fortalecimento de vinculo para as crianças em uma vida em sociedade.
O fortalecimento de vinculo tem como principal importância o convívio entre os grupos sociais ao qual cada ser humano é encaixado ao longo da vida, e tem por fim o principal interesse na aceitação desse elo em conjuntos de pessoas, é algo em que é tecido ao longo de uma árdua trajetória de vida. Todo ser vive em sociedade e tal sociedade é composta por conjunto de pessoas ao qual a troca de ideias, identidades, sentimentos e uma gama de coisas que abrangem a vida em coletividade.
Segundo o Traçado Metodológico do Projovem Adolescente – Serviço Socioeducativo (2009):
Convívio é parte da dinâmica social na qual se desenvolve o sentimento de pertença, a construção da identidade e a afirmação da individualidade. Por meio dele se realiza a transmissão dos códigos sociais e culturais e se estabelecem os valores que norteiam a vida em sociedade. É também por meio do convívio que se estabelecem e se solidificam os vínculos humanos, inicialmente no âmbito familiar, constituindo uma rede primária de relacionamentos que asseguram afeto, proteção e cuidados e, posteriormente, nos espaços comunitários, ampliando-se o leque destes relacionamentos e tecendo-se redes secundárias, essenciais ao desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. A segurança sentida na convivência familiar e comunitária oferecerá as bases necessárias para o amadurecimento e para a constituição de uma vida adulta saudável (MDS e SEDH, 2006).
Através desta convivência em sociedade a criança que tem sua identidade em formação, começa adquirir novas experiências para seu convívio com determinados grupos (escolares, familiares, comunitários, entre outros), ocorrendo assim à formação de valores o qual vamos obtendo destas relações afetivas do dia-a-dia. 
Os principais pontos que o fortalecimento de vinculo visa são:
Construção da identidade do ser, que é formada através deste convívio social e cultural;
Amplitude e inclusão de outras redes sociais, além da escolar e familiar;
Absorção de novos conhecimentos para a formação do eu perante um conjunto de pessoas;
O crescer em sociedade, aprendendo a ter mais autossuficiência ao lidar com determinados problemas;
Engajamento da família com participação ativa na vida das crianças, para que acompanhem e possam contribuir para os valores morais.
Voltando um pouco para a área da formação social do individuo, nos deparamos com varias formas do pensar em sociedade e do desenvolvimento que começa desde a fase infantil até a fase adulta, passando por várias modificações ao longo da vida.
Segundo Piaget, a aprendizagem é um processo gradual ao qual a criança vai se capacitando em níveis cada vez mais complexos do conhecimento seguindo uma sequencia lógica. (PIAGET, J. (1996) Biologia e Conhecimento. 2. Ed. São Paulo, SP: Vozes.).
Com sua teoria, ele pressupõe que os seres humanos passam por uma serie de mudanças sistemáticas e esperadas, a qual denominou estágios do desenvolvimento humano, para ele esses estágios descrevem-se pelas diferentes maneiras do individuo interagir com o efetivo, sempre visando a sua adequação ao meio. O teórico também mostra que os seres humanos se desenvolvem por meio de interação com o mundo, é a partir desse pressuposto que o ser se desenvolve através do primeiro vinculo que é o familiar, é da família que ele trás essa primeira carga de conhecimento e procura se desenvolver ao longo das fases e agregar valores através das diversas comunidades que vão moldando sua personalidade.
Ao comparar o fortalecimento de vinculo com a vida em sociedade nos deparamos com a forma de crescimento humana, pois sem a vida em sociedade o ser humano nada seria, é preciso haver este contato psicossocial para o crescimento cognitivo e para a relação afetiva de seres individuais inseridos em grupos de formas progressivas, que sempre acrescentem ao meio social e o meio acrescente-o algo, pois todo individuo é ativo, histórico e social, é alguém que é transformado pelo meio e ao mesmo tempo também o modifica.
“O indivíduo psicológico é uma criação particularmente social. Nós nos inventamos graças à sociedade que nos fez e que pode igualmente nos desfazer” (Janet 1929, p. 266).
De acordo com, a cartilha do Ministério do Desenvolvimento Social, a um programa que está voltado somente para este serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo, que busca encaixar não somente as crianças e adolescente, mas também a família, algo também voltado para a educação, tirando várias dessas crianças de uma situação como a do trabalho infantil, essa iniciativa veio do antigo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sendo levada até hoje no atual governo e em diversos locais de atendimento, como os CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) e de outras instituições como a do nosso projeto o Clube de Mães da Japiinlandia, que procura trabalhar com o serviço de fortalecimento de vinculo com as crianças da comunidade do Japiim.
Ainda de acordo com o Ministério do Desenvolvimento o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo) possui uma especificidade de prevenção e pro atividades, fazendo com que os usuários deste determinado sistema participem de atividades que visam a sua própria autonomia, tudo dentro dos paramentos e tramites legais, onde:
O direito ao convívio é assegurado ao longo do ciclo de vida por meio de um conjunto de serviços locais que visam à convivência, à socialização e à acolhida de famílias cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos. (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) 18 de dezembro de 2015 pg. 9).
Portanto o Serviço de Fortalecimento de Vinculo é algo que está presente através do meio social, para a formação do ser e para o desenvolvimento de suas relações ao decorrer de sua existência em determinada instituição social.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais