Buscar

Poster_prefeitura-Daniela-mofificado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Diagnóstico da percepção sobre a coleta seletiva na UNIFEI: Prefeitura.
Vilela, A. P. L.; Pinto, A. M. S.; Batista, A. R.; Costa, D.R.T.R.; Faria, E.; Figueiredo, A.
INTRODUÇÃO
A coleta seletiva é um processo que começa em cada um de nós, não se pode esperar que outras pessoas façam a coleta seletiva se não a fazemos. É necessário cuidar do Planeta Terra pois ele é único e ao longo dos anos o homem vem o destruindo. A poluição é um dos fatores que causa a degradação do meio ambiente e uma das formas majestosas de se evitar a poluição é fazendo a coleta seletiva e a reciclagem, dessa forma não estaremos só colaborando com a natureza mas também com a economia e com a sociedade. Um exemplo disso é a Associação dos Catadores Itajubenses de Materiais Recicláveis (ACIMAR), cooperativa incubada na UNIFEI e responsável pela coleta seletiva no município. Por meio da sensibilização de que a coleta seletiva é uma necessidade atual, será possível garantir que as gerações futuras tenham acesso aos recursos naturais, assim como nós. “A sustentabilidade nas cidades é um dos maiores desafios da sociedade contemporânea e de seus governantes. Ao mesmo tempo em que é preciso continuar com o desenvolvimento econômico e social, é fundamental que tais ações tenham respeito para com o meio ambiente.“ (BATISTA, 2012)
MATERIAIS E MÉTODOS
Foi aplicado um questionário de 23 perguntas a 27 funcionários que trabalham no prédio da prefeitura da UNIFEI. Este questionário foi aplicado pelos alunos Arian Rodrigues Batista, Ana Paula Vilela e Arthur Pinto. Levou-se cerca de três semanas para aplicar o questionário aos 27 funcionários. Dentro dessas três semanas foram dedicadas 4 horas semanais, sendo que questionário utilizado foi elaborado pelo Núcleo de Educação Ambiental da UNIFEI.
Na aplicação deste questionário foi usado o seguinte método: Cada funcionário fora entrevistado individualmente, enquanto um dos alunos fazia as perguntas, os demais anotavam as respostas, como também suas impressões sobre as entrevistas.
Depois do recolhimento dos dados, foi feito um estudo estatístico das respostas, o que proporcionou dar um retorno aos funcionários da prefeitura e mostrar o que pode ser feito para melhorar a situação da coleta seletiva e reciclagem no local.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os gráficos contendo resultados referente pesquisa podem ser vistos abaixo:
A figura 1 mostra os resultados das perguntas referentes ao comportamento dos entrevistados em relação à coleta seletiva. Nela, pode-se ver que a grande maioria diz saber quais materiais são recicláveis e que poucas pessoas têm dúvidas quanto a qual lixeira escolher. A mesma figura ainda mostra que 70% dos entrevistados dizem fazer a separação dos resíduos recicláveis no local de trabalho, porém, com uma simples conferência nas lixeiras, pode-se ver que o lixo muitas vezes se encontra todo misturado.
	
Figura 1 – Informações sobre educação ambiental
A figura 2 traz a proporção de pessoas que dizem conhecer a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UNIFEI, e como pode ser visto, a maioria diz conhece-la, ou mesmo já ter ouvido falar no seu trabalho.
Figura 2 – pergunta sobre a INTECOOP
As figuras 3 e 4 mostram qual a opinião das pessoas e o nível de conhecimento delas sobre o programa permanente de coleta seletiva da UNIFEI.
Figura 3–Programa Permanente de coleta seletiva da UNIFEI
Figura 4-Programa Permanente de coleta seletiva da UNIFEI
A Figura 5 mostra a relação entre pessoas que conhecem a Acimar e pessoas que conhecem o programa de coleta seletiva da UNIFEI, pode-se ver que na maioria dos casos essas informações estão ligadas.
Figura 5 – Pessoas que conhecem a ACIMAR x pessoas que conhecem o programa de coleta seletiva da UNIFEI
A Figura 6 mostra a relação de pessoas que já realizaram algum curso de capacitação em educação ambiental com questionamentos sobre o assunto, então pode-se ver o impacto positivo destes sobre a sociedade.
Figura 6 – capacitação e educação ambiental.
CONCLUSÕES
A partir de uma análise dos dados, algumas conclusões foram tomadas. Essas são citadas abaixo:
Todos os participantes afirmaram saber o que é coleta seletiva e reciclagem, no questionário quantitativo. 
A maioria afirma que faz separação e que não tem dúvidas em qual lixeira descartar. Porém, esse dados são contraditórios aos da pesquisa qualitativa, que mostra que o descarte incorreto dos materiais é um dos grandes problemas no lixo no local de trabalho.
Uma minoria conhece o programa permanente de coleta seletiva da UNIFEI, o que mostra que este deve ser melhor divulgado. Dos que o conhecem, não acham sua atuação eficiente. Logo, além de maior divulgação, é importante que o Programa se atualize e melhore seu funcionamento.
A maioria conhece a ACIMAR. Porém, a percepção do grupo é que tal conhecimento seja superficial, dificultando o entendimento do processo de coleta seletiva realizado na UNIFEI.
A maioria acredita que seja importante um curso de capacitação na área de Educação Ambiental, o que evidencia que há muitas pessoas interessadas no assunto, e que acreditam precisar de mais conhecimento sobre ele.
REFRÊNCIAS
BATISTA, G. Sustentabilidade Urbana – O Meio Ambiente Agradece. Disponível em <http://www.atitudessustentaveis.com.br/sociedade/
sustentabilidade-urbana-o-meio-ambiente-agradece/>. Acesso em 10/06/2012.
Aqui vcs colequem primeiro o nome de vcs, abaixo que são discentes, depois o nome dos docents, da mesma forma como está no modelo que foi enviado.

Outros materiais