Buscar

Apol 2 Gestão de Qualidade e Produtividade Plano de negócios

Prévia do material em texto

Disciplina(s): 
Gestão da Qualidade e Produtividade
Plano de Negócios
	Data de início: 
	18/04/2016 18:02 
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	18/04/2016 18:27 
Questão 1/5
As condições estruturais do mercado (no sentido de direcionamento) e a inovação (transformação) levam à competitividade. É importante frisar que não podemos prescindir de fundamentos microeconômicos, devido ao tempo e à incerteza quanto ao futuro. A competitividade é uma função da adequação das empresas individuais, que determinam o padrão da concorrência no mercado. A esse respeito, Haguenauer, citado por Wildauer (2013), apresenta alguns conceitos, dentre os quais um é apresentado em sequência.  
“Quando uma empresa se esforça para competir (pela maximização de seus rendimentos, ou seja, procurando maximizar sua eficiência e eficácia em produtos, preço, tecnologia entre outros).”  
Assinale a alternativa que indica, corretamente, qual é o conceito definido acima.
	
	A
	Competitividade como desempenho.
	
	B
	Competitividade como eficiência.
Você acertou!
De acordo com Wildauer (2013, p.144) a competitividade como eficiência acontece quando uma empresa se esforça para competir (pela maximização de seus rendimentos, ou seja, procurando maximizar sua eficiência e eficácia em produtos, preço, tecnologia entre outros).
	
	C
	Planejamento.
	
	D
	Plano de negócios.
Questão 2/5
De acordo com o que estudamos, sobre o gerenciamento pelo controle da qualidade, assinale a alternativa que contém a expressão que preenche, corretamente, a lacuna da sentença a seguir. 
O MASP (Metodologia de Análise e Solução de Problemas), com a utilização correta das ferramentas adequadas, pode nos dar respostas importantes sobre a _________________, de modo a permitir aos gestores a criação de alternativas para a tomada de decisão que solucione o problema detectado.
	
	A
	implantação dos 5S´s.
	
	B
	construção de fluxogramas.
	
	C
	sobra ou perda de material ou serviços.
Você acertou!
(SELEME; STADLER, 2012, p. 33) O MASP (Metodologia de Análise e Solução de Problemas), com a utilização correta das ferramentas adequadas, pode nos dar respostas importantes sobre a sobra ou perda de material ou serviços, de modo a permitir aos gestores a criação de alternativas para a tomada de decisão que solucione o problema detectado.
	
	D
	construção do modelo sistêmico da função produção.
Questão 3/5
Um dos mais importantes aspectos financeiros de qualquer instituição consiste na fixação dos preços dos produtos e serviços comercializados. Para alguns, essa atividade consiste na verdadeira arte do negócio. O sucesso empresarial poderia até não ser consequência direta da decisão acerca dos preços.  É interessante levarmos em conta os elementos que abordam as questões legais e éticas na formação dos preços, como as regulamentações governamentais de preços e outros fatores, como os que seguem:  
I.              conluio; 
II.            preço enganoso;
III.           discriminação de preços em função do cliente; 
IV.          preços predatórios; 
V.           dumping.  
Qual destas expressões é definida no trecho a seguir? Assinale a alternativa correta.  
“Tática que fixa preços de produtos e/ou serviços abaixo dos fixados pelos concorrentes, de forma a simplesmente prejudicá-los.”
	
	A
	Discriminação de preços em função do cliente.
	
	B
	Conluio.
	
	C
	Dumping.
	
	D
	Preços predatórios.
Você acertou!
Para Wildauer (2013, p. 120), preços predatórios constitui uma tática que fixa preços de produtos e/ou serviços abaixo dos fixados pelos concorrentes, de forma a simplesmente prejudicá-los.
Questão 4/5
As organizações devem seguir procedimentos para estabelecerem um correto gerenciamento da qualidade. Esses procedimentos são representados pelos métodos e pela adequada utilização das ferramentas. Sobre o gerenciamento pelo controle da qualidade, observe as sentenças a seguir e assinale a que tem como descrição a SOMA SINÉRGICA.
	
	A
	É uma estrutura, um método em que neles são elencados procedimentos de realização.
	
	B
	É base dos atributos da qualidade.
	
	C
	É uma ferramenta que busca as melhores práticas dos concorrentes, ela se torna controvertida.
	
	D
	Significa que a soma das partes não representa o resultado final, que é sempre maior. Assim, quando dizemos que existe sinergia entre os elementos significa que obteremos um resultado melhor do que se utilizássemos cada elemento individualmente.
Você acertou!
(SELEME; STADLER, 2012, p. 27) Soma sinérgica significa que a soma das partes não representa o resultado final, que é sempre maior. Assim, quando dizemos que existe sinergia entre os elementos significa que obteremos um resultado melhor do que se utilizássemos cada elemento individualmente.
Questão 5/5
O bom entendimento da diferença entre método e ferramenta nos auxilia na condução dos processos organizacionais com qualidade e no gerenciamento pelo controle da qualidade.  Podemos definir __________ como a sequência lógica empregada para atingir o objetivo desejado, enquanto __________ é o recurso utilizado no método. Portanto, o que resolve os problemas produtivos e operacionais é __________ e não __________.  
Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, as expressões necessárias para completar o parágrafo acima.
	
	A
	método, método, a ferramenta, a ferramenta.
	
	B
	método, ferramenta, o método, a ferramenta.
Você acertou!
Podemos definir método como a sequência lógica empregada para atingir o objetivo desejado, enquanto ferramenta é o recurso utilizado no método. Portanto, o que resolve os problemas produtivos e operacionais é o método e não a ferramenta (SELEME; STADLER, 2012, p. 26).
	
	C
	ferramenta, método, a ferramenta, o método.
	
	D
	ferramenta, ferramenta, o método, o método.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes